Menu

Covid em crianças: como saber se não é alergia?

Alguns sintomas são parecidos e podem deixar os pais na dúvida. O histórico de saúde e a rotina da criança ajudam a descartar a possibilidade de Covid

Crédito: Freepik

Publicidade

Com a chegada do outono, começam as crises de alergias respiratórias, inflamações de nariz, ouvido e garganta, além das gripes e resfriados. Mas, com a pandemia do coronavírus, a preocupação aumenta, pois os pais ficam na dúvida se os sintomas que surgem em seus filhos são das doenças comuns de outono ou se podem ser Covid. Veja como diferenciar.

As doenças de outono

Gripes, resfriados, inflamações e alergias são chamadas de doenças de outono porque, com a chegada dessa estação, o clima fica mais seco e frio, dificultando a dispersão dos poluentes e piorando a qualidade do ar. Com isso, as mucosas do nariz e da garganta tendem a ficar irritadas, aumentando o risco de infecções, rinite, asma e bronquite.

Além do mais, apesar da pandemia, no outono e inverno as pessoas deixam os ambientes mais fechados, aumentando a proliferação dos vírus da gripe e do resfriado. Claro, nessa época de pandemia, o cuidado deve ser redobrado, procurando manter os lugares arejados e evitando a aglomeração. Mas ainda assim o risco é maior.

Sintomas de doenças de outono vs Sintomas de Covid-19

Os sintomas das doenças de outono costumam ser diferentes dos sintomas de Covid-19, principalmente nas crianças. Então, veja os principais sintomas de cada uma dessas doenças, pois é com base neles que você vai ter melhor ideia do que seu filho tem.

Publicidade
  • Asma: obstrução dos brônquios, geralmente causada por um processo alérgico, falta de ar, chiado e dor no peito, tosse seca.
  • Bronquite: similares ao da asma, com a diferença de que a inflamação dos brônquios geralmente acontece por uma infecção, que pode ser viral ou bacteriana.
  • Resfriado: obstrução nasal, coriza, espirros, tosse, fadiga, cansaço e dor de cabeça, podendo surgir dor de garganta por causa da tosse.
  • Gripe: mesmos sintomas do resfriado, só que mais fortes e somados a febre.
  • Rinite alérgica: congestão nasal, coceira interna no nariz, nos olhos e na garganta, coriza e espirros.
  • Covid-19: dor no corpo, mal-estar geral, febre, tosse seca, dor de garganta, falta de ar. Nas crianças, a doença pode apresentar diarreia e vômito.

O que fazer?

A febre, o mal-estar, a tosse e a dor de garganta da Covid-19 são sintomas em comum com outras doenças respiratórias que podem confundir os pais. Então, na dúvida, o melhor a fazer é ligar para o pediatra e, se necessário, ir a uma consulta presencial.

É importante que os pais se lembrem de como foram os sintomas anteriores de doenças respiratórias, pois, crianças com asma, por exemplo, vão ter falta de ar, que é um dos sintomas mais preocupantes da Covid-19.

O histórico de saúde da criança é fundamental para analisar se ela está com uma doença que costuma surgir nessa época do ano. Se a criança já teve crises de asma, sinusite ou bronquite no mesmo ano ou no ano anterior, é bem possível que esteja se repetindo.

Além disso, os pais devem continuar tomando todos os cuidados com distanciamento social, uso de máscara e desinfecção de ambientes e objetos para que o risco de Covid-19 seja o menor possível.

Publicidade

Em caso de vômito e diarreia, além de ir ao médico, os pais devem manter a criança bem hidratada com água ou com soro caseiro, se o médico recomendar. Desconfiando de Covid, a criança deve ser mantida em isolamento total, sem ir à escola e qualquer outra atividade envolvendo pessoas que não moram na mesma casa.

Sair da versão mobile