em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como plantar morango em casa

Confira o passo a passo de como ter essa fruta em sua casa sempre que for época
como plantar morango
Crédito: Unsplash

Já comeu morango colhido do pé? É uma sensação maravilhosa. Com um sabor muito diferente do vendido em supermercados, o morango caseiro é uma excelente fruta para nutrição e para apreciar o seu sabor. Por isso, confira como plantar morango em casa e tenha essa fruta a sua disposição, sem precisar nem pegar filas.

Como plantar morango em vaso passo a passo

Veja abaixo o passo a passo para que a fruta cresça forte e vistosa.

1. Escolher o vaso

Escolher o vaso para plantar morango é uma tarefa bem mais importante do que aparenta ser, porque é importante que se compre um vaso de barro ou de plástico, pois esses materiais possuem a resistência adequada para o plantio.

Além disso, é importante que se escolha um vaso de tamanho adequado, de cerca de 3 litros, para que a planta possa crescer apropriadamente.

2. Coloque seixos no fundo do vaso

Essa é uma parte que é usada em quase todos os plantios, consistindo na aplicação de seixos de rio no fundo do vaso, para evitar infiltrações e desperdícios. Esses seixos são vendidos em qualquer horto, sendo muito fáceis de serem encontrados.

3. Coloque a terra

Preencha ¾ do vaso com matéria orgânica, intercalando o fertilizante natural à base de esterco com camadas de terra, deixando a camada mais superficial composta apenas por terra.

Desse modo, o ambiente do vaso estará extremamente propício para cultivo, com um solo bastante rico em diversos componentes essenciais para o crescimento da planta.

4. Faça um buraco e plante a muda

Agora, basta fazer um buraco proporcional à profundidade que a muda possa alcançar, plantando-a com muito cuidado, para não danificar as raízes.

Depois disso, bata de leve nas laterais para compactar a terra que está ao redor da muda.

Como plantar morango em garrafa pet

plantar morango na garrafa
Crédito: Unsplash

Há outra alternativa para o plantio de morango, através do cultivo dessa fruta em garrafa pet, sendo uma opção muito boa para quem quer cultivar essa planta de um modo simples.

1. Modifique a garrafa pet

Primeiramente, deve-se cortar a garrafa pet ao meio, de modo que haja espaço para que se insira a muda de morango dentro dela.

Depois de ter feito o corte, faça diversos furos na garrafa para que a água escoe, pois se ela for acumulada na garrafa, irá matar a planta por falta de oxigenação, através do cobrimento dos ductos de ar.

2. Coloque a serragem

É importante nesse processo de plantio que metade da profundidade da garrafa pet seja coberta por serragem, formando assim ½ do substrato. Essa serragem vai ser essencial para o plantio de morango em garrafa pet, sendo indispensável o uso dela.

3. Colocar a muda

Depois disso, basta inserir a muda no substrato, com muito cuidado para não danificar toda a estrutura montada com a garrafa pet. Por isso, é ideal que esse processo seja feito de dia, para aumentar a visibilidade.

Como plantar morango em cano de PVC

O plantio de morangos em cano de PVC é algo muito bonito, servindo como uma decoração vertical para sua casa e trazendo um ambiente mais ligado à natureza e à paz. Veja abaixo a lista de passos necessários para se plantar morango em cano de PVC:

  1. Utilize um cano de PVC com diâmetro de 120mm;
  2. Faça furos de 3cm, vale lembrar que em 1 metro irão caber 10 furos;
  3. Forre o tubo inteiramente com tela sombrite;
  4. Adquira substrato de boa qualidade;
  5. Misture 20% de esterco bovino ao substrato;
  6. Preencha o cano em PVC com o substrato;
  7. Corte com estilete a tela de sombrite nos locais que serão plantadas as mudas;
  8. Plante as mudas nos furos;
  9. Mantenha o tubo em meia sombra;
  10. Regue sempre que necessário.

Qual a melhor época?

Como o morango plantado em casa não dispõe de toda a tecnologia que o plantado em grandes fazendas, ele não pode ser plantado em qualquer época do ano. Por isso, o ideal é que ele seja plantado no inverno, em junho.

Dicas para cuidar

É importante que se regue o morango diariamente, tomando cuidado para não molhar as folhas e os frutos que, em contato com o sol, queimam. Além disso, é importante que o morango fique pelo menos 6 horas embaixo do sol, em um clima ameno, de 13 a 26 ºC.

Quer saber ainda melhor? Assista ao vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
água termogênica
Água termogênica: o que é e para que serve
melhores remédios caseiros para soltar intestino
5 Remédios caseiros para soltar intestino