em

Como fazer cebola caramelizada em 10 receitas

Aprecie a cebola de maneiras inesquecíveis. Receitas com mel, açúcar, vinho, cerveja, especiarias e mais
cebola caramelizada
Crédito: Wikimedia Commons

A cebola caramelizada é uma opção deliciosa para servir como acompanhamento de diversos pratos salgados. Ela também é feita no início do preparo dos pratos, no momento em que costuma refogá-la, utilizando como tempero, deixando o sabor agridoce. Há diversas formas de preparar e você vai ver algumas delas a seguir para experimentar nas suas receitas.

10 Receitas de cebola caramelizada

Você pode fazer com cebola branca, roxa, com açúcares de diferentes tipos, com mel, melado e adicionando outros ingredientes. Se gosta de experimentar sabores novos, anote e surpreenda-se!

1. Cebola caramelizada com balsâmico

receita de cebola caramelizada balsâmico
Crédito: Petit Chef

Nessa primeira versão, você irá utilizar cebolas brancas fatiadas, azeite de oliva, sal, açúcar e o toque especial fica por conta do azeite balsâmico, de preferência na versão cremosa. Faça essa base para depois fritar sua carne picadinha favorita por cima ou cogumelos salteados.

2. Com cebola roxa

receita de cebola caramelizada roxa
Crédito: Cebola na Mateiga

Agora uma sugestão se gosta de cebola roxa. Vai utilizar água com gás gelada, cebolas roxas, manteiga, açúcar mascavo, mel ou melado e azeite balsâmico outra vez, com uma pitadinha de sal. Se por acaso não tiver o balsâmico, pode fazer sem, que vai ficar gostoso do mesmo jeito.

3. Com molho inglês

receita de cebola caramelizada inglês
Crédito: Brincando de Cozinhar e Cia

Se tiver molho inglês na geladeira, saiba que ele vai fazer uma deliciosa com combinação com a cebola, o açúcar mascavo, o azeite e um pouco de vinagre. Faça sua versão e sirva como acompanhamento.

4. Com molho de soja

receita de cebola caramelizada shoyu
Crédito: Ana Maria Braga

Assim como o molho inglês, o shoyu também funciona para deixar o sabor da cebola menos doce e com um toque especial. Se gosta de usar molho de soja em tudo, vai adorar nessa receita também.

5. Cebolinhas caramelizadas

receita de cebola caramelizada mini
Crédito: Mr. Rabbits

Essa é uma versão diferente, para fazer com mini cebolinhas inteiras, aquelas que se usa para conserva. Perfeitas para servir como acompanhamento no almoço. Você vai usar balsâmico, mel, azeite, manteiga, sal, pimenta e salsinha.

6. Cebolas doces para hambúrguer

receita de cebola caramelizada hamburguer
Crédito: Guia do Hambúrguer

Já experimentou fazer um hambúrguer caseiro e servir com cebolas caramelizadas por cima? É absolutamente incrível. E essa receita é uma das mais simples, pois só vai precisar das cebolas, de manteiga e de açúcar.

7. Pétalas de cebola com pimenta rosa

receita de cebola caramelizada pimenta
Crédito: Cozinha é Modo de Amar

Mais uma versão diferenciada para servir de acompanhamento. Dessa vez você fará as cebolas em pétalas, usando as menores cebolas. Também vai precisar de açúcar cristal, vinagre, azeite, pimenta rosa e orégano.

8. Caramelização com cerveja preta

receita de cebola caramelizada cerveja
Crédito: Receitas da Formiguinha

Escolha uma cerveja preta mais doce para deixar um sabor bem marcante nessa receita. Além das cebolas e da cerveja, só vai precisar de manteiga, açúcar e sal para quebrar o doce. Mais uma opção apetitosa para servir com os pratos salgados que quiser.

9. Com vinho do Porto

receita de cebola caramelizada doce
Crédito: Sabores da Minha Cozinha

O vinho do Porto faz o papel de um licor nessa receita. Ele é bem doce e fica uma delícia. Se não tiver o vinho original, pode usar algum outro licor de uva ou frutas vermelhas que encontrar. Essa é uma versão realmente doce para servir com torradas e queijo branco.

10. Cebolas assadas e caramelizadas

receita de cebola caramelizada assada
Crédito: Mel e Pimenta

Para finalizar, uma opção em que você só vai cortar as cebolas ao meio, temperar com sal e pimenta depois regar com um molho que vai fazer separadamente usando balsâmico, açúcar, páprica e gengibre. Para quem gosta de especiarias, é imperdível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
bolo de chocolate fofinho
10 Receitas de bolo de chocolate fofinho
mitos e verdades sobre saúde
17 Mitos e verdades sobre saúde que você já se perguntou