Menu

Como pintar MDF: dicas importantes para uma pintura perfeita

Veja quais são os melhores tipos de tintas e o passo a passo para uma aplicação sem manchas e marcas de pincel

Crédito: Freepik

Publicidade

O MDF é uma madeira produzida em fábrica, ou seja, juntando e prensando resinas e fibras de madeiras ao invés de ser uma peça maciça. Com o MDF é possível produzir peças bem mais leves e em conta, além da variedade no design. Por esse motivo que tantos móveis e objetos decorativos são feitos nesse material. Então, se você tem peças para restaurar ou trabalha com artesanato em madeira, veja dicas muito úteis sobre como pintar MDF e produzir lindos materiais.

Veja também: como dar brilho às peças de madeira

Tintas para pintar MDF

Para ter um bom resultado em como pintar MDF, basicamente, você pode usar 3 tipos de tinta:

1. Tinta Látex PVA

Crédito: Revista Artesanato

Essa é uma tinta que deixa um acabamento mais fosco, é fácil de aplicar e de limpar, tem boa durabilidade, odor menos forte, pode repintar depois e tem secagem rápida. Essa tinta, por ser à base de água, é preferível para peças que fiquem em ambientes internos, sem contato com água ou muita umidade, mesmo que você aplique uma base antes.

2. Tinta Acrílica

Crédito: Revista Artesanato

Essa é uma tinta que possui as mesmas características da látex PVA, pois também é à base de água, mas tem a vantagem se ser encontrada em maior variedade de cores e efeitos, seja fosco, semibrilho ou acetinado.

Publicidade

Além do mais, mesmo sendo à base de água, essa tinta possui resinas acrílicas que reforçam a impermeabilidade da peça, podendo ser usada em objetos que vão ficar em área externa.

3. Tinta spray ou automotiva

Essa é aquela tinta para quem gosta de ter praticidade na aplicação. Só precisa colocar o bico atuador acoplado à lata e aplicar, sem usar pincel ou rolinho. Sua composição contém solvente, então a peça pintada vai ficar com um efeito laqueado, com brilho e boa resistência ao tempo. No entanto, demanda maior prática para evitar manchas e necessita que a aplicação seja feita em um local espaçoso e ventilado para evitar intoxicação.

Então, antes de fazer a pintura na peça desejada, veja nesse vídeo abaixo como pintar MDF com tinta spray e pratique em uma peça qualquer para testar:

Como pintar MDF

Embora as placas e peças de MDF tenham um acabamento bem lisinho, esse também é um material muito poroso. Por isso, não basta você aplicar uma tinta qualquer diretamente sobre a peça e pronto. É preciso fazer o tratamento adequado para garantir uma pintura resistente e impermeabilizada; o MDF não pode ser molhado, pois com o tempo fica deformado.

Publicidade

Aplicação da goma laca indiana

A primeira etapa da pintura da sua peça de MDF é a aplicação da goma laca indiana, que é um líquido marrom usado para impermeabilizar a madeira, fechando seus poros. Como resultado, o MDF vai absorver menos tinta e também vai absorver menos umidade dos ambientes onde estiver disposto, reduzindo o risco de ficar deformado e mofado com o tempo.

  1. Prepare a sua peça a ser pintada;
  2. Pegue um pincel que seja usado só para esse tipo de aplicação;
  3. Coloque um pouco do líquido da goma laca indiana em um potinho ou tampinha;
  4. Vá molhando o pincel no líquido e pincelando a peça, pode ser em direções diferentes, mas sem encharcar;
  5. Deixe secar.

Lixamento da peça

Depois de aplicar a goma laca indiana e deixar secar, é hora de fazer o lixamento da sua peça para que fique bem lisinha, sem marcas e manchas depois de aplicar a tinta. O lixamento é suave e sem exagero, apenas para deixar a peça lisa e uniforme. Finalize com um pano seco para tirar o pó do lixamento.

Como pintar MDF com tinta clara – preparo

Se você for pintar a sua peça de MDF com uma tinta de cor clara, primeiro é necessário aplicar uma demão de tinta branca, deixar secar, lixar novamente a peça com suavidade e só depois aplicar a cor desejada.

Publicidade

Como pintar MDF com tinta escura

Já se a intenção for deixar a peça com uma cor escura, não precisa fazer a etapa da demão de tinta branca e o segundo lixamento. Pode partir direto para a pintura.

  1. Se a sua peça for muito pequena, a dica é fazer a aplicação da tinta com pequenos rolinhos de espuma, especialmente nas partes internas;
  2. Comece colocando um pouco da tinta sobre uma bandejinha e um pouco de água em um pote;
  3. Molhe o seu pincel em água para umedecer;
  4. Aplique-o sobre a tinta, trabalhando um pouco, com leves movimentos, mesclando a água na tinta. É bem pouco, sem deixar aguado demais. Essa dica é para que a tinta deslize melhor sobre o MDF e evite manchas depois que secar;
  5. Assim que aplicar a tinta com o pincel em uma parte da peça, aplique o rolinho de espuma sobre a tinta para espalhar melhor, bem homogêneo, e não deixar marcas de pincel;
  6. Vá aplicando dessa forma, nessa sequência, em cada parte da sua peça, uma de cada vez. Se fizer a aplicação com pincel na peça toda e só depois começar com o rolinho, a tinta já vai ter começado a secar o resultado não será o mesmo.
  7. Deixe a peça secar por completo e está pronto. Se achar necessário, aplique mais uma demão, no mesmo procedimento.

Veja também: Como pintar vaso de barro: 7 ideias para customizar e decorar

Leave a Reply

Sair da versão mobile