Crédito: Freepik
em

Como limpar queimador de fogão passo a passo – Dicas para iniciantes

Veja como fazer a limpeza do dia a dia e uma limpeza pesada para queimadores com crosta de sujeira

Publicidade

O queimador do fogão é aquela parte redonda, que varia de tamanho conforme a boca, e cheia de furinhos em volta por onde a chama sai. Se por acaso você não limpa os queimadores do seu fogão, saiba que deveria limpar para mantê-los funcionando perfeitamente.

Quando você demora muito para lavar os queimadores, os furinhos podem entupir com restos de alimentos e de gordura. Com isso, você vai desperdiçar gás e a comida poderá não ficar como o esperado, pois a chama não será uniforme na hora de cozinhar.

Então, veja como é fácil fazer a limpeza dos queimadores do fogão, e coloque essa tarefa na sua rotina da cozinha.

Misturinha para limpeza pesada

Se faz tempo que os queimadores do seu fogão não veem água e estão até com uma crosta de sujeira, faça o seguinte:

Publicidade
  1. Retire os queimadores do fogão quando estiverem frios e coloque-os de molho em água morna com suco de limão para amolecer a sujeira;
  2. Enquanto isso prepare uma misturinha potente para uma limpeza pesada: pegue bicarbonato de sódio e vinagre e misture os dois ingredientes em um pratinho até formar uma pasta. Vai formar umas bolhas, é normal;
  3. Retire os queimadores do molho, coloque-os sobre a pia e use uma esponja ou uma lã de aço para esfregá-los, usando a pasta de bicarbonato com vinagre;
  4. Depois de esfregar bem, enxague todas as peças, sacuda para tirar o excesso de água e deixe secando. Quando estiverem secas, coloque-as de volta no lugar.

Limpeza de manutenção – diária ou semanal

Para evitar que os queimadores do seu fogão novo fiquem muito sujos, o ideal mesmo é limpá-los toda vez depois de cozinhar. Assim, com menos sujeira, fica mais fácil de limpar. Se não puder fazer todo dia, faça pelo menos uma vez por semana.

  1. Essa limpeza é bem simples, pois você só precisa lavar os queimadores da mesma forma que lava sua louça: com água, detergente e esponja.
  2. Se estiver muito engordurado, use um produto desengordurante que vai fazer toda diferença. Se achar necessário, escalde-os com água bem quente, que funciona tanto antes da limpeza, para amolecer a gordura, quanto depois da limpeza para secarem mais rápido e remover qualquer resquício de gordura que tenha ficado.

Veja também: Como desentupir fogão e forno a gás

reduzir calorias do arroz

Reduza as calorias do arroz em 60% com essa técnica

Guarda compartilhada dos filhos: você sabe como funciona?