Como limpar o pâncreas com receitas naturais
Crédito: Freepik
em

Como limpar o pâncreas com receitas naturais

Veja como fazer três tipos de chás e quais os melhores vegetais para proteger e regenerar o pâncreas

Publicidade

Nem todo mundo sabe qual é a importância do pâncreas para o bom funcionamento do organismo. Esse órgão tem uns 15 centímetros de comprimento, fica entre o fígado e a coluna vertebral, e sua “cabeça” fica em contato com o duodeno.

O pâncreas produz enzimas que digerem gorduras, proteínas e carboidratos, produz bicarbonatos que neutralizam o ácido do estômago, e produz os hormônios insulina e glucagon, que são liberados no sangue e regulam o transporte de glicose para dentro das células do corpo.

Publicidade

Então, com tantas funções importantes, é preciso aprender a limpar o pâncreas de vez em quando para que ele mantenha-se cumprindo essas tarefas e ajudando na manutenção da boa saúde.

Dicas naturais para limpar o pâncreas

Quando você desintoxica o seu pâncreas, você ajuda a reduzir o risco de inflamações e o acúmulo de toxinas que prejudicam o funcionamento do órgão. Essas inflamações e toxinas são acumuladas, em partes, pela alimentação inadequada, podendo resultar em diabetes e até câncer, quando em excesso.

Publicidade

Então, além de manter o pâncreas desintoxicado é bem importante manter uma alimentação saudável e equilibrada. Agora, veja alguns ingredientes naturais que ajudam na limpeza do órgão, e use apenas se não tiver contraindicações médicas.

Chá de alecrim com sálvia

Prepare um chá simples com 1 raminho de alecrim e 5 folhas de sálvia em uma xícara de água quente. As ervas podem ser frescas ou secas. Beba o chá, de preferência, depois do jantar (que deve ser a refeição mais leve do dia). Beba apenas uma vez por dia e, se quiser, pode adoçar com um pouquinho de mel.

Chá de cardo mariano

O cardo mariano é uma erva que contém silimarina, um flavonoide que ajuda a curar e reparar o fígado e o pâncreas por ser anti-inflamatória e antioxidante. Inclusive, esse flavonoide ajuda a estimular o crescimento de novas células no fígado.

Publicidade

Com liberação médica, pode ser consumido por pessoas que têm inflamação no pâncreas e gordura no fígado. A receita é simples: coloque 1 colher de sopa de sementes de cardo mariano em uma xícara de água fervente. Tome morno, após as principais refeições.

Chá de gengibre com dente-de-leão

O gengibre é muito fácil de encontrar nos supermercados, na forma da raiz inteira ou já em pó, que também serve.

O dente-de-leão também é uma plantinha muito comum, que cresce sozinha em muitos quintais. É aquela flor que, quando seca, vira uma bolinha de penugens que voam com o vento.

Publicidade

Você também pode comprar a planta desidratada nos supermercados, em algumas farmácias e lojas de produtos naturais. Esse chá tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Para esse chá, coloque em uma panela 500ml de água, 1 colher de chá de gengibre ralado e 1 colher de chá de dente-de-leão. Deixe ferver por 5 minutos em fogo baixo. Depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar até amornar.

Beba uma xícara do chá em jejum, logo pela manhã, e a outra xícara no meio da tarde, quando já tiver feito a digestão do almoço. Pode consumir por 15 dias, depois faça uma pausa de mais 15 dias se quiser voltar a consumir.

Publicidade

Vegetais que fazem bem para o pâncreas

Alimentar-se com qualidade é evitar todos os alimentos processados, farinhas refinadas, gorduras, açúcares e refrigerantes.

Entre os alimentos saudáveis, procure comer, duas vezes por semana, receitas com repolho, brócolis e couve-flor cozidos no vapor, pois esses alimentos protegem o órgão de tumores.

Outros vegetais que fazem muito bem para o pâncreas são as frutas ricas em antioxidantes, como laranja, limão, kiwi, tangerina, morango e manga.

Publicidade

Atenção: as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado.

Artigo com informações de Clínica Logevittá; Lab Tests Online BR; Gastro Florianópolis

Como ficar ruiva com colorações naturais

Como ficar ruiva com colorações naturais – beterraba e cenoura

Como ensinar seu filho a se defender sem violência

Como ensinar seu filho a se defender sem violência