Menu

Como limpar móveis de madeira sem danificar? Melhores produtos

Quanto melhor você cuida dos seus móveis de madeira, mais tempo eles duram. E cuidar bem é mais simples do que imagina

Crédito: Freepik

Publicidade

Antigamente, os móveis de madeira eram feitos para durarem muitas décadas. E claro que, para isso acontecer, era preciso saber como limpar móveis de madeira sem danificá-los. Esses cuidados que você vai ver agora servem não só para os móveis antigos, de madeira maciça, mas também para prolongar a durabilidade dos seus móveis feitos com diferentes tipos de madeira. São dicas simples para você botar em prática a partir da sua próxima limpeza.

Como limpar móveis de madeira sem danificar?

Uma dica bem importante, que vem antes de todas as outras, é a frequência com que você vai limpar móveis de madeira na sua casa.

Não deixe acumular excesso de poeira nos seus móveis de madeira e, se acontecer de derramar alguma coisa, faça a limpeza imediatamente.

Manter os seus móveis limpos é essencial para que cada limpeza seja simples e prática de fazer, e para evitar que sujeiras velhas causem manchas nos seus móveis.

Publicidade

Detergente e pouca água

A limpeza básica dos seus móveis, aquela do dia a dia, pode ser feita apenas usando umas gotinhas de detergente em um pano umedecido ou o laço macio de uma esponja umedecida.

Não use muita água e aperte bem o pano e a esponja pra sair o excesso de água. Depois de tirar a sujeira dos móveis, use um pano macio e seco para tirar a umidade e o detergente.

Veja também: Como tirar marca de queimado e de copo da madeira

Limpador de madeira

Se você gosta mais de usar produtos que são feitos para finalidades específicas, compre um limpador de madeira para usar nos seus móveis. Só precisa colocar um pouco do produto em um pano macio e fazer a limpeza no móvel todo. Não precisa diluir em água.

Publicidade

Lustra-móveis

Depois da remoção da poeira e outras sujeiras maiores, finalize sua limpeza usando um produto próprio para limpar móveis de madeira, como um lustra-móveis. Ele dá acabamento, deixando a madeira brilhosa, e cria uma camada protetora para que sua limpeza dure mais tempo.

Óleo de jatobá ou de peroba

Esses óleos são facilmente encontrados no supermercado e servem para dar acabamento à limpeza. Não precisa usar com muita frequência, apenas uma vez por mês, porque o efeito é duradouro. O óleo protege a madeira e deixa a peça mais brilhosa. Use em substituição do lustra-móveis.

Veja também:

Sair da versão mobile