Como limpar o encanamento de casa e acabar com o cheiro ruim
Crédito: Freepik
em

Como limpar o encanamento de casa e acabar com o cheiro ruim que sobe pelos ralos

Veja soluções caseiras e produtos próprios para essa finalidade

Publicidade

Nem sempre o cheiro ruim que sobre pelo ralo é sinal de que o encanamento está sujo. Às vezes isso acontece quando a água não está com o fluxo adequado ou quando o ralo usado não é o ideal para a função.

Para o primeiro problema, você deve manter a água circulando pelos encanamentos, mesmo em um banheiro sem uso, pois se não tiver água ou tiver muito pouco, o cheiro de esgoto vai subir.

Já para o segundo problema, precisa trocar o ralo pelo tipo correto, pois às vezes um ralo de área externa é instalado no banheiro e aí não vai ter o filtro necessário para impedir que o mau cheiro suba.

Agora, se você já sabe que nenhum desses problemas está afetando o ralo, e mesmo assim está subindo cheiro ruim, pode ser que uma limpeza caseira resolva. Veja como fazer.

Publicidade

Receita caseira para tirar cheiro ruim do ralo

Essa receita é para limpar os germes que estão causando o cheiro ruim do seu ralo e ajudar a mandar embora alguns resíduos que possam estar causando o mau odor.

Ingredientes

  • Água: 1 copo;
  • Bicarbonato de sódio: 5 colheres de sopa;
  • Vinagre branco: 1 copo.

Modo de fazer

Publicidade
  1. Aqueça a água junto com o vinagre. Enquanto isso, já pode colocar todo o bicarbonato direto no ralo.
  2. Quando a mistura que está no fogo estiver chiando, quase fervendo, derrame no ralo. Tenha cuidado, pois vai fazer uma espuma. É ela que vai desfazer toda a camada de gordura e limo dos canos, levando o mau cheiro embora.
  3. Não deixe a água ferver, pois se ela chegar a atingir os 100 graus, poderá enfraquecer a estrutura dos canos e causar danos futuros.
  4. Como essa não é uma misturinha corrosiva, pode repetir mais vezes, se necessário.

Água sanitária

A água sanitária é o produto que vai matar os germes e bactérias que podem estar causando o mau cheiro nos ralos da casa.

  1. Na hora de usar, coloque luvas e não fique muito perto, pois se inalar ou deixar que o vapor do produto entre em contato com os olhos, poderá ter irritação e tontura.
  2. Jogue um pouco de água sanitária misturada com um pouco de água fria no ralo e não misture com mais nada. Qualquer tipo de mistura, que não seja com água, pode causar uma reação química perigosa.
  3. Deixe o produto agindo por pelo menos meia hora, depois faça uma limpeza até a profundidade que conseguir e solte água para enxaguar.
  4. A água sanitária não faz mal para encanamento, então pode fazer essa limpeza toda semana.

Desinfetante

Outro produto bom para deixar o seu ralo cheiroso é escolher um desinfetante comum, com aroma do seu gosto. Ele vai limpar as sujeiras do ralo e vai deixar com um cheirinho mais gostoso do que se usar apenas água sanitária.

Para economizar, dilua o desinfetante em um pouco de água e jogue pelo ralo. Deixe agir por alguns minutos para que ele mante os micro-organismos.

Publicidade

Depois limpe o ralo, se puder limpe um pouco para dentro do cano com uma escova própria, e enxague. Esse é o tipo de limpeza que pode fazer toda semana.

Cuidado na hora de desentupir

Se o mau cheiro do ralo está sendo causado por um entupimento, a dica da receita caseira pode ajudar. Mas tem outras alternativas.

Veja também:

Publicidade
Máquina lava e seca vale a pena

Máquina lava e seca: será que vale a pena?

Dicas de limpeza com bicarbonato de sódio

7 Dicas de limpeza com bicarbonato de sódio