como limpar corrente de ouro
Crédito: Freepik
em

Como limpar corrente de ouro: 6 jeitos simples para fazer em casa

As correntes de ouro ficam brilhosas como novas quando você usa uma dessas dicas para limpeza

As joias de ouro são sinônimo de elegância e riqueza, mesmo quando são bem pequenas ou fininhas, como muitas correntes. Quando você tem uma peça dessas, é bem importante cuidar dela, mantendo-a sempre limpa, para evitar que fique escura e feia, e também para que possa utilizar por muitos e muitos anos. Embora o ouro não sofra com o processo de oxidação, as peças podem ficar com visual envelhecido e opaco por falta de uma boa lustrada. Então, veja como limpar corrente de ouro e deixar brilhando como nova.

Veja também: como limpar peças de prata

Como fazer a limpeza caseira das correntes de ouro

Se não quiser levar uma correntinha de ouro para limpar na loja especializada, saiba que pode usar ingredientes simples, que já estão na sua casa, para fazer essa limpeza. Seja delicado e evite usar materiais abrasivos para esfregar.

1. Como limpar corrente de ouro com creme dental

Essa é uma das dicas mais populares para limpar ouro e realmente funciona. Só precisa usar uma escovinha de dentes com cerdas macias para esfregar um pouco de creme dental por toda a peça, depois enxaguar com água.

2. Limpar ouro branco com detergente e bicarbonato de sódio

As correntes de ouro branco são lindas, mas precisam estar brilhando para ganharem mais valor. Então, para começar, deixe a corrente de molho em uma misturinha de água morna com um pouco de detergente neutro por 15 minutos. Depois, faça uma pastinha de bicarbonato de sódio e passe sobre a peça usando uma escovinha. Faça o enxágue e está pronto.

3. Com detergente de coco

O detergente de coco é bem neutro, por isso é bom para ajudar a clarear e dar brilho nas peças de ouro tradicional, branco ou rosa. Só precisa fazer uma misturinha de água com detergente de coco e umedecer um pano limpo nessa mistura para esfregar em toda a peça. Enxágue com água corrente, seque com um pano macio e está pronto.

4. Limpeza pesada com amônia

Se uma limpeza simples e suave com detergente não for o suficiente para deixar a sua corrente de ouro brilhando, pode usar amônia, mas só de vez em quando, se houver uma real necessidade, já que esse é um produto químico forte.

Usando luvas e máscara, faça uma mistura de 6 parte de água para 1 parte de amônia e deixe a sua corrente de molho nessa mistura por apenas 1 minuto. Enxague, ainda usando luvas, para ver o resultado.

5. Correntes com pedras não podem ficar de molho

A limpeza de correntes de ouro com pedras preciosas não pode ser feita deixando a peça de molho. Nesse caso, limpe com a dica de passar um pano com a misturinha de água e detergente na parte de ouro, depois seque.

6. Como limpar corrente de ouro com vinagre

Se você já comprovou como é possível remover ferrugem de ferramentas e louças usando o vinagre, pode usar a mesma dica para limpar corrente de ouro, mas evite esfregar com materiais abrasivos, ou poderá riscar a peça. Apenas limpe bem, esfregando o vinagre com a ajuda de um algodão, depois enxague em água corrente e seque.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pão de tapioca

Pão de tapioca: receitas fáceis e deliciosas para o café

benefícios e receitas suco de couve

Suco de couve: conheça os benefícios e faça essas receitas