Como lidar com a solidão
Crédito: Freepik
em

Como lidar com a solidão mesmo estando sempre conectado

Cada vez mais pessoas estão sozinhas em um oceano de vozes. Veja como resolver a situação

Muitas pessoas sofrem com a solidão e o silêncio, mesmo em meio a milhares de vozes. Mesmo presentes nas redes sociais, quando levantam o olhar estão absolutamente sozinhas. O que fazer e como lidar com a solidão?

É importante que se fique um pouco sozinho, seja durante o dia ou até em uma fase da vida. Isso ajuda a pensar melhor, rever conceitos e crescer. Às vezes, é até melhor estar sem companhia do que sofrer em relacionamentos tóxicos ou superficiais. Claro que não se está falando de afastamento total da sociedade.

Quando esse sentimento deixa de ser algo benéfico e revigorante para a mente e passa a constituir sofrimento é hora de rever alguns pontos. Nada que te faça mal deve ser mantido sem questionamento, incluindo suas próprias escolhas. Mas o que é de fato a solidão, além de alimento para o poeta e combustível para a ciência?

O que é a solidão

Segundo a clínica de psicologia Berrini, “a solidão está intimamente ligada ao sentimento de falta de uma companhia, ou então a uma falta que não se sabe explicar”. Segundo eles, “é possível estar solitário mesmo na companhia de muitas pessoas”. Porém, para a instituição, estar só é não somente normal, como também saudável.

De acordo com um estudo liderado pela BBC e realizado pelas Universidades de Manchester, Brunel e Exeter, os jovens são os que mais sentem a solidão. Na pesquisa, observou-se que 27% das pessoas com mais de 75 anos sentem solidão, enquanto os jovens entre 16 e 24 anos somam 40%.

Segundo o estudo, isso se deve ao fato de que “é também um momento de transição – de sair de casa, entrar na faculdade, começar a trabalhar – e tudo isso afasta dos amigos. Ao mesmo tempo, esses jovens estão tentando descobrir quem são e seu lugar no mundo”. Muita coisa acontecendo, isolando o jovem em uma ilha barulhenta.

Mas outro dado interessante mostrou que nem sempre esse sentimento é visto de forma negativa. Cerca de 40% das pessoas afirmou que ela pode, sim, ser útil, mesmo que desagradável para alguns. Isso porque “pode levá-las a se conectar com outros indivíduos, encontrar novos amigos ou reativar antigos relacionamentos”.

Como lidar com a solidão

Como lidar com a solidão dicas
Crédito: Freepik

A primeira coisa a fazer é tentar enxergar a solidão através de outra ótica, mais positiva. O que ela pode te trazer de bom? Maior concentração na execução de projetos? Uma chance para se ouvir mais e planejar a vida ao invés de viver na maré dos anos? Certamente, uma boa forma de se conhecer melhor, suas limitações e qualidades, desfrutando de bons momentos consigo.

Já tentou essa ótica e não está funcionando? Tudo bem também! Veja algumas coisas que você pode fazer para lidar com a solidão e reduzir o sentimento de estar muito só, mesmo que não tenha ninguém ao lado. Lembre-se que você só vai descobrir se funciona de fato se tentar!

Compreenda

Qual é o verdadeiro motivo desse sentimento? Saudades de casa? Alguma separação recente? Relacionamento extremamente superficiais? Ao encontrar o que tem te deixado mal, fica mais fácil resolver.

Uma visita ou uma boa conversa online, novos caminhos, mais amor próprio e até quem sabe, se permitir aproximar de pessoas boas com quem ainda não estreitou laços. Podem surgir amizades fantásticas de lugares que você nunca imaginaria.

Seja sua melhor companhia

E por que não pode se divertir na melhor companhia – você? Nem tudo o que se faz precisa necessariamente de alguém do lado. Aliás, algumas coisas são melhores se feitas sozinho. Ir ao cinema com amigos é legal, mas poder assistir ao filme inteiro sem interrupção e julgamento, isso também é fantástico. Uma visita ao museu pode ser muito mais interessante sozinho, seguindo somente a sua vontade. Até o parque pode ser um momento para o silêncio e contemplação.

Faça novos amigos

Apesar de existirem atividades perfeitas para quem quer ficar um pouco sozinho, os amigos são importantes também. Invista no cultivo de novas amizades, procurando sair mais vezes com turmas diferentes ou até mesmo manter aquela conversa no WhatsApp em dia. Faça novos cursos, aprenda um instrumento musical, comece um novo esporte. Muitas são as opções para quem quer expandir a rede de relacionamentos.

Tenha um pet

Como se sentir sozinho ao lado de uma fofura querendo sua atenção? Gatos são criaturas maravilhosas e excelente companhia. Cachorros podem te ajudar também com a interação social. Isso porque, além de todo amor que vocês vão compartilhar, há a possibilidade (e necessidade) de levar o bichinho para dar uma volta. Assim, até aqueles vizinhos que nunca tinham reparado na existência do outro, acabam puxando conversa, enquanto seus pets também se conhecem.

Converse mais

Sabe aquela fila do mercado ou do banco, onde se passa muitos minutos preciosos do dia? E o trajeto de casa até o trabalho ou estudo, no transporte público. Até mesmo a ida à padaria pode ser um bom motivo para puxar assunto. Converse mais com as pessoas, cumprimente (mesmo que possa não receber de volta) e não tenha vergonha de puxar assunto. Isso ajuda a tornar o dia mais interessante, para você e para o outro.

Agora, será que o seu sentimento é realmente solidão? Muitas pessoas confundem a solidão com solitude, sendo coisas totalmente diferentes. Você caiu nessa postagem porque dizem que você anda muito só, mesmo que se sinta bem com isso? Pode ser o seu caso. Entenda melhor no vídeo do psicólogo Frederico Mattos.

Cuidar de plantas pode ajudar a tratar a depressão

Cuidar de plantas pode ajudar a tratar a depressão

sobre herpes genital

Herpes genital: conheça os sintomas e tratamentos