era digital
Foto: Freepik

Como gerenciar a casa e os filhos na era digital? Dicas e Apps

Ser pai e mãe na era digital é diferente de antigamente. Os pais precisam se atualizar para se aproximar.

Publicidade

Estamos vivendo na era digital, mas muitas pessoas se recusam a aceitar as vantagens disso e se adaptarem. O resultado dessa recusa é a dificuldade em viver no mundo moderno, inclusive na hora de se relacionar com os filhos e melhorar o gerenciamento do lar.

Não é preciso fingir que as novas tecnologias não existem ou desejar que nunca tivessem sido criadas. Por outro lado, também não precisa mergulhar de cabeça no universo digital ao ponto de se esquecer de como as coisas eram feitas antigamente.

O equilíbrio é sempre a melhor escolha, como você está fazendo agora, usando a internet para buscar informação, mas sem deixar que o celular domine a sua vida. Mas, há sempre alguma coisa que pode ser melhorada e hoje vamos tratar de suas delas.

Você verá a seguir algumas dicas para conseguir lidar melhor com seus filhos na era digital, evitando que eles se afastem por você ser “careta”, e outras dicas de aplicativos que podem ajudar muito no gerenciamento do lar para quem tem uma rotina cheia de compromissos.

Publicidade

Veja também: 5 Aplicativos para celular que vão melhorar a sua vida

Como lidar melhor com seus filhos na era digital?

Se você tem encontrado dificuldades para lidar com seus filhos que só querem saber de ficar no celular, essas dicas podem ajudá-lo a encontrar o caminho certo, seja para se manter mais próximo das crianças e adolescentes ou para mantê-los seguros diante de tanta informação falsa e gente perigosa que existe nas redes.

Converse sobre segurança online

Se você não pode evitar que seus filhos usem o celular, junte-se ao lado bom da força. Explique a eles sobre os riscos envolvidos no excesso de exposição nas redes sociais, como fotos de momentos pessoais ou de coisas que podem se arrepender de ter publicado.

Também fale sobre o cuidado que eles devem ter ao fazer novas senhas em todo tipo de site, garantindo que sejam senhas seguras, já que isso é uma necessidade hoje em dia e vai continuar sendo assim.

Publicidade

Veja também: 9 Canais infantis no YouTube para distrair as crianças em segurança

Ensine seus filhos a reconhecer comportamentos perigosos

Em qualquer rede social, um estranho pode chegar e começar a fazer comentários para atrair pessoas inocentes e desavisadas. Você não quer seus filhos conversando com estranhos na internet, pois o risco é alto de ser algum tipo de tentativa de fraude ou mesmo de crimes como pedofilia.

Então, ensine seus filhos a reconhecer esse tipo de pessoa, como perfil com nome estrangeiro, mensagens genéricas com intenção de fazer amizade, pessoas muito mais velhas e desconhecidas pedindo para ser amigo. Também os ensine a denunciar qualquer coisa que os faça sentir desconfortáveis.

Publicidade

Veja também: Filhos na internet: como ensiná-los a navegar em segurança

Monitore o uso da internet pelos seus filhos

Dependendo da idade, seus filhos podem precisar de algum controle da sua parte para usarem a internet de forma mais equilibrada e segura. Você pode usar filtros de conteúdo para evitar que as crianças tenham acesso a violência e pornografia, por exemplo.

Outra dica é deixar claro aos seus filhos que, pela segurança deles, você irá verificar regularmente o histórico de navegação deles na internet. Sim, é importante dizer-lhes a verdade se quiser manter a confiança dos seus filhos e evitar que eles façam coisas às escondidas.

Publicidade

Veja também: Loja online: como saber se é confiável?

Promova uma cultura de comunicação aberta

Essa é uma dica bem importante para manter seus filhos por perto, contando a você quais são os interesses deles, coisas que eles veem na internet, a trocar ideias e a confiar em você. Vigiá-los às escondidas, como dito na dica acima, nunca é uma boa ideia porque transmite desconfiança.

Não queira impor regras de forma tirana, transformando seu lar em uma ditadura, só porque na sua época era assim. Aqueles eram outros tempos e hoje em dia, querer fazer isso é dar murro em ponta de faca.

Mais inteligente é você ganhar a confiança dos seus filhos para que eles se sintam à vontade para conversar com você sobre qualquer coisa que possam encontrar online, tirar dúvidas e manterem-se seguros. Assim, você vai estar por dentro da vida deles sem precisar pedir.

Publicidade

Veja também: Conheça 7 aplicativos para controlar o tempo no celular

Aplicativos para gerenciar a casa na era digital

Agora, vamos aos aplicativos que podem ajudar você a manter sua rotina doméstica mais organizada, inclusive no sentido de saber o que sua família está fazendo e garantir a segurança do seu lar, mesmo quando estiver fora de casa.

Calendário compartilhado

Aplicativos de calendário compartilhado, como Google Agenda e Cozi, permitem que toda a família adicione compromissos, eventos, tarefas escolares e outras atividades ao mesmo calendário.

Publicidade

Lista de tarefas

Esses aplicativos, como Trello, Asana e Todoist, ajudam os pais a organizar as tarefas domésticas e atribuí-las aos membros da família.

Compartilhamento de localização

Esses aplicativos, como Life360 e Google Maps, são ótimos para que os pais saibam onde estão seus filhos em tempo real.

Orçamento familiar

Se você precisa de ajuda para controlar suas finanças e a gerenciar as despesas da família, pode usar aplicativos como Mint, PocketGuard e Goodbudget.

Publicidade

Controle parental

Esses aplicativos permitem que os pais monitorem o uso da internet e dos dispositivos móveis pelos filhos, protegendo-os de conteúdo inapropriado. Alguns exemplos são Qustodio, Net Nanny e Bark.

Veja também: Segurança emocional para os filhos: veja a importância e como oferecer

PODE GOSTAR TAMBÉM