em

Como fazer sushi: receitas para uma noite de comida japonesa caseira

Com bastante treino e bons ingredientes você vai fazer deliciosas peças e impressionar seus convidados

como fazer sushi
Crédito: Pxhere

Comer sushi já virou hábito para milhares de brasileiros, mas é uma minoria que sabe preparar. Saber como fazer sushi requer, antes de tudo, conhecimento sobre os ingredientes, corte de peixe e outros cuidados que antecedem a montagem das peças. Se você adora comer sushi e gostaria de aprender a fazer para comer em casa com mais economia, veja a seguir algumas receitas para ir treinando.

Veja também: conheça os principais tipos de sushi e como comer

8 Receitas de sushi para fazer um jantar japonês em casa

Existem muitos tipos de sushi. Se você visitar 10 restaurantes japoneses, certamente vai comer tipos de sushis diferentes em cada um deles. Mas existes os tipos básicos de peças para depois conhecer suas variações. Algumas dessas básicas são hossomaki, temaki, uramaki, nigiri e sashimi. Veja essas e outras receitas para escolher qual vai testar primeiro.

1. Hossomaki de salmão

como fazer sushi hossomaki receita
Crédito: Soul Chefs

Esse é um dos mais populares tipos de sushi. O hossomaki tem a alga por fora enrolando o arroz e um recheio no centro que, nesse caso, é de salmão. Se quiser pode usar outros peixes, como atum ou peixe branco, e também pode usar só pepino, kani ou frutas.

Anote o que vai precisar: hossomaki de salmão

2. Uramaki filadélfia

como fazer sushi uramaki receita
Crédito: Soul Chefs

O uramaki é o contrário do hossomaki. Ele tem o arroz por fora e rolado com a alga por dentro, tipo um rocambole. Também tem um recheio no centro que pode variar a gosto. Nesse caso, ele se chama filadélfia porque leva cream cheese. Além disso, é uma receita especial com uma fatia de salmão por cima.

Faça essa versão especial: uramaki filadélfia

3. Temaki de salmão

como fazer sushi temaki receita
Crédito: Sushibilidade

O temaki é aquele cone de alga com recheio que varia conforme o gosto. Nessa receita é feito com cubinhos de salmão cru temperado com cebolinha e tem também uma camada de arroz. Fica ao estilo uramaki, mas em formato de temaki.

Para um lanche diferente: temaki de salmão

4. Nigiri

como fazer sushi nigiri receita
Crédito: Sushi com a Fê

O nigiri é aquela peça com uma base de arroz moldada mais compridinha e que tem uma fatia de peixe por cima, qualquer peixe. Também pode fazer com polvo ou camarão. É bem simples, mas claro, requer as habilidades e detalhes que você vai conferir nessa receita.

Confira cada etapa do preparo: nigiri

5. Sashimi

como fazer sushi sashimi receita
Crédito: Bom Gourmet

Nesse tipo de sushi não vai arroz nem qualquer outro ingrediente porque é só a lâmina de peixe. Porém, nem por isso é mais fácil de preparar. Você precisa saber cortar o peixe e qual tipo de faca utilizar para ficar um corte bonito e muito macio que quase desmancha na boca.

Veja como fazer: sashimi de peixe e polvo

6. Hot rolls

como fazer sushi hot roll receita
Crédito: Sushi com a Fê

Para quem não gosta do peixe cru, o hot roll é uma boa pedida. Esse sushi é um tipo de hossomaki empanado e frito, então o peixe do recheio dá uma leve cozinhada, o suficiente para agradar os paladares que ainda estão se acostumando com essas iguarias orientais.

Aprenda as etapas para ser mais prático: hot rolls

7. Rolinho primavera de carne

como fazer sushi rolinho primavera receita
Crédito: Miriam Fukami

Na onda dos fritos, tem mais uma opção de sushi quente para servir aos seus convidados. O rolinho primavera (harumaki) é uma massinha frita, bem fina, recheada com legumes refogados ou com carne, como nessa receita que mistura frango e porco. É bem leve e delicioso, deve servir ainda quentinho.

Anote o que vai precisar: rolinho primavera

8. Tempurá de legumes e de camarão

como fazer sushi tempura receita
Crédito: Sushi com a Fê

Esse tipo de sushi é outra versão frita. Mas a massa é diferente da versão para rolinho primavera e os recheios também. A massa serve para empanar o camarão inteiro ou legumes em tirinhas e tem vários segredinhos para dar o ponto certo.

Acompanhe os passos: tempurá de camarão e legumes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tipos de sushi

5 Principais tipos de sushi e como comer sem passar vergonha

limpar a sobrancelha

Como limpar a sobrancelha sem sair de casa