tipos de sushi
Crédito: Pixabay
em

5 Principais tipos de sushi e como comer sem passar vergonha

Foi convidado para uma refeição no sushi e não sabe o que fazer porque nunca comeu? Veja essas dicas

Já faz uns bons anos que o sushi começou a agradar os brasileiros, mas faz pouco tempo que ele se tornou realmente popular. Hoje em dia tem até churrascaria que oferece sushi no buffet e, claro, não faltam adaptações brasileiras para as receitas originais do Japão. Você conhece os principais tipos de sushi e como comer do jeito certo? Saiba que não se trata apenas de peixe cru e não precisa saber comer com os pauzinhos.

Veja também: receitas de yakisoba para uma refeição asiática quente

Quais os tipos de sushi mais consumidos no Brasil

Muitas pessoas que já puderam experimentar o sushi brasileiro e depois o tradicional japonês dizem que há muita diferença. Começando pelo tipo de peixe que vem de regiões com características bem diferentes para cada país.

Também tem as adaptações que só poderiam ser “coisa de brasileiro”, mas que realmente combinam muito com o paladar ocidental, como é o caso do cream cheese usado em diversos tipos de sushi. Essa adaptação ficou tão popular que já existe restaurante no Japão aderindo à ideia.

Agora, se você está curioso para comer sushi ou foi convidado por alguém, mas não vai saber o que pedir nem como comer, veja esse tutorial rápido só para não chegar desorientado. Chegando lá, o melhor a fazer é pedir poucas unidades de cada tipo para ir provando, afinal, gosto não se discute e você vai precisar descobrir os tipos de sushi que mais agradam seu paladar.

1. Hossomaki

tipos de sushi hossomaki
Crédito: Coisas do Japão

Esse é o mais comum dos tipos de sushi que você vai encontrar nos restaurantes brasileiros. Consiste em rolinhos de diâmetro pequeno que tem três camadas. De fora para dentro é uma camada de alga, outra de arroz e outra de recheio dentro do arroz.

O kappamaki é um tipo de hossomaki recheado com tirinhas de pepino, enquanto o tekkamaki tem recheio somente de atum. Mas você poderá comer recheados com outras coisas, como manga ou salmão.

2. Uramaki

tipos de sushi uramaki
Crédito: Coisas do Japão

Ao contrário do hossomaki, o uramaki tem o arroz por fora, geralmente temperado com gergelim, e a alga fica por dentro, enrolado como um rocambole. No centro tem o recheio que pode ser feito com mais de um ingrediente.

3. Futomaki

sushi futomaki
Crédito: GetNinjas

O futomaki é bem parecido com o hossomaki, mas tem um diâmetro maior, é mais estreito e tem mais recheio do que arroz. Esse recheio é bem variado, podendo ser misturas de ingredientes, como peixe, pepino e fruta.

4. Temaki

sushi temaki
Crédito: Coisas do Japão

O temaki é aquele cone de alga recheado com sabores variados, sendo que o mais comum é com cubinhos de salmão misturados em cream cheese, mas pode ser de atum, peixe branco ou vegetais. Esse é um dos tipos de sushi que se come mesmo com a mão, como se fosse uma casquinha de sorvete.

5. Nigirizushi

sushi nigiri
Crédito: Coisas do Japão

O nigirizushi ou só nigiri é composto por uma bolinha de arroz que é moldada em formato mais compridinho e uma fatia pequena de peixe, polvo ou camarão repousada por cima.

Dicas para comer sushi do jeito certo

Se você for em um restaurante que serve um sushi de alta qualidade, vai logo perceber na montagem das peças. Um sushi bom é montado de forma que chega inteiro na sua boca, sem desmontar no caminho. O arroz é firme e grudadinho, porém no ponto, nem muito mole nem duro. Então, facilita bastante na hora de usar os hashis, que são os pauzinhos.

Como usar os hashis

Em muitos restaurantes os hashis vêm com um pequeno prendedor em uma das extremidades para quem ainda não tem habilidade de usá-los. É uma forma bem prática, pois basta posicioná-los na mão como uma pinça, sem fazer força ou ficar deixando escorregar.

Ainda assim, o único jeito de aprender a usar hashi é treinando, então, assista no vídeo e comece a praticar em casa.

O que fazer se não tiver prendedor para hashi?

Se por acaso não tiver esse prendedor, prefira não comer o sushi com garfo e faca. Aliás, dependendo do restaurante, nem vai ter esse tipo de talher. Não quer dizer que você não possa usar o talher que está habituado, é apenas uma forma de respeitar o básico da cultura, já que você se dispôs a conhecê-la através da culinária.

Nesse caso, o jeito normal de comer é com as mãos mesmo. Lave-as bem e use os dedos para pegar as peças, passar nos molhos e leva à boca. Não precisa ter vergonha, pois é assim mesmo que se faz.

Como comer os molhos e temperos

No restaurante de sushi, quando você pede as peças que vai querer comer, geralmente são servidos molhos para acompanhar. O mais comum é o shoyu, que é o molho de soja. Ele vai estar em uma garrafinha sobre a mesa e, ao lado do seu prato, vai ter uma pequena tigelinha.

Coloque um pouco do molho dentro dela para ir molhando suas peças antes de levá-las à boca. Não precisa encharcar, porque o peixe e o arroz absorvem o shoyu.

Outros temperos são molhos agridoces que já vêm na tigelinha e tem também o wassabi que é uma massinha verde bem forte. Pegue só um pedacinho com o hashi e coloque sobre o sushi. Se forem servidas outras opções, coma de pouco em pouco para conhecer o sabor, pois há ingredientes bem fortes.

No mais, o aprendizado virá com a vivência. Não tenha medo nem vergonha de aprender algo novo, apenas divirta-se e aproveite para enriquecer o seu paladar com novos sabores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como fazer caranguejo

Como fazer caranguejo: 10 receitas de pratos diferentes

como fazer sushi

Como fazer sushi: receitas para uma noite de comida japonesa caseira