Como fazer a solução caseira com água sanitária contra coronavírus
Crédito: Freepik
em ,

Como fazer a solução caseira com água sanitária contra coronavírus

Ao contrário do que muitos imaginam, o cloro sozinho não mata esse vírus. Veja então como preparar corretamente

Você também está mantendo a quarentena como se deve, mas às vezes, não tem jeito, precisa dar aquela saidinha. Seja para ir ao mercado, padaria ou farmácia, alguém tem que fazer as honras. Mas como limpar tudo quando voltar? Essa solução à base de cloro é perfeita para quase tudo. Veja como preparar, onde usar e, principalmente, onde não usar.

Receita para deixar a casa livre do covid-19

Você sabe que seu banheiro fica perfeito com uma ajudinha da água sanitária, mas que tal usá-la contra o coronavírus? Ao contrário do que muitos pensam, ela não deve ser usada pura, mas sim bem diluída para funcionar, de acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ). Veja primeiro como preparar e depois vem a explicação para o porquê disso.

Ingredientes 

Água sanitária com 2,5% de cloro: 1 copo de café ou 50 ml;
Água da torneira: 1 litro;
Borrifador;
Pano multiuso.

Modo de preparo

  1. Em um balde, coloque a água e o copinho de água sanitária;
  2. Misture e coloque em uma garrafa pet bem fechada;
  3. Escreva na garrafa com marcador permanente “água sanitária diluída”;
  4. Encha o borrifador e aplique nos locais necessários.

Como e onde usar

Borrife a mistura na maçaneta da porta e seque com um paninho. O mesmo pode ser feito com os sacos de mercado, embalagens das compras e afins. Se quiser, pode coloca uma parte dessa mistura para duas de água e esterilizar os alimentos frescos, enxaguando em seguida.

Outra forma de uso é colocar em um pano molhado, por cima do carpete de entrada. Assim, quem chegar precisa somente borrifar a mistura no pano e na sola do sapato, limpando em seguida, como se fosse no tapete.

Claro que você deve usar com cautela, usando luvas se for sensível ao produto. Não aplique em tecidos como cortinas, sofás, camas e afins. Também não é recomendável usar em madeira e no celular.

Por que cloro puro não serve

De acordo com a CFQ, não adianta usar sua água sanitária pura, pois o que leva o coronavírus a morte é o ácido hipocloroso. E ele só se forma depois que o produto entra em contato com a água. Então, o que tem que fazer é diluir em pequenas porções, tendo assim um produto poderoso contra a pandemia. Bastam 20 segundos sobre a superfície para não restar nenhum vírus.

Claro que você também deve tomar outros cuidados, principalmente evitando sair de casa. Faça compras maiores ou até mesmo online. Também os produtos que vêm pelos correios devem ser descontaminados, então toda a atenção. Se cada um fizer sua parte, fica mais fácil vencer o covid-19.

como vivem as irmãs clarissas

A vida das Clarissas: as irmãs em clausura em tempos de coronavírus

500 Escorpiões em uma única casa

Idosa tinha 500 escorpiões em casa e nem fazia ideia