em

Guia completo do fondue perfeito

Veja dicas de preparo e aprenda a fazer fondue de queijo, carnes e doces.

como fazer fondue
Crédito: Flikr

Quando o frio bate à porta, logo começamos a lembrar das receitas deliciosas e irresistíveis que combinam com o inverno. Uma delas é o fondue.

Já ensinamos você a fazer fondue de queijo, de chocolate e de Nutella, mas existem outras receitas, além de dicas e segredinhos para fazer o fondue perfeito em casa. Continue lendo.

Como fazer fondue – escolhendo os utensílios

Uma etapa muito importante do preparo do fondue é saber escolher os utensílios certos. Sim, esse é um detalhe que faz diferença na qualidade do resultado final.

As panelas próprias para fondue são chamadas de réchauds e cada material serve para um tipo de fondue:

  • Réchaud de cerâmica: para fondue de queijo e chocolate;
  • Réchaud de inox ou alumínio: para fondue de carne.

Elas são ideais para servir de 4 a 6 pessoas, então se precisar servir mais do que isso, talvez precise de uma panela extra.

Outra dica é ter uma panela para o fondue salgado e outra para o doce, evitando misturar os sabores.

Se quando você comprar sua réchaud ela vier sozinha, precisará comprar garfinhos e potinhos extras para que as pessoas se sirvam. O garfo normal de refeição não é recomendado porque o cabo é curto e as pessoas podem se queimar.

Os potinhos ideais são os de louça, que podem ficar perto da panela com fogo aceso. Além disso, como o fondue é um prato especial, usar os utensílios adequados garante uma apresentação mais bonita e deixa tudo mais gostoso.

Na hora de colocar seu fondue na réchaud, use o acendedor com álcool apenas para os salgados. Para o fondue de chocolate coloque uma vela dessas pequenas decorativas embaixo da panela para evitar que o chocolate queime.

Deixe para colocar os molhos de queijo ou chocolate na panela de fondue depois que já tiver preparado em uma panela normal, para ter uma apresentação mais bonita e garantir que não vai ficar um fundo queimado.

Sobre a quantidade, se não tem ideia do quanto preparar, considere uma média de 300 gramas de acompanhamentos por pessoa. Então, se for servir mais de um tipo de fondue, divida essa quantidade por cada tipo: 100 gramas para o de queijo + 100 gramas para o de carne + 100 gramas para o doce.

Como fazer fondue salgado?

As sugestões mais comuns de fondue salgado são queijo, carne vermelha, frango, porco e camarão. Você sabe como fazer cada uma? Veja agora.

Fondue de queijo

O fondue de queijo pode ser feito basicamente de 3 maneiras:

  • Com queijos simples, tipo muçarela, provolone, requeijão, gorgonzola e parmesão;
  • Com queijos sofisticados, tipo emmental, suíço e gruyère, que são os clássicos do fondue tradicional;
  • Ou com massa pronta para fondue de queijo.

Independentemente do tipo, você irá colocar na panela um pouco de vinho branco e depois colocar os queijos para derreterem.

Se utilizar a massa pronta, somente estes dois ingredientes serão o suficiente. Se utilizar as receitas com os queijos, misture também creme de leite para dar mais cremosidade, mas cuidando para não deixar o creme muito líquido.

Pode temperar com noz-moscada e um pouco de pimenta, além de esfregar um dente de alho cortado ao meio no fundo da panela de fondue antes de servir. Dá um sabor especial.

Os acompanhamentos recomendados são pão italiano, torradinhas, salame, cubos de carne, presunto; Polenguinho; linguiça frita, tomate-seco, azeitonas, ovo de codorna e legumes cozidos. Para beber, um bom vinho é a pedida certa.

Fondue de carnes

Para o fondue de carne vermelha, escolha os cortes mais macios, como filé mignon e alcatra. Para o frango, escolha o peito. Para o porco, partes sem gordura. Os camarões deverão estar bem limpos e sem casca.

Camarão oriental ao consumée

Utilize 240 gramas de camarão pré-cozido na frigideira com uma pitada de sal e coloque na panela 400 mililitros de consumée, que é um caldo de carne feito com 380 mililitros de água e 10 gramas de cubinho de caldo de carne.

Camarão empanado

Você também pode experimentar fritar os camarões na mesa, então essa versão é interessante mas requer um pouco mais de cuidado.

Ingredientes

  • Camarão cru: 240 gramas;
  • Farinha de rosca: 50 gramas;
  • Ovos: 2 unidades;
  • Farinha de trigo: 30 gramas;
  • Sal e pimenta: a gosto;
  • Óleo quente para o fondue: 350 mililitros.

Modo de preparo

1. Misture os ovos com sal e pimenta.

2. Passe os camarões primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos e na farinha de trigo novamente.

3. Coloque em uma travessa e leve à mesa. Coloque o óleo em uma panela de fondue para fritar os camarões na hora.

Carne vermelha

Nenhum carnívoro resiste a um filé mignon com molhos diferenciados. Veja como fazer essa opção.

Ingredientes

  • Filé mignon cortado em cubos: 1 quilo;
  • Óleo: 2 xícaras;
  • Alecrim: 1 ramo;
  • Tomilho fresco: 1 ramo;
  • Louro: 1 folha;
  • Alho: 3 dentes.

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, coloque o óleo, o alecrim, o tomilho, o louro e o alho. Deixe-os ferver por alguns minutos, sem deixar fritar para não amargar o óleo.

2. Retire todos os ingredientes e deixe apenas o óleo aquecendo.

3. Na panela de fondue com o fogo aceso, coloque o óleo muito quente e, então, mergulhe os cubinhos de carne espetados no garfinho.

4. Prepare a mesa com os três molhos prontos e, quando a carne estiver dourada, é só servi-la com o molho de sua preferência.

Pode fazer o mesmo com a carne de frango e de porco.

Sugestões de molhos

São diversas opções de molhos para servir com as carnes. Preparo conforme o seu gosto e experimente novos sabores.

Molho de mostarda

Você só vai precisar de 30 gramas mostarda amarela, 30 gramas de queijo allouette e sal a gosto. Misture tudo e coloque em um potinho para servir.

Molho rosé

Também muito simples, coloque em um potinho 30 gramas de maionese, 30 gramas de ketchup, 1 colher de chá suco de laranja e 1 colher chá de conhaque. Misture muito bem e sirva.

Molho de Catupiry

Esse fica delicioso com qualquer carne. Vai precisar de 30 gramas de queijo Catupiry, 30 gramas de queijo allouette e sal a gosto. Misture para incorporar e está pronto.

Molho tártaro

Mais um molho que é só misturar 20 gramas de maionese, 10 gramas de cenoura ralada, 5 gramas de alcaparras, 10 gramas de pepino em conserva e salsa picada.

Maionese com curry

Mais elaborado, mas vale a pena a dedicação.

Ingredientes

  • Gema: 1 unidade;
  • Mostarda: 2 colheres de café;
  • Óleo de girassol: suficiente para a maionese ficar firme;
  • Mel: 2 colheres sobremesa;
  • Curry: 1 colher de chá;
  • Dill: 1 colher de sopa;
  • Flor de sal: 1 pitada.

Modo de preparo

1. Separe uma tigela grande e coloque dentro a gema de ovo. Misture a mostarda e vá colocando o óleo ao poucos, mexendo sem parar. Quanto maior a quantidade de óleo, maior será a consistência.

2. Adicione a maionese o mel e o pó de curry. Mexa até ficar uma mistura homogênea.

3. Para dar mais sabor, acrescente o dill, a pitada de flor de sal e misture tudo novamente. Reserve na geladeira.

Como fazer fondue doce?

As opções doces são perfeitas para servir como sobremesa e quebrar o sabor do salgado, especialmente se tiver sido carne.

Os mais tradicionais são fondue de chocolate, que você derrete barras de chocolate meio amargo e/ou ao leite com um pouco de creme de leite e serve. Também o de Nutella, que mistura um pote do creme com uma barra de chocolate e creme de leite.

Para variar as opções, se tiver doce de leite argentino, misture com creme de leite e essência de baunilha.

Fondue de chocolate branco também é delicioso, e a lógica é a mesma: misture chocolate branco com creme de leite até derreter tudo, dê um toque de sabor com um pouquinho de conhaque e está pronto.

Todos eles devem ser preparados em uma panela convencional no fogão e depois colocados na panela de fondue, lembrando de colocar apenas uma vela acesa embaixo da panela, pois o fogo mais forte poderá queimar o creme.

Para acompanhar, fique à vontade com todos os doces e frutas que mais gostar, por exemplo: morango, uva, maçã, banana, tangerina, melão, abacaxi, cereja, kiwi, manga, damasco, castanhas, nozes, brownie, bolinhas de sorvete bem congeladas, biscoitos e marshmallow.

Dica: Fondue vegano

É claro que os vegetarianos também podem se deliciar com fondue. Acompanhe no vídeo abaixo como fazer uma opção de queijo e outra chocolate:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como reaproveitar roupas velhas

Reaproveite roupas velhas para decorar a casa

paleta mexicana de travessa

Receita de paleta mexicana na travessa