como fazer caixa de areia para gatos
Crédito: Freepik
em

Como fazer caixa de areia para gatos + modelos para inspiração

Seu gato está precisando de uma caixa de areia para fazer as necessidades? Veja como é fácil fazer em casa

Os gatos que vivem dentro de casa precisam de pouco para serem felizes, mas o essencial não pode faltar, por exemplo, uma caixa de areia para fazerem suas necessidades. Os gatos são animais muito higiênicos, então qualquer tutor faz questão de arrumar uma caixinha de areia, já que não terá surpresas como um cocô no meio do tapete da sala (a menos que deixe a caixa muito suja). Se o seu felino ainda não tem uma, veja agora como fazer caixa de areia para gatos, como fazer a areia e modelos de caixas divertidas para se inspirar.

Como fazer caixa de areia para gatos

A forma mais prática de ter uma é comprando uma plástica que vende nos supermercados e pet shops. Mas para quem prefere economizar, reciclar materiais e fazer artesanato com tudo o que for possível, construir uma caixinha é a melhor opção.

Além do mais, a caixa precisa ser proporcional ao tamanho do gato, ou seja, maior que ele. Por isso faz até mais sentido você fazer em casa, já no tamanho grande, mesmo que seja um filhote, pois assim ele não terá que reacostumar com uma nova caixa conforme for crescendo.

Então, para colocar mãos à obra é muito simples. Você pode fazer uma caixa de papelão para ser o banheiro do seu gato, sem gastar quase nada com a confecção. Veja no vídeo uma ideia bem simples, mas eficiente:

Modelos de caixa de areia para inspiração

Depois de ver como fazer caixa de areia para gatos com um modelo bem simples, veja essas ideias de outros materiais que pode usar para fazer a caixa em casa:

Bacia grande

fazer caixa de areia com bacia
Crédito: Blog Petiko

Você pode usar uma bacia, que seja espaçosa e alta, para fazer caixa de areia para gatos. Se o gato for pequeno, faça uma abertura na lateral para que ele possa entrar na caixa com facilidade.

Caixa de vime

fazer caixa de areia de vime
Crédito: Blog Petiko

As caixas de vime têm a vantagem de permitir uma melhor ventilação no seu interior, então, se decidir usar uma areia comprada, os químicos dela não vão prejudicar a respiração do seu gato quando ele fica dentro da caixa fechada. Também é um bonito modelo.

Caixa organizadora

modelo caixa de areia organizadora
Crédito: Perito Animal

Nas lojas de materiais para escritório e nos supermercados é possível comprar grandes caixas organizadoras. A bacia vai sair mais barato, mas se você tiver uma caixa dessas sobrando em casa, pode usar. É interessante que seja uma caixa alta para que o gato não cave, jogando toda a areia para fora.

Caixa de papelão com detalhe

como fazer caixa de areia para gatos de papelão
Crédito: É de Casa

Por fim, uma ideia para desenhar na abertura da caixa de papelão, deixando-a mais bonitinha para o seu gatinho usar. Lembre-se de deixar a parte da “tampa” para abrir e fechar, especialmente se a caixa não for muito alta, assim a areia não fica espalhada pelo ambiente.

Como fazer areia de gato

A areia de gato caseira pode ser feita com diferentes materiais. Você pode fazer testes para ver qual se adapta melhor na sua casa, tanto pelo gosto dos gatos quanto pela praticidade ao fazer a limpeza e o odor que deixa no ambiente. As opções são:

Areia comum com bicarbonato de sódio

A areia comum de obra é uma das opções que você pode comprar em lojas de materiais de construção. Ela é econômica e não empedra muito, vale a pena fazer o teste. No fundo da caixa coloque uma camada de bicarbonato, depois coloque a areia por cima. O bicarbonato ajuda com os odores.

Mas atenção: nunca pegue areia de uma obra ou da rua, pois há grande risco de estar contaminada. Só compre areia que a procedência seja segura.

Serragem

Outra opção é utilizar serragem que são farelos de madeira. Ela é muito leve e macia e, quando limpa, tem um odor agradável de madeira. A dica é escolher uma serragem grossa para absorver melhor o xixi.

Areia caseira aglutinante

Para esse tipo de areia, que vai formar bolas para facilitar a limpeza, você mistura 5 partes de areia comum com 2 partes de farinha de rosca, ou menos, mas nessa proporção.

7 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pastel de nata

Pastel de nata: receitas do tradicional doce português

como fazer conserva de legumes

Como fazer conserva de legumes para ter salada pronta todos os dias