em

Receitas de arroz com pequi: com e sem frango

Quer fazer um arroz diferente para um almoço ou jantar especial? Esta receita vai surpreender

O arroz com pequi é um prato super tradicional em Goiás e, também, em algumas regiões de Minas Gerais, principalmente o Norte do Estado. Amados por muitos, detestado por outros, o pequi é originário do serrado e tem sabor e cheiro fortes e marcantes. Ele não é tão popular em todo o país e, principalmente, não é muito fácil de ser encontrado. Neste caso, é possível usar o fruto em conserva, pois a receita ficará igualmente saborosa.

Se quiser transformar em um prato principal, pode acrescentar frango à receita. Essa ideia é boa também para agradar mais paladares que não conhecem o pequi. Com o frango fica mais fácil provar e gostar. Veja como fazer as duas opções:

Receita de arroz com pequi

Primeiro veja como é simples fazer o arroz com pequi sem frango. Aqui sugerimos o pequi in natura, mas pode substituir pela mesma quantidade do pequi em conserva.

Ingredientes:

Polpa de caroços de pequi: 4 unidades;
Arroz: 200 gramas;
Cebola picada: 100 gramas;
Pimenta malagueta picada: 1 unidade;
Óleo: 25 mililitros;
Alho picado: a gosto;
Sal: a gosto.

Modo de preparo:

  1. Comece levando uma panela ao fogo com o óleo. Acrescente a cebola, o alho e as polpas de pequi, tempere com sal e misture;
  2. Depois de refogar um pouco, acrescente o arroz lavado e misture muito bem. Quando o arroz estiver translúcido, acrescente a malagueta picada, misture novamente:
  3. Por fim, acrescente toda a água e deixe ferver até o arroz cozinhar;
  4. Para deixar o prato ainda mais saboroso, acrescente alguns pequis cozidos inteiros na panela.

Receita de arroz com pequi e frango

Para essa receita você vai precisar de alguns minutos a mais para cozinhar o frango primeiro, mas é fácil da mesma forma.

Ingredientes:

Peito de frango temperado em cubos: 200 gramas;
Arroz: 200 gramas;
Polpa de caroços de pequi: 4 unidades;
Óleo: suficiente para refogar o frango;
Caldo de galinha: 1 tablete;
Água: o dobro da quantidade de arroz.

Modo de preparo:

  1. Coloque o óleo em uma panela para aquecer e depois acrescente o frango. Deixe refogar bastante até reduzir a água do frango. Coloque um pouquinho de água para amaciar e deixe cozinhar mais um pouco até o frango dourar;
  2. Quando estiver bem douradinho e ainda com um pouquinho de água, junte o caldo, misture e junte o pequi para refogar;
  3. Depois acrescente o arroz, misture bem por alguns minutos para que frite um pouco e um ingrediente pegue o gosto do outro;
  4. Por fim, acrescente a água já quente, misture e deixe cozinhar até o arroz estar cozido. Não secar completamente a água para ter um resultado mais molhadinho e saboroso, como um risoto;
  5. Ao final pode salpicar cheiro verde para dar cor e ainda mais sabor!

Atenção: O pequi possui muitos espinhos bem fininhos no seu interior. Na hora de comer o fruto inteiro, você deve roer cuidadosamente para tirar e saborear a poupa, mas NUNCA morder.

DICA DE RECEITA BÔNUS: MOLHO DE PEQUI

Se você tem pequi in natura, aproveite para fazer um delicioso molho e servir com diferentes pratos. Aprenda a fazer no vídeo abaixo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Especial Dia da Mulher: Não tenha um marido, tenha um parceiro de vida
Receita de acarajé