Como fazer areia para gatos caseira
Crédito: Freepik

Como fazer areia para gatos caseira: 3 opções práticas + cuidados a ter

Veja algumas opções mais naturais e sustentáveis para manter o banheiro do seu bichano

Publicidade

Os gatos costumam ter bastante facilidade para usar a caixa de areia. Se forem acostumados desde pequenos, melhor ainda. Mas, mesmo adultos que nunca usaram a caixa, vão aprender fácil a ir nesse local fazer suas necessidades, pois ele gostam de um cantinho higiênico para isso.

Entre os diversos tipos de areia para gatos que você encontra no mercado, elas variam o tamanho dos grânulos de areia, os cheiros e até as que levantam mais ou menos poeira.

Mas, você também pode fazer areia para gatos caseira. Veja o que vai precisar e faça o teste para ver se o seu felino vai gostar.

1. Areia para gatos com fubá

O fubá com grânulos mais grossos é uma alternativa natural para usar como areia para gato, pois ele adere bem ao xixi e ao cocô, facilitando na hora de limpar a caixa.

Publicidade

Misture o fubá com um pouco de bicarbonato de sódio para servir como bloqueador do odor, evitando que se espalhe pelo ambiente.

É só essa mistura que precisa fazer, colocando em bastante quantidade na caixa para que o gato possa remexer à vontade e o fubá grude bem nas necessidades do bichano.

2. Com serragem

Outra alternativa interessante é comprar serragem em loja de produtos agrícolas ou conseguir em marcenarias sem pagar nada, pois é um resíduo que eles costumam eliminar.

A serragem é bem leve, tem um cheiro agradável de madeira e existem diferentes tamanhos de farelos. Ela é um bom absorvente e vai ajudar a formar os torrões para recolher depois.

Publicidade

Assim como na dica com fubá, misture um pouco de bicarbonato de sódio à serragem para neutralizar os odores. Além disso, certifique-se de que a serragem não tenha entrado em contato com produtos químicos, como verniz.

3. Areia de construção

Os gatos adoram uma boa areia para fazer suas necessidades. Você pode comprar a areia em loja de materiais de construção ou pode pegar de alguma sobra de construção recente, que não esteja velha.

Tenha o cuidado de peneirar a areia, pois pode conter detritos, especialmente se for uma areia já exposta ao tempo ou que outros animais possam ter usado. A dica do bicarbonato continua valendo para deixar a areia menos úmida e para absorver os odores.

Publicidade

Outras opções menos práticas

Você pode usar vários outros alimentos em forma de pó fino ou grosso para servir de areia para o seu gato, misturando com bicarbonato ou cal para amenizar os odores. Mas, não são opções tão práticas.

A farinha de mandioca, por exemplo, tem um aroma que pode fazer o gato querer comer. Aí você tem que ficar de olho e educá-lo a não comer, pois em grande quantidade pode fazer mal a ele.

Outro exemplo é a borra de café seca, que o gato não vai querer comer, mas provavelmente vai ficar grudada nas patinhas dele e, como é escura, pode deixar a sua casa mais suja.

Publicidade

Outra ideia é com restos de papel ou jornal que iriam para o lixo. Você precisa fazer um processo de reciclagem desse papel, deixando-o de molho em água, depois escorrendo e deixando secar para formarem grumos aglomerantes. É um processo que exige bastante papel e mais tempo de preparo, mas pode ser uma alternativa caso você tenha bastante papel e queira reciclar.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM