Como espantar morcegos
Crédito: Pxhere
em

Como espantar morcegos e evitar doenças graves

Conheça quais são as doenças que esses animais transmitem e como espantá-los de casa

Publicidade

Com a crescente sensação de impunidade, as queimadas vêm aumentando significativamente. Isso faz com que animais saiam de seu habitat normal, para se abrigarem nas cidades. É o caso dos morcegos, que podem passar muitas doenças, incluindo a raiva. Veja quais são e como espantar morcegos de sua casa, sem se contaminar.

Os morcegos são fundamentais para o equilíbrio ecológico. Isso porque, além de comer insetos, eles ajudam a polinizar as plantas. Dessa forma, você vai ter mais frutos disponíveis para colheita. Porém, nem tudo são flores nesse relacionamento, pois eles podem passar doenças letais.

Publicidade

Doenças transmitidas

Se não forem incomodados, os morcegos não atacam o ser humano. Eles dormem durante o dia e se alimentam pela noite. Isso faz com que sua presença, muitas vezes, não seja notada. Porém, mesmo sem vê-los, eles podem passar doenças, a exemplo da raiva e da histoplasmose.

Histoplasmose

Muito menos conhecida do que a raiva, pode ter um contágio muito mais fácil. Isso porque você não precisa nem mesmo chegar perto do morcego para se contaminar. A histoplasmose é passada através das fezes secas do animal, que lançam esporos nocivos ao seu corpo.

Publicidade

É uma doença micótica sistêmica, ou seja, causada por um fungo que infecta todo o organismo. Isso acontece por causa da contaminação pelo fungo Histoplasma Capsulatum, que libera esporos no ar, sendo levados para o pulmão. Lá, eles causam inflamações nos alvéolos pulmonares, causando sintomas como:

  • Febre alta;
  • Perda de apetite;
  • Dor nos músculos, na cabeça e na região torácica;
  • Cansaço;
  • Tosse seca e contínua ou com sangue;
  • Falta de ar;
  • Emagrecimento;
  • Nódulos calcificados no pulmão;
  • Sudorese noturna.

Raiva

A raiva pode ser passada através da mordida ou lambida de um animal infectado, mas não entre humanos. Ela tem origem viral, sendo o Rhabidoviridae Lyssavirus que contamina principalmente células do sistema nervoso. O vírus vai progredindo aos poucos até chegar no cérebro, causando encefalite.

Esse vírus só pode ser transmitido através de mamíferos, sendo os cachorros e morcegos os principais vetores. Entre humanos, somente se houver transplante de órgãos infectados ou se alguém que não tomou vacina, inalar o vírus em uma caverna infestada de morcegos. Veja quais são os principais sintomas:

Publicidade
  • É importante lembrar que a fase inicial é assintomática, aparecendo somente quando já infectou o cérebro;
  • Mal estar generalizado;
  • Estado febril leve;
  • Dores na garganta e cabeça;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Formigamento e ardor ou prurido no local da mordida;
  • Inquietação e ansiedade

 Como espantar morcegos

como espantar morcegos de casa
Crédito: Pxhere

Como é proibido matar os morcegos, sendo um crime ecológico, o ideal é espantar da forma correta. A regra número um é nunca tocar no animal, principalmente se ele estiver caído no chão (sinal de contaminação por raiva). Sempre que for prender um morcego, o faça com uma toalha grande (a ser jogada fora em seguida) ou uma caixa de papelão. Abra as janelas e espante o visitante com uma toalha ou capture e chame a vigilância sanitária.

Se eles estiverem morando na sua casa, procure tornar o ambiente desconfortável. Troque algumas telhas por outras transparentes e aumente a luminosidade no local, inclusive de noite. Se as paredes tiverem furos, aplique o reboco ou conserte o que está quebrado. A prefeitura de São Paulo indica ter atenção a locais como “forro de edificações, juntas de dilatação dos prédios, caixas de persianas, chaminés e dutos de ventilação, porões, sótãos, garagens, árvores com copas bem fechadas, sob as folhagens das árvores ou beirais de edificações”.

Prevenir é sempre o melhor remédio. Se encontrar foco de morcegos na sua casa ou nos arredores, chame a vigilância sanitária. Se possível, evite o contato com o animal e não mate, ele pode não estar contaminado e a entidade competente saberá como lidar com a situação. Além disso, matar morcegos é crime ambiental.

Publicidade
principais ferramentas de jardinagem

7 Ferramentas de jardinagem essenciais para ter em casa

sarampo mata

Sarampo mata? Entenda a gravidade da epidemia