Nem todas as receitas de como clarear virilha são caseiras. Algumas vezes, dependendo do caso, pode ter um melhor resultado fazer o tratamento em uma clínica de estética. Isso porque algumas pessoas podem sentir reações alérgicas a determinados ingredientes ou fórmulas caseiras, ou também porque o escurecimento dessa área da pele é muito acentuado.
Assim, as receitas caseiras não vão dar conta de clarear o bastante e deixar a pele uniforme com a das coxas. Então, veja algumas opções de tratamentos para pesquisar mais a fundo e chegar à melhor opção no seu caso.
Veja também: passo a passo de como fazer as unhas dos pés em casa
Como fazer clareamento de virilha: opções de tratamentos
Conheça um método realizado na clínica de estética, uma opção de pomada para usar com cuidado e também uma dica natural e mais baratinha para fazer em casa. Todas elas são baseadas nas explicações de profissionais da área para garantir que faça com segurança.
1. Como clarear virilha com peeling químico
Essa primeira dica é de um tratamento estético para fazer na clínica de dermatologia. Lembre-se que é muito importante contar com suporte de um profissional capacitado, muito bem recomendado, para garantir a sua segurança e um resultado perfeito.
No peeling químico se usa um produto líquido, que é um tipo de ácido dermatológico, que é aplicado na região, num procedimento bem rápido. Mas esse procedimento só pode ser feito uma vez ao mês, pois como nessa região da virilha há poucas glândulas sebáceas, a pele demora mais para se regenerar. Acompanhe como é feito o procedimento nesse vídeo da Dra. Cintia Cunha:
2. Como clarear virilha em casa com pomada
Existe para vender na farmácia uma pomada clareadora de manchas. A composição dessa pomada é dipropionato de betametasona + ácido salicílico. De fato, a pomada funciona, mas tem seus poréns. Para começar, todo tipo de medicamento tem suas contraindicações. Então, não é todo mundo que pode usar.
Além disso, é necessário seguir certinho as instruções de uso para ver resultado e para evitar efeitos colaterais. Então, nada de ficar usando pomada de qualquer jeito. Para começar, confira todas as recomendações da Dra. Camila Azzini, que é dermatologista:
3. Como clarear virilha com ingredientes naturais caseiros
Agora que você já conhece um método simples para fazer na clínica de estética e um método com pomada para fazer em casa, veja também as opções de ingredientes naturais para testar. Lembre-se que cada pessoa tem um tipo de pele e uma condição de saúde. Então, se tiver qualquer tipo de reação adversa, suspenda o uso e vá ao dermatologista.
Nesse vídeo da Esteticista Patricia Elias, ela ensina como fazer uma receita clareadora usando batata, óleo de coco e vinagre de maçã orgânico. Veja o passo a passo e todas as dicas para aprender a como clarear a virilha e as axilas com segurança e eficácia:
Por que a virilha escurece?
O motivo de a virilha escurecer é mesmo que ocorre com a pele das axilas. Aliás, não é apenas um motivo, podem ser vários. Mas, conforme explica a Dra. Cintia Cunha, existem basicamente 3 motivos:
1. Desordem metabólica
Quando metabolismo não está funcionando bem, algumas coisas começam a se alterar no corpo, e uma delas é a coloração da pele nessas regiões mais escondidas. Um dos principais motivos para a desordem metabólica é o sobrepeso.
O que causa isso, de forma mais específica, é uma resistência à insulina, bem comum na obesidade, que vai resultar em uma maior pigmentação da pele. O escurecimento também pode acontecer no pescoço.
Nesse caso de desordem metabólica, não faz sentido recorrer aos tratamentos estéticos, pois o problema tem uma causa que precisa ser tratada antes de partir para a estética. Então, converse antes com um médico dermatologista ou endocrinologista.
2. Eretrasma
Outra possível causa do escurecimento da pele em algumas regiões é uma infecção de pele chamada eretrasma. Essa infecção é causada por um tipo de bactéria e não tem muitos sintomas, mas a região afetada fica em um tom avermelhado, já que está irritada. O dermatologista consegue diagnosticar com facilidade para fazer o tratamento antes de pensar em como clarear a virilha ou outra região afetada.
3. Processos depilatórios
Por fim, outra causa, e mais comum, para ficar com a virilha e as axilas mais escuras, são os processos de depilação, desde os mais simples. Com o tempo, o passar da lâmina, o arrancar da cera quente ou fria, vão danificando a pele aos poucos, de um jeito que muitas vezes nem se percebe. Então, com a repetição dessa depilação a cada 15 dias ou a cada mês, é o que vai deixando a pele mais escura.