Como afinar cabelo
Crédito: Freepik
em

Como afinar cabelo: truques para o dia a dia + receita caseira

As dicas são para ter fios mais hidratados, alinhados, sem frizz e com menos volume, parecendo mais finos

Publicidade

Desde que o mundo é mundo, as pessoas desejam o contrário do que têm. Por isso, quem nasceu com cabelo encaracolado deseja alisar; quem tem cabelo fino deseja engrossar e, quem tem cabelo grosso, quer afinar para ter menos volume, mais leveza e menos frizz.

Bem, já podemos adiantar que um cabelo não fica sem frizz e menos armado só porque os fios são mais finos. E existem diferentes formas de reduzir o frizz e o volume dos fios grossos, aliás, são essas formas que você vai conhecer agora, com dicas para dar a impressão de que seus fios de cabelo são mais finos.

Publicidade

Atenção, pois é apenas para dar a impressão, já que não há fórmula caseira para modificar a estrutura dos fios e transformá-los em mais finos. Veja as dicas e faça o teste para decidir se gosta do resultado.

Lave o cabelo com água fria

Essa é uma dica bastante popular e, na verdade, vale para todos os tipos de cabelo. Nunca lave os fios com água escaldante, pois eles perdem a hidratação, ressecam e aumentam o frizz. Prefira água morna quase fria ou fria mesmo. Essa temperatura ajuda a fechar as cutículas dos fios, melhorando a hidratação, aumentando o brilho, a maciez, reduzindo o frizz e o volume.

Publicidade

Faça rodízio de xampu

O rodízio de xampu consiste em variar o tipo de xampu a cada lavagem. Você pode ter dois, três ou quatro xampus que atendam a diferentes necessidades do seu cabelo, como por exemplo, um xampu para cabelo seco, outro para quimicamente tratado e um terceiro para cachos.

Essa variação dos xampus a cada lavagem ajuda seu cabelo a ter todas as necessidades atendidas e, com isso, a se comportar melhor, do jeito que você espera. É um mito pensar que o cabelo precisa acostumar sempre com o mesmo xampu. Depois que certa necessidade foi atendida, aquele xampu não vai mais fazer o mesmo efeito, e aí o cabelo será prejudicado.

Cuidado ao escolher o condicionador

Se você escolher o condicionador errado, poderá deixar seu cabelo muito cheio, parecendo mais grosso. Escolha uma opção que seja leve e bem hidratante, e lembre-se que condicionador não é creme para pentear, ou seja, não pode ser usado sem enxágue.

Publicidade

Por outro lado, se você tem um creme para pentear favorito, que deixa seus fios alinhados e parecendo mais finos, pode usá-lo como condicionador, enxaguando depois de aplicar.

Alise de vez em quando – do jeito certo

Se você quiser que seu cabelo pareça mais fino em certa ocasião, aposte na clássica chapinha ou na escova. Lembre-se de aplicar um protetor térmico antes para proteger os fios do calor.

Quando você alisa o fio cacheado ou crespo, ele parece ser bem mais fino, ainda que continue com a mesma espessura. Faça um trabalho caprichado, mecha por mecha, pegando mechas bem finas de cada vez, para ficar bem lisinho e sem volume.

Publicidade

Escolha um corte de cabelo favorável ao resultado pretendido

O seu corte de cabelo pode fazer os fios parecerem mais finos. Os cortes com navalha são ótimos para ter esse resultado, mas é o seu cabeleireiro de confiança quem dirá o melhor formato e comprimento para o que você espera.

Veja também: Corte em camadas internas pode ajudar a diminuir o volume do cabelo

Faça uma hidratação com açúcar

Essa receita caseira é fácil de fazer, deixa o cabelo mais alinhado, sem frizz, bem macio e brilhoso, ou seja, parecendo mais fino.

Publicidade

Ingredientes

  • Açúcar: 2 colheres de sopa (refinado ou outro);
  • Vitamina E: 1 ampola;
  • Máscara de hidratação da sua preferência: 3 colheres de sopa.

Modo de fazer

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente.
  2. Lave o cabelo com xampu e retire o excesso de água com a toalha.
  3. Aplique a mistura mecha por mecha, do comprimento às pontas, enluvando bem.
  4. Se tiver, coloque uma touca térmica ou de alumínio para potencializar o efeito.
  5. Deixe o produto agir no cabelo por 30 minutos.
  6. Enxague bem e finalize como de costume.

Veja também: Mais receitas de hidratação com açúcar

Publicidade
Perigos da queda em idosos

Perigos da queda em idosos – e dicas para evitar

Simpatias com água

Simpatias com água para vida amorosa, pessoal e profissional