comidas que rendem
Crédito: Pxhere
em

Comidas que rendem: receitas baratas para fazer em grande quantidade

Ideais para quando precisar servir muitas pessoas ou quiser deixar pronta a marmita do mês inteiro

Para quem não está acostumado, fazer comidas que rendem, em grande quantidade, pode parecer complicado. Afinal, é bem diferente dar o ponto certo a 500 gramas ou a 5 quilos de arroz. Mas se você está precisando aprender a fazer comidas em maior quantidade, seja porque precisa fazer comida para muitas pessoas ou quer deixar pronta a marmita do mês para a família, aprenda algumas receitas que são econômicas, com todas as dicas de preparo.

Veja também: dicas para organizar suas marmitas congeladas

Como fazer comida barata e em grande quantidade

Feijão, arroz, legumes, um arroz de carreteiro e um estrogonofe de frango. Veja como preparar esses alimentos básicos e baratos em quantidades grandes, pois são comidas que rendem.

As receitas de arroz comum, arroz carreteiro e feijão são para 100 ou mais pessoas. Mas essa é só uma base para você calcular quanto vai precisar para servir, por exemplo, 25 ou 30 pessoas em uma festa, ou para alimentar uma família de 5 pessoas no mês inteiro.

No caso do estrogonofe é para quando for receber até 10 convidados e a de legumes é para até 4 pessoas em casa, ao longo do mês. Veja as medidas e dicas.

Como fazer 5 quilos de arroz

Com 5 quilos de arroz dá para alimentar bastante gente e fazer arroz para uma grande família por alguns dias, se congelar. A média de 5 quilos de arroz, dependendo dos acompanhamentos, serve 1 refeição para uma quantidade entre 100 e 150 pessoas. Então, dá para você calcular a metade ou 1/3 dessa quantidade se quiser servir menos gente de uma só vez ou a sua família por vários dias. Veja as dicas de quantidades de água e temperos a utilizar.

Ingredientes

Arroz: 5 quilos;
Óleo: 1 copo americano;
Sal: 1 copo americano;
Alho batido no liquidificador: 4 colheres (sopa);
Cebola ralada: 1 unidade.

Essa é uma receita com um tempero bem simples e sem exagero, ideal para satisfazer o gosto de todo mundo e poder misturar com outros pratos. Veja o passo a passo do preparo nesse vídeo do canal Sivira com Manu:

Como fazer 5 quilos de feijão

Agora, depois de aprender a fazer 5 quilos de arroz, é claro que não poderia faltar uma receita do principal acompanhamento do arroz que é o feijão. Essa também é uma receita mais neutra para atender ao gosto de várias pessoas, mas bem saborosa, com tudo na medida certa.

Ingredientes

Feijão: 5 quilos;
Água: 25 litros;
Alho triturado: 3 cabeças;
Óleo: cerca de 1 xícara;
Sal: 1 concha e meia ou 2 conchas, adicionando aos poucos;

Depois você vai adaptando a receita ao seu gosto, adicionando carnes e mais temperos. Essa receita pode chegar a servir 140 pessoas, considerando um buffet de restaurante, em que cada um come um pouquinho. Veja o passo a passo do preparo:

Como preparar e congelar legumes para o mês

Se você não precisar de uma quantidade tão grande de legumes, pois são apenas 2, 3 ou 4 pessoas na casa, quer vão comer os legumes só no almoço, mas quiser deixar pronto para 15 dias ou 30 dias, veja como escolher uma boa variedade, como limpar, cozinhar, cortar e armazenar tudo no seu congelador.

Assim, vai ficar muitos dias sem passar aquele trabalho de fazer o processo inteiro e também vai economizar bastante, pois pode aproveitar um dia mais barato na feira para comprar tudo de uma só vez. Os legumes são ótimas comidas que rendem. Confira todos os detalhes nesse vídeo do canal Verônica Laino:

Arroz de carreteiro para 100 pessoas

Essa também é uma receita bem grande, mas que fica fácil calcular para reduzir na metade ou para 25 pessoas, como quando for reunir a família toda em casa e quiser fazer um prato principal prático. Confira a quantidade para 100 pessoas:

Ingredientes

Arroz: 4,5 quilos;
Bacon picado: 1,5 quilo;
Calabresa picada: 3 quilos;
Carne seca dessalgada, cozida e desfiada: 2 quilos;
Cenoura ralada: 1 quilo;
Milho e ervilha (Duo): 2 quilos;
Alho: 4 cabeças;
Cebola: 1 quilo;
Cheiro-verde (salsinha e cebolinha): 3 maços.

Como os ingredientes já são bem salgados, vá com cuidado no sal. Precisa ir provando e adicionando ao longo do cozimento. Veja todos os passos da receita nesse vídeo da Chef Léo Oliveira:

Estrogonofe de frango para até 10 pessoas

Para um almoço ou jantar com até 10 pessoas, você pode servir arroz e estrogonofe com bastante salada fresca. Essa também é uma das ótimas comidas que rendem. Então, já sabe como fazer o arroz, só precisa ver as quantidades de ingredientes para o estrogonofe:

Ingredientes

Peito de frango, cortado e temperado: 2 ½ quilos;
Margarina: 3 colheres (sopa);
Cebolas médias picadas: 2 unidades;
Catchup: ½ xícara;
Creme de cebola: 1 pacote;
Champinhom fatiado: 200 gramas;
Creme de leite: 3 caixinhas.

Acompanhe o passo a passo do preparo neste vídeo do canal Vovó 180 Graus:

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
geladinho de chocolate

Como fazer geladinho de chocolate: 5 sabores maravilhosos

organizar gavetas

Como organizar gavetas de roupas e acessórios: 7 dicas práticas