grudar na grelha
Crédito: Freepik
em

Como fazer para a comida não grudar na grelha do churrasco

Veja esses truques caseiros simples e faça o teste na hora de preparar o seu próximo churrasco de domingo

Na hora de preparar um churrasco, seja de carne vermelha, frango ou peixe, não é surpresa se a carne grudar na grelha. O problema é que além de deixar a carne com um visual menos atrativo, também vai queimar aquele pedaço que ficou grudado e o churrasco vai desandar. É sempre um incômodo, mas que pode ser evitado. Veja o que se pode fazer para a comida não grudar na grelha.

Veja também: receitas de molhos para churrasco

O que fazer para a comida não grudar na grelha do churrasco

carne não grudar na grelha
Crédito: Freepik

Quanto mais você usa a sua grelha de churrasco, mais precisa cuidar para mantê-la sempre limpa e protegida. Assim, vai evitar que as carnes grudem e o churrasco queime. Então, veja quais são as melhores dicas para manter a sua grelha em bom estado e nunca ter sua carne despedaçada porque grudou.

Truque da batata para carne não grudar na grelha

Essa primeira dica é bastante conhecida e muito simples de fazer. Você só vai precisar cortar uma batata crua ao meio e esfregá-la na sua grelha antes de começar a fazer o churrasco.

O amido contido na batata vai criar uma camada protetora, como se a grelha fosse untada, e aí a carne não vai colar no metal. É só isso.

Apenas tenha o cuidado de não deixar pedaços de batata grudados na grelha, pois quando ela for ao fogo essa batata vai queimar e pode prejudicar o sabor da sua carne.

Truque para fazer peixe na churrasqueira

Quem já viu o preparo de peixes na churrasqueira, provavelmente percebeu que o melhor método para a carne não grudar na grelha é envolvê-la em papel-alumínio. De fato, é o melhor jeito.

Mas, caso não tenha, outra dica é deixar o peixe com as escamas, pois elas servirão de proteção para que a pele e a carne do peixe não grudem na grelha. Na hora de comer é só tirar a parte da pele, e isso cada um faz no seu prato.

Dica para carne não grudar na grelha de porcelana

Além da grelha tradicional, de metal, tem também o modelo de porcelana que é mais fácil de limpar. Mas, também existe o risco de a carne grudar nessa grelha, principalmente o peixe. Nesse caso, a saída é passar um pouco de óleo na grelha ou na própria carne, se for peixe, pois o óleo vai untar a grelha e manter a carne soltinha sobre ela. É a mesma coisa que se faz com as formas antes de levar uma massa de bolo ao forno.

Manter a grelha sempre limpa

Além de usar algum desses truques simples, também é muito importante manter a sua grelha sempre limpa. Então, depois de cada churrasco, faça aquela faxina na sua grelha para evitar que as carnes grudem ou que os restos do churrasco anterior queimem ali na próxima vez, e acabem estragando o sabor da sua carne.

Essa limpeza pode ser feita com água e sabão neutro mesmo. Pode ser água quente para ajudar a soltar a sujeira mais grossa. Outra dica é passar um pedaço de pão duro, esfregando bem por toda a grelha ainda seca, e só depois lavar bem com água morna, detergente e uma boa esponja.

5 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
bolo de milho cremoso

Aprenda a fazer bolo de milho cremoso com estas 8 receitas deliciosas

sopa para dieta

Sopa para dieta: 6 deliciosas receitas para variar o cardápio