em

Mito ou realidade: comer pepino à noite faz mal?

O pepino pode ser indigesto para algumas pessoas, mas será que isso faz dele um vilão? Descubra a verdade.
comer pepino a noite faz mal
Crédito: Pixabay

Tem certos alimentos que não fazem uma boa digestão se você comer e for dormir. Aliás, de modo geral é melhor sempre fazer a última refeição pelo menos 3 horas antes de ir se deitar para que o seu corpo trabalhe mais tranquilo durante o sono. Mas a questão aqui é se comer pepino à noite faz mal. O que esse vegetal por causar de ruim se fizer isso? Veja a resposta.

Pepino à noite faz mal: sim ou não?

comer pepino a noite faz mal sim ou não
Crédito: Pixabay

Não há estudos que comprovem que comer pepino à noite faz mal. Na verdade, cada pessoa reage aos alimentos de uma forma particular, então não dá para generalizar. Mas também é preciso levar em consideração que muita gente sente indigestão depois de comer pepino.

Nesse caso, o que aumenta a chance de se sentir mal depois de comer pepino é o fato de ele estar descascado. Na casca do pepino há muitas enzimas digestivas, então quando comer, lave bem a casca e coma ela junto. Sendo assim, pode comer pepino em qualquer hora do dia.

Agora, especificamente sobre o fato de que comer pepino à noite faz mal, a única ligação coerente é porque esse vegetal é diurético, ou seja, vai estimular a produção de urina. Assim, seu sono vai ser interrompido porque vai precisar levantar para ir ao banheiro. Então é melhor evitar. Fora isso, não há problema em comer pepino à noite, no jantar.

Mitos sobre o pepino

O pepino é um alimento muito saudável, rico em vitaminas, minerais, fonte de fibras e diurético. Ele também é muito bom para acalmar a pele, por isso é ingrediente de diversas receitas de máscaras faciais caseiras. Mesmo assim há alguns mitos sobre o pepino que precisam ser quebrados para que ele seja aproveitado sem medo.

1. Pepino com casca faz mal

Como já mencionado, comer pepino com casca não faz mal. Ao contrário, faz bem. Claro, desde que a casca esteja devidamente higienizada. Então, ao começar a comer dessa forma, vai evitar aquele mal estar típico.

2. Pepino engorda

Esse é um grande mito. O pepino é rico em água e fibras, além de ter poucas calorias, o que faz dele um bom aliado no emagrecimento. Se tem uma coisa que esse vegetal não faz é acumular gordura no corpo.

3. Pode comer pepino à vontade

Mesmo que seja um alimento muito saudável, não é bom comer pepino descontroladamente. Então, se você já ouviu que pepino é o tipo de alimento que pode comer à vontade, não é bem assim.

O fato é que como o pepino é muito diurético, se comer mais de uma unidade por dia e não beber água o suficiente, poderá urinar demais e acabar faltando água no organismo. Mas se equilibrar as coisas, está tudo bem.

O que não comer à noite para dormir bem

alimentos para evitar de noite e dormir melhor
Crédito: Pixnio

De modo geral você deve evitar comer antes de dormir porque senão o seu estômago vai ficar trabalhando na digestão ao invés de fazer a limpeza do seu organismo enquanto você dorme. Mas mesmo que coma 3 horas antes de dormir, alguns alimentos são mais pesados ou estimulantes e podem atrapalhar o sono. Veja o que não ingerir à noite.

1. Alimentos estimulantes

Os alimentos que contém cafeína devem ser evitados à noite porque vão dificultar a liberação da melatonina, que é o hormônio do sono. Sendo assim, evite café, chá com cafeína, refrigerante de cola, guaraná, energético e chocolate à noite.

2. Comida gordurosa

A gordura que você ingere necessita ser queimada para não acumular no corpo. Então, a pior hora para comer alimentos gordurosos é à noite. Sendo assim, evite qualquer tipo de fast food, carnes gordas, bacon, embutidos, todas as frituras, queijos amarelos, leite integral e derivados.

3. Alimentos pesados

Alimentos que demoram mais para digerir devem ser evitados à noite, então não coma massas, feijão, carne vermelha, pão e os pratos mais pesados que comeria no almoço. Além disso, a quantidade também faz diferença. À noite coma pequenas porções de qualquer alimento.

4. Açúcar industrializado

O açúcar que não seja o natural das frutas também deve ser evitado antes de dormir. Ele estimula o corpo, pois é uma dose de energia que você está ingerindo. Assim, seu organismo vai começar a se agitar ao invés de se preparar para descansar.

5. Termogênicos

Da mesma forma que a cafeína e o açúcar, os alimentos termogênicos fazem o corpo acelerar, pois provocam o aquecimento. Então, deve evitá-los se deseja dormir melhor. Eles são as pimentas, a canela, o gengibre e o açafrão.

Por fim, agora que sabe que comer pepino à noite faz mal é mito, e sabe o que não deve comer à noite, também é bom saber do contrário. Conheça alguns alimentos que estimulam a liberação de melatonina e ajudam a dormir melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

fritar salgado congelado
Como fritar salgado congelado sem fazer sujeira
por que gato tem medo de pepino
Por que gato tem medo de pepino? Descubra a verdade