comer grilos
Crédito: Pixabay

Comer grilos faz bem à saúde?

Em alguns países, esse alimento já é mais comum do que você imagina

Publicidade

Comer insetos faz parte da cultura de muitos povos. Essa prática é sempre mostrada em programas de televisão como algo extremamente exótico e comum dos países orientais. Já para a grande maioria das pessoas que vive no ocidente, comer esses pequenos bichos é algo repulsivo. Porém uma pesquisa publicada pela Scientific Reports realizada nos Estados Unidos, descobriu que comer grilos é ótimo para a saúde.

Entenda o estudo

comer grilos benefícios
Crédito: Pixabay

O estudo realizado pela pesquisadora Valerie Stull com 20 voluntários descobriu os benefícios desse alimento. Os grilos contêm nutrientes que reduzem a inflamação do corpo, melhoram as bactérias naturais encontradas no intestino e trazem benefícios para a saúde de modo geral.

Valerie se interessou em pesquisar os efeitos da alimentação de insetos nas pessoas por causa da sustentabilidade ambiental. Como os insetos são abundantes e precisam de menos água, comida e terra para o seu cultivo, eles geram menos gases de efeito estufa, além de serem uma fonte de proteína de qualidade.

Durante o estudo, os 20 voluntários tomaram o café da manhã feito com insetos por duas semanas. Para ser mais agradável e menos impactante, foi usada farinha de grilo nos alimentos, os transformando em shakes e muffins. Antes, durante e depois do estudo, os voluntários foram submetidos a exames de sangue e fezes para constatar as mudanças em seus organismos.

Publicidade
comer grilos benefícios
Crédito: The National

O resultado do teste mostrou que a dieta com grilos melhorou a função intestinal dos voluntários, agindo na melhora da flora intestinal como um alimento probiótico. Os exames também mostraram que a inflamação do corpo, associada a doenças como o câncer e a depressão, diminuiu. Em conclusão, comer grilos se mostrou perfeitamente seguro aos seres humanos e cheios de benefícios a saúde.

Como a autora da pesquisa sabe que é difícil inclui-los na dieta, pois culturalmente eles não fazem parte da cultura alimentar de muitos países ocidentais, ela observa que grilos e lagostas são praticamente a mesma coisa. A única diferença é que um vive na terra e outro no mar.

Então, se caso você esteja disposto a começar a comer grilos e aproveitar os seus benefícios, saiba antes que não é qualquer um que você encontra no seu jardim que pode parar no prato. Os grilos que são comestíveis são criados em “cativeiro” para serem mais seguros e ter uma melhor fonte de proteína. Eles são encontrados para a compra na internet, na versão inteira ou em pó para ser adicionados às receitas. E se você for alérgico a moluscos é muito provável que seja alérgico a grilos, então melhor tomar cuidado.

PODE GOSTAR TAMBÉM