beneficios e dicas de comer devagar
Crédito: Freepik
em

4 Benefícios de comer devagar

Saiba como a velocidade com que você come influencia no funcionamento do organismo

Hora do almoço, você tem 1 hora para comer, mas em apenas 15 minutos já terminou o prato. Identificou-se com esse cenário? Então, confira as dicas e benefícios de comer devagar e entenda o porquê de ser tão importante prestar atenção ao ritmo de mastigação e outros aspectos relacionados ao tempo de ingestão.

Veja também: hábitos que causam o envelhecimento precoce

Benefícios de comer devagar

Comer rapidamente é um hábito terrível, não apenas para quem deseja emagrecer, mas também para quem procura explorar os nutrientes do alimento e usufruir de suas vantagens. Então, saiba como comer mais devagar pode trazer poderosos benefícios e mude seus hábitos alimentares!

1. Gera saciedade

Um estudo, publicado pelo Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que tanto pessoas com peso médio, quanto com sobrepeso, sentem-se mais saciadas ao comer lentamente. Isso se deve ao fato de que o cérebro só interpreta a partir de 15 minutos que está satisfeito, de um modo que se a pessoa comer antes desse prazo, irá ingerir calorias a mais do que deveria.

2. Evita indigestão

Comer lentamente também auxilia para que o organismo processe o alimento corretamente, já que a mastigação também faz parte da digestão, com os dentes triturando a comida e a saliva auxiliando para a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, os alimentos são mais facilmente processados pelo sistema digestivo, o que evita a incômoda indigestão.

3. Potencializa o sabor da comida

Quando você engole rápido o alimento, não consegue explorar todas as sensações que ele poderia proporcionar, já que alguns temperos e até mesmo características do ingrediente só se manifestam no final do processo de mastigação. Ou seja, quanto mais rápido você comer, menos você apreciará o sabor da comida.

4. Diminui as variações na taxa de glicose

Comer demasiadamente rápido faz com que os níveis de glicose no organismo oscilem. Esse é um problema que pode acarretar danos a longo prazo no organismo, já que esses picos de glicose exigem o controle frequente por meio da insulina, o que pode diminuir a sensibilidade das células a esse hormônio.

Dicas para comer mais devagar

Muitas vezes, por conta da correria da rotina, alimentar-se rápido nas refeições já é um hábito. Por isso, é essencial que haja uma mudança de costumes, conheça dicas para comer mais devagar e usufrua das vantagens de se alimentar lentamente.

1. Comece com uma entrada leve

A sopa é a melhor entrada para grandes refeições, pois ela é nutritiva, leve e quente. Sua elevada temperatura irá obrigar a comer lentamente. Dessa forma, quando o almoço chegar, já não se sente mais aquela fome latente, o que colaborará para comer o prato principal devagar. Outro ponto é que a sopa não necessita da mastigação, o que também evita o risco de ser causadora da indigestão.

2. Não mexa em eletrônicos

O uso de celulares e televisão durante as refeições é um problema, pois as pessoas passam a se concentrar nos estímulos visuais e sonoros dos aparelhos, ao invés de focar na mastigação e no tempo adequado para se alimentar. Ao comer enquanto se assiste a televisão, entra-se em um modo automático que propicia uma mastigação automática, sem cuidado.

3. Coma acompanhado

Ao se alimentar junto com pessoas queridas, como a família e amigos, você irá conversar com eles e parar sua ingestão sucessivas vezes para fazer um comentário. Isso faz com que a mastigação seja controlada e que você comece a comer mais devagar. Além disso, você irá se preocupar em comer com a boca fechada e com outras regras de etiqueta, de um modo que irá controlar novamente o instinto de comer rápido.

4. Abuse das fibras

Alimentos ricos em fibras promovem a saciedade e impedem que a pessoa coma compulsivamente, já que são mais difíceis de serem triturados pela mastigação. Você pode encontrar esse nutriente na alface, aveia, linhaça, chia, quinoa, maçã, pera e muitos outros. Além disso, esse nutriente colabora para o processo da digestão, além de prevenir a constipação e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

5. Comer em um local confortável

Quando você está em um local desconfortável, a tendência é que você queira sair de lá o mais rapidamente possível. Isso também influencia quando você come, já que você tentará mastigar o mais rápido possível para acabar logo com a comida e sair do local.

Por isso, arrume a mesa antes de se alimentar e se certifique de que o local está agradável e sem muita interferência externa. Isso também envolve barulhos: ruídos de cortador de grama do vizinho, de furadeira, desenhos animados em alto e bom som, entre outros. O ambiente sonoro influencia nessa questão.

Conhecia esses benefícios e dicas? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chá de dna

Ela fez um chá de DNA para provar a paternidade da filha

carteira de vacinação para matrícula

Governo analisa pedir carteira de vacinação para matrícula escolar