em

7 combinações de alimentos que dificultam a digestão

Sabe aquele misto-quente com café ou a vitamina de leite com banana? Melhor evitar. Veja o motivo.

Se você ouvia na infância que não devia tomar leite e comer banana ao mesmo tempo, pode ser porque existia um sentido nisso (menos trágico do que “você pode morrer”). Mas talvez você nunca tivesse ouvido sobre outras combinações de alimentos que fazem parte do seu dia a dia e aumentam o risco de ter sua saúde prejudicada.

Quando falamos em prejudicar, não estamos afirmando que comer macarrão com carne moída ou bife com batata frita vai te deixar doente, mas vai dificultar a sua digestão e a absorção de nutrientes que mantêm seu corpo saudável. Veja o motivo:

1. Iogurte com abacaxi

A mistura a qual nos referimos neste exemplo é de fruta ácida com bebida láctea. Os alimentos ácidos são absorvidos mais lentamente e o abacaxi especificamente possui a enzima bromelina que pode reagir de forma tóxica quando em contato com a lactose. Prefira substituir a fruta ácida por frutas desidratadas.

2. Cerveja com amendoim

Você sempre comeu e nunca fez mal? Ok, sem excesso não tem problema. O que vai prejudicar sua saúde é o excesso de sódio do amendoim salgado que, além reter líquido e ressecar o organismo, para resolver esse problema gera sede, que normalmente é saciada com mais cerveja. Esta que, por sua vez, em excesso também é veneno.

3. Macarrão com carne moída

Como assim? O clássico macarrão com carne moída prejudica a saúde de que forma? O perigo não é percebido facilmente porque acontece nos processos químicos da ingestão do amido, presente no macarrão, com a proteína da carne, que juntos podem gerar uma combinação perigosa no sangue. Prefira macarrão integral e molhos de ervas.

4. Bife com batata frita

Bem, não precisamos citar que a batata frita é um alimento pouco recomendado, tanto pelo óleo refinado da fritura quanto por ser um carboidrato de absorção rápida que gera pico de insulina no sangue. Quando combinada com o bife de carne vermelha, que também exige esforço no processo digestivo, tendem a ficar “presos” e causar azia, gases e prisão de ventre.

5. Tomate com pepino

Dois vegetais tão comuns numa saladinha de almoço… Qual o perigo? De acordo com estudos, alguns componentes químicos destes dois vegetais não entram em acordo quando se encontram ao mesmo tempo no organismo, então podem gerar inchaço e gases.

6. Misto-quente com café

Esta dupla está entre as favoritas de um café da manhã reconfortante, mas o caso é que o queijo perde suas propriedades ao ser ingerido junto com o pão e o café. Se quiser absorver todo o cálcio que este laticínio fornece, prefira combiná-lo com ovos e chá.

7. Leite com banana

Uma vitamina de leite com banana é rica fonte de energia, cálcio e potássio. Mas temos que considerar que alguns nutricionistas recomendam comer as frutas doces sozinhas porque demoram mais para serem digeridas. Da mesma forma o leite precisa de mais espaço e tempo sozinho com o estômago para ser adequadamente absorvido.

De qualquer maneira, vale lembrar que cada organismo reage de uma forma particular aos alimentos que recebe, portanto, o que faz mal para você pode não fazer para o seu irmão ou amigo. Portanto, não tire ou inclua nenhum alimento da sua dieta sem antes consultar um profissional.

DICA DE TEMPEROS SAUDÁVEIS PARA AJUDAR NA DIGESTÃO

Agora que você já conhece as combinações que deve evitar ou comer com moderação, veja esta dica de Ingredientes naturais para temperar a comida e ajudar na digestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Arroz branco aumenta o risco de diabetes, diz estudo

chás para baixar o ácido úrico

5 Chás para baixar o ácido úrico