em

5 Coisas que pessoas ansiosas fazem

Se você é ansioso, isso acaba atrapalhando a sua vida e você nem percebe
Coisas que pessoas ansiosas fazem
Crédito: Pixabay

A ansiedade é uma emoção completamente natural do ser humano, que é capaz de alertá-lo perante uma situação de risco. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver um distúrbio que é uma ansiedade excessiva diante de situações do dia a dia. Há algumas coisas que pessoas ansiosas fazem, que talvez você nem perceba. Isso ocorre porque esse distúrbio passa a afetá-las psicologicamente e fisicamente.

Coisas que as pessoas ansiosas fazem

Coisas que pessoas ansiosas fazem voce nao sabe
Crédito: Pixabay

A ansiedade pode provocar sintomas físicos como aceleramento dos batimentos cardíacos, tremores no corpo e náuseas, por exemplo. Psicologicamente, ela causa medo, descontrole dos pensamentos, insônias, agitação e muitos outros. Diante de tantos sintomas, o comportamento das pessoas ansiosas fica diferente.

1. Dar importância demais às coisas que outros não dão

Pessoas ansiosas frequentemente dão importância a coisas que são pequenas aos olhos do outros. Você pode passar a reconhecer um colega ansioso quando ele mostra muita preocupação sobre um olhar que alguém o deu em busca de uma razão, uma conversação de dias atrás, e muitas outras coisas que se tornam uma espécie de obsessão devido à ansiedade.

Pode ser difícil que uma pessoa não ansiosa entenda, mas saiba que isso não a torna uma pessoa ruim, mas sim preocupada demais.

2. Comparar-se com os outros

Uma das coisas que pessoas ansiosas fazem com frequência é se comparar com os outros. Geralmente elas se comparam com pessoas da sua idade que alcançaram grandes objetivos: empregos dos sonhos, relacionamentos perfeitos e muitos outros.

Uma pessoa que não sofre de ansiedade sabe bem que nada é perfeito como se é mostrado nas redes sociais e na superficialidade dos relacionamentos. Porém, para uma pessoa ansiosa é difícil não se comparar com elas. Os ansiosos fazem essas comparações de maneira quase que imperceptível para eles mesmos devido a grande ansiedade, o que resulta em uma luta constante em busca de mais satisfação.

3. Remoer-se com suas falhas e possíveis soluções

A pessoa ansiosa tende a pensar demais nas pequenas coisas, incluindo nos pequenos erros. Se ela comete algum erro durante uma conversação, por exemplo, que a faz sentir-se envergonhada, ela já começa se perguntar coisas como “o que essa pessoa pensa sobre mim agora?”, “o que eu poderia ter feito de diferente?”, “devo conversar com ela de novo e explicar-me?”.

Cometer uma falha é natural, mas a pessoa ansiosa se remói e se julga incessantemente sobre aquilo, que acaba se tornando em um grande sofrimento interno que pode durar por dias.

4. Estar cansado e não conseguir dormir

Elas acordam cedo, ou de madrugada, e não conseguem dormir novamente durante muito tempo. Ao tardar da noite estão extremamente cansadas, fisicamente e mentalmente, mas não conseguem dormir.

Sendo assim, elas sofrem com essa dificuldade enquanto a cabeça está a mil por hora, com milhares pensamentos sobre o passado e também sobre o futuro. Se você é uma dessas pessoas, a meditação pode ser uma boa atividade para aliviar a tensão e a inquietude da mente.

5. Esperar e preparar-se para o pior

Você conhece aquele ditado que diz “espere o melhor, prepare-se para o pior”? Infelizmente esse não é o caso das pessoas ansiosas. Os pensamentos inquietantes e a preocupação constante causados pela ansiedade as fazem esperar logo para que o pior aconteça. O medo de que as coisas dêem errado em um futuro próximo se transforma em uma aflição.

Esses sentimentos e pensamentos as assombram diante de situações importantes ou não. Pode ser uma viagem com os amigos ou uma entrevista de emprego. A pessoa ansiosa estará constantemente pensando nas possibilidades do futuro, sendo comum que dêem ênfase às alternativas ruins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
criança recupera de autismo
Criança recupera-se de autismo com mudança na dieta
E se o governo imprimisse mais dinheiro para dar aos pobres?