não compartilhar objetos pessoais
Crédito: Freepik
em

12 Objetos pessoais que você não deve compartilhar com ninguém

Certas coisas devem ser usadas apenas por você, pois cada um cuida da higiene íntima de um jeito diferente

Cuidar da saúde envolve ter cuidados com o compartilhamento de objetos pessoais. Tem coisas que ficam em contato direto com o corpo, inclusive com sangue e fluidos corporais. Então, se você emprestar esse tipo de objeto para outras pessoas, mesmo que sejam íntimas e de confiança, corre o risco de transmitir ou contrair doenças de variados tipos.

1. Batom

O batom entra em contato com os lábios e também com a saliva. Uma das doenças que pode ser transmitida dessa forma é a herpes labial, principalmente se você ou a outra pessoa que for usar estiver com uma feridinha de herpes aberta ou cicatrizando no lábio. Uma vez contraída, a herpes não abandona mais o seu organismo.

2. Escova de dentes

Mesmo pessoas que têm dentes bem bonitos e escovam com frequência possuem uma grande quantidade de bactérias dentro da boca. Até porque essas bactérias não surgem apenas nos dentes, mas sim, podem vir de outras partes do sistema gastrointestinal. Então, nunca compartilhe sua escova de dentes e nunca pegue emprestada dos outros.

3. Calcinhas e biquínis

Existem diversos tipos de doenças que podem ser transmitidas ao compartilhar uma calcinha. Esse é um dos objetos pessoais mais íntimos de todos, e nunca deve ser compartilhado. Cada mulher cuida das suas calcinhas de um jeito próprio, e esse jeito pode não ser compatível com o seu. Mesmo depois de uma lavagem na máquina ainda é possível encontrar vestígios de fungos, vírus e bactérias nessa peça íntima, inclusive na calcinha do biquíni.

4. Sabonete em barra

Se você divide o banheiro com outras pessoas, é melhor que tenham sabonete líquido para lavar as mãos, o rosto e tomar banho. Isso porque o sabonete em barra entra em contato direto com o corpo de todos, e pode acabar infectado ao ser passado por áreas como feridas abertas ou com inflamações. Nem todo mundo toma o cuidado necessário para evitar esse tipo de transmissão, então é melhor não confiar.

5. Kit de unhas

Não é à toa que, quando você vai fazer as unhas na manicure, é recomendado que leve o seu próprio kit de unhas com alicate, lixa, cortador e outros utensílios. Essas peças entram em contato com camadas da pele, com unhas que podem ter fungos e também com o sangue, e acabam sendo vetores de transmissão de várias doenças.

6. Pedra pomes

A pedra pomes faz parte do kit de unhas de muita gente. Ela serve para eliminar as células mortas da pele dos pés, como uma lixa grossa. Mas, nesse processo de aplicação da pedra, ela retém diversas bactérias, vírus e fungos que podem estar presentes na pele, ou mesmo se causar algum machucado e entrar em contato com o sangue.

7. Toalhas

Tanto as toalhas de banho quanto as de rosto não devem ser compartilhadas. Quando uma pessoa está doente em casa, com uma doença viral ou bacteriana, é recomendado pelos médicos que ela não compartilhe seus objetos pessoais, inclusive toalhas, justamente porque os vírus e bactérias ficam alojados nas toalhas. Se precisar emprestar, ferva esse item e lave muito bem antes de usar de novo.

8. Fones de ouvido internos

Os fones pequenos, que se encaixam na parte interna da orelha, entram em contato com pele morta e cera de ouvido. Além do mais, a pessoa pode ter uma infecção de ouvido e não estar com sintomas. Nesse caso, ao compartilhar esse objeto, a doença pode ser transmitida. Se acontecer, desinfete muito bem os fones com álcool 70% antes de usar de novo.

9. Lâminas de depilação

As lâminas de barbear ou de depilar ficam com partículas de sangue, mesmo quando os cortes são microscópicos e você não consegue ver. Então, jamais compartilhe lâminas com outras pessoas, pois é possível transmitir ou contrair doenças sem nem saber que está infectado.

10. Brincos

Muitas pessoas sofrem com inflamação na orelha por causa do material de brincos. Por conta disso, é melhor evitar compartilhar seus brincos, pois a pessoa (ou você mesmo) pode estar com alguma infecção, ainda que na fase final de cicatrização. Se acontecer, desinfete os brincos com álcool 70% antes de usar de novo.

11. Pinça

As pinças são usadas para remover pelos do corpo, e nesse processo de depilação acontece de sair sangue, quando pega uma pontinha de pele ou remove um pelo muito grosso. Ou seja, também não é seguro compartilhar a pinça. Se acontecer, desinfete-a com álcool 70% antes de usar de novo.

12. Desodorante roll-on

O desodorante tipo roll-on entra em contato direto com a pele da axila, que pode ter sido depilada e estar com partículas de sangue expostas, ou pode estar com algum tipo de infecção de pele. Então, não compartilhe.

Veja também: esses cuidados são essenciais para a saúde da mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

thammy e filho

Natura escolhe Thammy Miranda para participar da ação de Dia dos Pais

atores que mudaram de vida

Veja os famosos da TV brasileira que mudaram de vida