em

Conheça os benefícios e como preparar o cogumelo Portobello

Veja por que o cogumelo é uma boa opção de alimento para começar a incluir no cardápio.
cogumelo Portobello
Crédito: Pixabay

O cogumelo Portobello é uma entre mais de 4 mil espécies de cogumelos comestíveis que existem. Com origem nas pastagens da América do Norte e da Europa, ele já ganhou a mesa dos braseiros por causa dos benefícios que oferece à saúde e do sabor que proporciona aos mais diversos pratos. Confira por que ele é uma boa opção para consumo e como prepará-lo.

5 Benefícios do cogumelo Portobello

Para que seja tão bom à saúde, o cogumelo Portobello conta com uma variedade importante de nutrientes que atuam em diversos sistemas do organismo. Veja só:

1. Atua na remoção das toxinas

As toxinas são as substâncias que não têm utilidade no organismo. Elas são absorvidas, em diferentes proporções, em tudo que é consumido, como o sódio e a gordura excessivos. Também podem ser produzidas dentro do corpo, como o ácido úrico.

Para eliminá-las, os rins necessitam da ação do fósforo, do potássio e do magnésio presentes no cogumelo Portobello entre outros nutrientes.

2. Melhora da saúde cardiovascular

A vitamina B é muito importante no processo de sintetização do colesterol ruim, que quando está elevado, é um risco para a saúde cardiovascular. Também é importante em outros processos relacionados à corrente sanguínea, como a produção de hemoglobina, que forma o sangue, a prevenção de anemia e o transporte do oxigênio pelo sangue.

3. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo

O potássio e as fibras presentes nos cogumelos Portobello são muito importante para as funções digestivas. Seu equilíbrio ajuda a prevenir prisão de ventre, inchaço e desconforto nessa região, além de contribuir com o nível de pH no sangue, equilibrando a proporção de bactérias naturais no intestino.

4. Promove ação antioxidante

A grande quantidade de vitaminas que compõe o cogumelo Portobello transformam-se em agentes antioxidantes ao serem digeridas. Assim, ajudam a combater o excesso de radicais livres que danificam as células, impedindo sua renovação. Ter células saudáveis é essencial para a prevenção de inúmeras doenças, inclusive o câncer.

5. Beneficia a regeneração muscular

Os cogumelos Portobello são considerados um dos grandes aliados de uma dieta para atletas e também vegetariana. Isso porque ele fornece uma quantidade relevante de proteínas, que são essenciais para a manutenção de músculos e tecidos.

Propriedades nutricionais

Para ter uma noção mais exata e prática das propriedades nutricionais do cogumelo Portobello, veja o que ele traz de bom na quantidade de 1 xícara, cerca de 120 gramas:

  • Valor calórico: 35 calorias;
  • Gordura: 0,7 gramas;
  • Carboidratos: 5,4 gramas;
  • Proteína: 4,0 gramas;
  • Fibras: 2,7 gramas;
  • Água: 109,7 gramas.

Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, potássio e magnésio, conforme você conferiu nos benefícios que oferece à saúde.

Como preparar cogumelos Portobello?

como fazer receita de cogumelo portobello-recheado
Crédito: Chef Ernâni Ermida

Existem muitas formas de preparar esse cogumelo, seja para servir como entrada ou incluir em outros pratos. Uma das receitas mais conhecidas é do cogumelo recheado, já que o “chapéu” desse tipo de cogumelo é grande e cabe uma boa porção de recheio para depois ser assado. Confira como fazer:

Ingredientes

  • Cogumelos Portobello grandes: 4 unidades;
  • Tomate: 5 unidades;
  • Queijo: 100 gramas;
  • Azeite: 100 mililitros;
  • Orégano: 1 colher de sopa;
  • Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

1. Comece preaquecendo o forno a 180 °C.

2. Depois limpe bem os cogumelos e retire os pezinhos, reservando-os. Coloque os cogumelos virados com a parte aberta para cima em uma assadeira.

3. Em uma tigela coloque os pezinhos dos cogumelos picados, os tomates picados, o orégano, sal, azeite, pimenta e misture bem.

4. Coloque uma boa porção desse recheio sobre cada cogumelo e leve para assar por 15 minutos.

5. Depois cubra com o queijo da sua preferência, ralado, e leve ao forno por mais 5 minutos para o queijo derreter. Está pronto para servir.

Dica de receita bônus

Além dessa receita que é mais popular, você também pode fazer cogumelo à milanesa, de um jeito bem prático. Confira no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

quiche de queijo
10 Receitas imperdíveis de quiche de queijo
sapatos masculinos confortáveis
Sapatos masculinos confortáveis: veja quais são os modelos e aprenda a diferenciar