em

Conheça os benefícios e como preparar o cogumelo Portobello

Veja por que o cogumelo é uma boa opção de alimento para começar a incluir no cardápio.
cogumelo Portobello
Crédito: Pixabay

O cogumelo Portobello é uma entre mais de 4 mil espécies de cogumelos comestíveis que existem. Com origem nas pastagens da América do Norte e da Europa, ele já ganhou a mesa dos braseiros por causa dos benefícios que oferece à saúde e do sabor que proporciona aos mais diversos pratos. Confira por que ele é uma boa opção para consumo e como prepará-lo.

5 Benefícios do cogumelo Portobello

Para que seja tão bom à saúde, o cogumelo Portobello conta com uma variedade importante de nutrientes que atuam em diversos sistemas do organismo. Veja só:

1. Atua na remoção das toxinas

As toxinas são as substâncias que não têm utilidade no organismo. Elas são absorvidas, em diferentes proporções, em tudo que é consumido, como o sódio e a gordura excessivos. Também podem ser produzidas dentro do corpo, como o ácido úrico.

Para eliminá-las, os rins necessitam da ação do fósforo, do potássio e do magnésio presentes no cogumelo Portobello entre outros nutrientes.

2. Melhora da saúde cardiovascular

A vitamina B é muito importante no processo de sintetização do colesterol ruim, que quando está elevado, é um risco para a saúde cardiovascular. Também é importante em outros processos relacionados à corrente sanguínea, como a produção de hemoglobina, que forma o sangue, a prevenção de anemia e o transporte do oxigênio pelo sangue.

3. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo

O potássio e as fibras presentes nos cogumelos Portobello são muito importante para as funções digestivas. Seu equilíbrio ajuda a prevenir prisão de ventre, inchaço e desconforto nessa região, além de contribuir com o nível de pH no sangue, equilibrando a proporção de bactérias naturais no intestino.

4. Promove ação antioxidante

A grande quantidade de vitaminas que compõe o cogumelo Portobello transformam-se em agentes antioxidantes ao serem digeridas. Assim, ajudam a combater o excesso de radicais livres que danificam as células, impedindo sua renovação. Ter células saudáveis é essencial para a prevenção de inúmeras doenças, inclusive o câncer.

5. Beneficia a regeneração muscular

Os cogumelos Portobello são considerados um dos grandes aliados de uma dieta para atletas e também vegetariana. Isso porque ele fornece uma quantidade relevante de proteínas, que são essenciais para a manutenção de músculos e tecidos.

Propriedades nutricionais

Para ter uma noção mais exata e prática das propriedades nutricionais do cogumelo Portobello, veja o que ele traz de bom na quantidade de 1 xícara, cerca de 120 gramas:

  • Valor calórico: 35 calorias;
  • Gordura: 0,7 gramas;
  • Carboidratos: 5,4 gramas;
  • Proteína: 4,0 gramas;
  • Fibras: 2,7 gramas;
  • Água: 109,7 gramas.

Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, potássio e magnésio, conforme você conferiu nos benefícios que oferece à saúde.

Como preparar cogumelos Portobello?

como fazer receita de cogumelo portobello-recheado
Crédito: Chef Ernâni Ermida

Existem muitas formas de preparar esse cogumelo, seja para servir como entrada ou incluir em outros pratos. Uma das receitas mais conhecidas é do cogumelo recheado, já que o “chapéu” desse tipo de cogumelo é grande e cabe uma boa porção de recheio para depois ser assado. Confira como fazer:

Ingredientes

  • Cogumelos Portobello grandes: 4 unidades;
  • Tomate: 5 unidades;
  • Queijo: 100 gramas;
  • Azeite: 100 mililitros;
  • Orégano: 1 colher de sopa;
  • Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

1. Comece preaquecendo o forno a 180 °C.

2. Depois limpe bem os cogumelos e retire os pezinhos, reservando-os. Coloque os cogumelos virados com a parte aberta para cima em uma assadeira.

3. Em uma tigela coloque os pezinhos dos cogumelos picados, os tomates picados, o orégano, sal, azeite, pimenta e misture bem.

4. Coloque uma boa porção desse recheio sobre cada cogumelo e leve para assar por 15 minutos.

5. Depois cubra com o queijo da sua preferência, ralado, e leve ao forno por mais 5 minutos para o queijo derreter. Está pronto para servir.

Dica de receita bônus

Além dessa receita que é mais popular, você também pode fazer cogumelo à milanesa, de um jeito bem prático. Confira no vídeo abaixo:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
quiche de queijo
10 Receitas imperdíveis de quiche de queijo
sapatos masculinos confortáveis
Sapatos masculinos confortáveis: veja quais são os modelos e aprenda a diferenciar