em

O que pode ser quando sinto coceira no ânus?

A coceira persistente no ânus pode ser sinal de alguma doença. Veja quais são as causas e tratamentos.
coceira no ânus
Designed by Freepik

O ânus, assim como qualquer outra parte de corpo, sente coceira de vez em quando, e é normal. Porém, se essa coceira for persistente ou vier acompanhada de outros sintomas, como dor, ardência e vermelhidão, é melhor prestar atenção nos seus hábitos e procurar um médico. Veja quais são as causas da coceira no ânus, como tratar, em qual médico ir e quais cuidados deve ter na rotina para prevenir.

O que causa coceira no ânus?

Algumas vezes, o simples fato de você suar demais pode causar coceira no ânus, pois essa parte do corpo também transpira. Outras vezes a culpa é da falta de higiene adequada ao não se limpar direito após defecar. Mas também pode ser:

1. Alergia

A reação alérgica que causa coceira anal pode acontecer por causa da depilação, do uso de algum produto, como creme ou perfume, não específico para essa parte do corpo, papel higiênico perfumado ou muito áspero e roupas íntimas feitas de material que não seja algodão.

2. Excesso de alimentos ácidos e picantes

Café, vinho, frutas cítricas, pimenta, cerveja, chocolate e refrigerante são ácidos ou picantes e podem causar coceira anal depois de defecar, pois suas substâncias irritantes ficam em contato com essa parte do corpo.

3. Vermes

Existe um parasita específico chamado Enterobius vermicularis que causa a oxiuríase. Ele é um verme que fica no intestino e causa coceira no ânus quando a fêmea deposita seus ovos.

4. Hemorroida

Outra causa da coceira é a hemorroida, que acontece quando vasinhos de sangue na região anal se dilatam e causam sangramento, dor, irritação e coceira intensa. Existem diferentes tipos de hemorroidas, internas e externas, que precisam ser curadas com ajuda médica.

5. DST

As Doenças Sexualmente Transmissíveis também afetam o ânus causando diversos sintomas, entre eles a coceira anal.

Como tratar?

O tratamento para a coceira anal vai depender da sua causa. Em primeiro lugar, se sentir coceira intensa que dura mais de três dias, certifique-se de que sua higiene anal está sendo bem-feita. Procure sempre lavar o ânus com água e sabão após evacuar, evitando papel higiênico.

Evitar os alimentos muito condimentados é outra forma de fazer o teste para ver se a coceira passa. Mas no caso de não passar, é recomendado procurar um médico para que ele prescreva medicamentos, que podem ser comprimidos ou pomadas, de acordo com a situação.

Que médico procurar?

Em caso de coceira no ânus, o médico que homens e mulheres devem procurar é o proctologista. Ele é especialista em tratar dos intestinos, do reto e do ânus. Então, ele vai saber o que fazer para qualquer uma das causas de coceira anal.

A importância da higiene

Como você viu, uma das causas da coceira anal é a falta de higiene adequada nessa região ou até o excesso dela. Pessoas que não se limpam direito após a evacuação têm maior chance de sentir coceira, pois essa sujeira vai começar a incomodar.

Além disso, passar papel higiênico demais no ânus para se limpar pode causar irritação e até machucar as pregas anais, gerando ardência e coceira. Então, o ideal é usar um papel higiênico mais macio, lenços umedecidos ou lavar o ânus com água e sabão após evacuar e usar uma toalha macia que sirva só para essa finalidade, sem dividi-la com outras pessoas.

Aqui também há outro ponto importante, já que foi falado em não dividir a toalha. A razão é que no caso de alguém em casa estar com vermes anais, seus ovos podem ser transmitidos pelas toalhas, roupas íntimas ou roupas de cama. Por isso não deve-se compartilhar esses utensílios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

xarope de guaraná
Benefícios e como fazer xarope de guaraná
bolo de cenoura fit
9 Receitas de bolo de cenoura fit deliciosas para comer sem culpa