cobertura de chocolate durinha
Crédito: Wikimedia Commons
em

Cobertura de chocolate durinha: 6 receitas práticas para bolos

Essas receitas são ótimas para decorar desde um bolo simples até cupcakes profissionais

Quando você faz um bolo simples, mas quer colocar uma cobertura para dar um toque especial, provavelmente se lembra da tradicional cobertura de bolo nega maluca. Ela é prática, rápida e uma delícia. Mas nem sempre essa cobertura fica com a textura que você quer. Algumas vezes fica mais líquida, mais cremosa, puxa-puxa ou quebradiça. Essa última, a cobertura de chocolate durinha, leva uma quantidade bem específica de ingredientes para dar o ponto.

Veja também: receitas de bolo bomba para ocasiões especiais

Como fazer cobertura de chocolate durinha

A cobertura básica de chocolate é feita com manteiga, leite, achocolatado e açúcar. Para fazer uma cobertura de chocolate durinha você vai precisar caprichar na proporção de açúcar porque é ele que vai fazer ela ficar sequinha e quebradiça. Veja também outras versões para que tenha opções a escolher.

1. Cobertura de chocolate durinha para bolo de cenoura

Só de olhar para essa cobertura já dá para saber que é perfeita, com uma camada durinha por cima que, ao morder, tem uma parte mais molinha por baixo. Combinada com esse bolo de cenoura muito fofinho, fica simplesmente irresistível. Para chegar a esse ponto ideal, confira no vídeo as quantidades de cada ingrediente.

2. Cobertura sequinha

Essa opção leva os mesmos ingredientes básicos da cobertura de chocolate, só que em quantidades um pouco diferentes. É uma dica para você saber que a receita também dá certo com pequenas variações, chegando no mesmo resultado. Essa opção fica até um pouco mais molhadinha, mas a casquinha durinha se forma muito bem, é só esperar esfriar para comer.

3. Cobertura de chocolate durinha com mais açúcar

Se aumentar um pouco a quantidade de açúcar e também de achocolatado em pó, a receita fica bem firme com aquele aspecto marmorizado. Ela fica granuladinha na boca porque dá para sentir os cristais de açúcar, ótima para combinar com um bolo bem fofinho. Aproveite e aprenda a fazer o bolo completo:

4. Cobertura com cacau

A versão com cacau em pó fica diferente da versão com chocolate em pó ou com achocolatado. O cacau não tem açúcar, então mesmo adicionando açúcar vai ficar menos doce. Além disso, ao começar a mexer a mistura na panela, você vai notar que ela engrossa bem mais rápido e fica bem consistente por causa do cacau. O resultado fica sequinho e macio ao mesmo tempo.

5. Ganache em ponto de bico

A ganache é um creme que pode ser usado como recheio ou cobertura. A mesma receita de chocolate em barra derretido misturado com creme de leite pode ficar mais líquida, cremosa ou durinha (ponto de bico), tudo vai depender do tempo que você deixar o creme descansando antes de aplicar sobre seus doces. Todas as versões ficam deliciosas e são fáceis de fazer.

6. Ganache branca em ponto de bico

Do mesmo jeito que você pode fazer a ganache tradicional com chocolate ao leite ou meio amargo também pode fazer com chocolate branco. A dica especial é escolher um chocolate nobre, de alta qualidade, para que a sua cobertura fique bem firme e bem macia, além de fazer toda diferença no sabor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pão de ló de chocolate

Pão de ló de chocolate: 6 receitas fáceis para fazer bolos deliciosos

receitas de charuto de repolho

Como fazer charuto de repolho com recheios variados