chuva de aranhas assusta moradores
Crédito: João Pedro Martinelli

Chuva de aranhas assusta moradores de Minas Gerais

O ocorrido tomou proporções nacionais e, em pouco tempo, as atenções se voltaram para essa pequena cidade

Publicidade

Imaginar insetos caindo do céu soa quase como uma passagem bíblica sobre pragas. Porém, isso se tornou realidade. Uma chuva de aranhas aconteceu em Minas Gerais e foi registrada por um morador da cidade de Espírito Santo do Dourado (MG).

Esse acontecimento deixou a população local muito assustada. Entenda o que houve e veja o vídeo.

Entenda o que aconteceu

O jovem João Pedro Fonseca, morador da cidade de Espírito Santo do Dourado, em Minas Gerais, gravou um vídeo mostrando uma chuva de aranhas, ou pelo menos o que parecia ser uma chuva de aranhas, em uma propriedade da zona rural de sua cidade. Ele fez o registro por vídeo enquanto visitava a casa de sua avó, em Ibirissu.

No vídeo, é possível ver muitos pontos pretos em uma teia gigantesca que estava suspensa nas árvores ao redor, nos postes de eletricidade e fiação elétrica pública. Em um relato do jovem a uma emissora de televisão local, ele conta que havia ainda mais teias e aranhas onde não conseguiu gravar.

Publicidade

João disse que esse não é um episódio único, é relativamente recorrente no local. Solange Silva, outra moradora da região, contou que “já tinha visto muitas aranhas assim por aqui outras vezes e é assustador”.

chuva de aranhas minas gerais
Crédito: João Pedro Martinelli

De acordo com a bióloga Ana Bárbara Barros, esse é um fenômeno natural dessa espécie de aranhas em épocas de calor intenso e alta taxa de umidade no ar. A bióloga conta que “é bem comum na zona rural, principalmente no Cerrado, em áreas abertas, no Pantanal”.

Estudiosos e pesquisadores de aracnídeos dizem que, mesmo sendo algo incomum entre as aranhas, essa espécie em sua forma mais jovem, costuma se juntar às outras em teias gigantes para que consigam obter um número maior de presas e garantir assim sua sobrevivência.

A espécie que é conhecida por criar esse tipo de fenômeno é a denominada Parawixia. Ainda de acordo com a bióloga, esse tipo de teia não causa riscos. Outros especialistas confirmam o que a bióloga diz. Eles explicam que essa espécie de aranhas tem veneno, porém ele não representa perigo aos humanos.

Publicidade

Inclusive, o veneno desta espécie tem sido usado para desenvolver novos medicamentos para tratar problemas de saúde como as convulsões. Apesar disso, todos os especialistas alertam que não é recomendável contato com esse insetos.

PODE GOSTAR TAMBÉM