chuchu engorda
Crédito: Freepik
em

Chuchu engorda ou emagrece?

Emagreça apenas ao introduzir este miraculoso vegetal na sua dieta

Muita gente acaba comendo o chuchu como um ingrediente secundário que apenas faz parte da salada. Acontece que muitos não se atentam se o chuchu engorda ou emagrece. Por isso, confira se esse fruto pode ser utilizado em sua dieta e quais são as propriedades nutricionais e benefícios para o organismo.

Veja também: frutas que engordam para comer com moderação

Chuchu engorda ou emagrece?

O chuchu é excelente para quem deseja emagrecer, pois possui propriedades que colaboram para a manutenção do déficit calórico. Esse déficit ocorre quando se queima mais calorias do que consome, o que torna necessário que não ser sedentário e possuir uma alimentação balanceada.

Por ser rico em fibras, esse é um alimento ótimo para complementar a sua dieta. A fibra ajuda a eliminar as toxinas, diminuir o colesterol, regular o trânsito intestinal, além de dar sensação de saciedade. A promoção de saciedade é muito importante para quem deseja emagrecer, pois evita que se consuma calorias desnecessárias.

Esse nutriente presente no chuchu também ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue. Especialmente a fibra solúvel, que abranda a decomposição dos carboidratos e promove a limpeza das artérias, com a remoção de placas de gordura.

Devido ao elevado nível de potássio, água e o baixo nível de sódio, o chuchu ajuda a manter o equilíbrio de água no corpo. Sendo muito importante para o processo ativo de bombas de sódio e potássio. Esse vegetal também é diurético, atua diretamente no controle do inchaço, eliminando o excesso de líquidos pela urina, o que contribui para expulsão de toxinas.

Propriedades nutricionais do chuchu

Esse é um vegetal rico em diversos nutrientes poderosos, como: cálcio, ferro, fósforo, magnésico, zinco, vitamina A, C e do complexo B. Além disso, possui alto teor de fibras e baixo valor calórico. Portanto, confira abaixo quais são as propriedades nutricionais básicas do chuchu e veja como ele pode se adaptar perfeitamente a sua dieta e colaborar para o processo de emagrecimento.

  • Calorias: 17 kcal
  • Carboidratos: 4,1g;
  • Proteínas: 0,7 g;
  • Lipídeos: 0,1 g;
  • Fibra alimentar: 1,3 g;
  • Cálcio: 12 mg;
  • Magnésio: 7mg.

Vale destacar que esses valores são da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e pela Universidade Estadual de Campinas.

Como consumir chuchu para emagrecer

Para isso, você deve adicionar chuchu em outros alimentos saudáveis, em cada refeição do dia. Portanto, você pode acrescentar esse fruto em tortas, lasanhas, sopas, chás, sucos e muitos outros pratos, conforme o seu gosto. Isso irá proporcionar um ganho extra de fibras, com um valor calórico baixo.

Vale destacar que as folhas do chuchu também retêm algumas qualidades do vegetal, como as ações diuréticas e anti-inflamatórias. Assim, essas folhas podem ser utilizadas para fazer chá, o que torna mais fácil obter os benefícios.

A conclusão é que se deve consumir o chuchu em quase todas as refeições, de um modo que se consiga tornar esse vegetal um componente tradicional do seu dia a dia. Porém, para que isso dê certo, a alimentação como um todo deve ser balanceada, juntamente com a prática frequente de exercícios físicos.

Outros benefícios do chuchu

Além de auxiliar no processo de emagrecimento, esse vegetal também colabora para muitas outras funções do organismo e promove benefícios diversos. Dentre esses benefícios: a manutenção de uma tireoide saudável, já que o chuchu contém zinco, que ajuda na regulação da conversão de T3 e T4.

O cobre auxilia na estimulação da glândula, que evita a produção excessiva de T3. Essa característica é muito importante para que se tenha o controle hormonal balanceado, o que influencia na saúde emocional, na produtividade e no peso.

Além disso, o magnésio e potássio, presentes nesse fruto, ajudam a reduzir a pressão arterial, ao suprimir a formação de coágulos e a prevenir a arritmia. Assim, esse efeito vasodilatador é essencial para combater o enrijecimento dos vasos sanguíneos e prevenir a ocorrência de ataques cardíacos.

O chuchu também é rico em ferro e vitamina B2. Os responsáveis pelo aumento da produção de glóbulos vermelhos, sendo ambos importantes para a síntese desses componentes. Desse modo, ele consegue prevenir e combater a anemia, ao aumentar o fornecimento de oxigênio pelas hemácias.

Outro ponto relevante é que ele faz muito bem à pele, pois possui propriedades antioxidantes, responsáveis pelo combate à ação dos radicais livres, que geram desgaste nas células da derme. Além disso, esse vegetal é rico em vitamina C que é essencial para a síntese do colágeno, nutriente responsável por dar a firmeza para esse tecido. O chuchu é um vegetal maravilhoso para a área estética e consegue ser altamente eficaz para combater inflamações (como acnes) e promover o rejuvenescimento.

Agora que você já sabe a verdade sobre o mito chuchu engorda, que tal experimentá-lo em sua dieta? Comente suas impressões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Alimentos para prevenir o câncer da próstata

7 Alimentos para prevenir o câncer da próstata

suco de inhame receitas

10 Receitas de suco de inhame