Chow chow panda
Crédito: Instagram @pandachowchows

Chow chow panda existe mesmo? Veja fotos fofas!

Eles ficam mesmo paredendo ursinhos panda, exceto pelo comportamento menos brincalhão e desastrado

Publicidade

Os cães da raça chow chow são populares no Brasil, embora sua origem seja chinesa. Talvez por isso os chineses se viram no direito de inventar o chow chow panda, juntando o amor deles pelos cães e por esses ursos tão fofos.

A moda do chow chow panda na China

O chow chow panda não é uma alteração genética na raça para nascer com a pelagem na mesma cor da dos ursos panda. Esses cães com aparência de ursinho são levados a um pet shop especializado em tingir pelos de cães para dar um aspecto estilizado.

Além da pelagem imitando pandas, eles também fazem pelagem de tigre e outras personalizações, conforme o pedido do tutor e a possibilidade de fazer, claro.

O pet shop responsável por esse trabalho fica na cidade de Chengdu, na província de Sichuan, sudoeste da China. O proprietário, Hsin Ch’en, diz que são tantos os pedidos para fazer chow chow panda que está difícil dar conta de todos. “Com um pouco de preparação, coloração e cuidado, é fácil transformá-los em um urso em cerca de duas horas”, afirma o profissional.

Publicidade

A pintura pode fazer mal aos cães?

Existem tintas próprias para a pelagem de cães. Então, desde que o procedimento seja feito por profissionais especializados, usando produtos apropriados e de qualidade, não vai fazer mal ao animal.

Mesmo assim, alguns cães podem ter sensibilidade a algum componente da tintura e sofrer com problemas de pele, como alergia.

Mas, é bom pensar no seguinte: ainda que fazer uma pintura de chow chow panda não vá trazer prejuízos para a saúde do cão, também não vai trazer benefícios. Quem se beneficia disso são unicamente os tutores, que usam a aparência fofa dos cães para ganhar audiência na internet.

De fato, é uma fofura. Mas, não é nos animais que eles pensam na hora de fazer uma mudança como essa, que exige pelo menos duas horas de processo, é cansativo e estressante para o cão. Ou seja, desnecessário.

Publicidade

Um exemplo é a família de chow chow panda composta por Tudou, YüMi e Doudou, de Singapura. Eles têm 12 mil seguidores no Instagram, participam de eventos na cidade e parecem estar sempre felizes. Olha que lindos:

Cores originais do chow chow

Crédito: depositphotos

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), as cores da pelagem aceitas como originais são preto unicolor, vermelho, azul, fulvo (avermelhado/alaranjado), creme ou branco, frequentemente com nuanças, mas sem manchas ou particolor (sob a cauda e na face posterior das coxas a cor é frequentemente mais clara).

Veja também: 10 raças de cachorro que não soltam pelo em excesso

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM