chorar faz bem
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Chorar faz bem: sim ou não?

Entenda se chorar faz bem para você de fato ou se é puro mito

Como afirmou Charles Dickens, em uma de suas obras mais famosas, Oliver Twist – que por sinal, vai te fazer chorar – “nunca devemos envergonharmo-nos das nossas próprias lágrimas”. Por mais que a sociedade tenha tratado por muito tempo como fraqueza, as lágrimas são muito importantes para o seu corpo. Mas será que chorar faz bem mesmo?

Existem três tipos de lágrimas: as de reflexo, que são aquelas que encharcam os seus olhos, quando entra um cisco, poeira ou um cílio no olho; as contínuas, que servem para lubrificar o globo ocular e manter a visão em dia; e as emocionais, aquelas que são produzidas em um bombardeio de hormônios e sentimentos.

Veja também: não perdoar pode causar enfarte, segundo estudo

Chorar faz bem?

O choro composto pela lágrima emocional, que diferentemente da de reflexo ou contínua – que são formadas praticamente por água – ela contém toxinas, hormônios do estresse e outros elementos, que ao serem eliminados acabam melhorando a saúde do corpo.

Então, sim, chorar faz bem e até bastante. O choro ajuda a melhorar o sistema imunológico, reduzindo o estresse, fazendo com que a pessoa passe a se sentir bem quase instantaneamente. É uma das vias de eliminação da carga psíquica, sendo certamente a mais comum.

Além disso, reduz o risco de sofrer infarto do miocárdio e ajuda a regular a pressão arterial. E quando se chora, quer dizer que alguma coisa ou situação chegou ao limite, então serve também como um sinal, um aviso de que algo precisa ser feito. Mas os benefícios vão muito além disso.

Benefícios de chorar

Se você é uma manteiga derretida, pode chorar a vontade, pois essa facilidade que você tem só vai te ajudar. Veja quais são os benefícios de chorar:

1. Limpa o corpo

Como foi dito no tópico anterior, ao chorar, você libera não somente água e sais minerais, mas também toxinas presentes no seu organismo, tendo assim um leve efeito detox sobre o mesmo.
Também o hormônio do estresse, o cortisol, é eliminado em parte pelas lágrimas emocionais, liberando o corpo de mais esse desgaste, que acabaria atacando as células, através dos radicais livres.

2. Acalma

Chorar é extremamente relaxante, acalma e conforta o coração e a alma, aliviando o peso sobre os ombros e diminuindo as borboletas no estômago. As lágrimas acalmam, desde a criança, passando pelo adulto e os idosos.

Isso acontece porque ao chorar, você produz dopamina, que inibe a produção da prolactina – que deixa a pessoa mais propensa ao choro – entrando em um ciclo virtuoso de bem estar e posteriormente, sem lágrimas.

3. Alegra

Como foi dito, o ato de chorar ajuda a liberar mais dopamina no organismo, dando a sensação de alívio e euforia, deixando a pessoa mais alegre que antes. Além disso, controla e elimina parte do cortisol, provavelmente em excesso no sangue por causa do fator motivador do choro, seja uma briga, uma cena triste de um filme ou uma dor.

4. Demonstra os sentimentos

Algumas pessoas têm mais dificuldade em demonstrar o que sentem para os outros e a lágrima pode ser um forte indício de que algo não está certo naquele momento ou na relação em geral.

Ela mostra alegria, tristeza, raiva, ira, pesar, entre outros, e ajuda a expor o que se sente, principalmente quando não se quer mostrar e, ao segurar, acaba ficando com o rosto todo vermelho pelo esforço. Demonstrar o que se sente e falar sobre isso é bom e deve ser incentivado.

5. Dá sono

Não somente porque seus músculos relaxaram e você tomou uma pequena dose de dopamina, mas chorar pode te fazer dormir mais facilmente. Primeiro, porque os olhos podem estar pesados e inchados, ardendo, pedindo para ficarem fechados.

Segundo, que mesmo que não pareça, você acabou fazendo um grande esforço processando os sentimentos e deixando o seu organismo trabalhar como um louco, em uma montanha russa de hormônios e sentimentos.

Mitos sobre o choro

Apesar de se estar vivendo na era da informação, alguns mitos sobre o choro ainda resistem. Veja quais são.

1. Homem não chora

Um grande absurdo é achar que para ser homem tem que ser casca grossa e não deixar cair nenhuma lágrima. Essa ideia ultrapassada do super homem já se foi, não precisa viver com esse peso. Doeu, está triste, está feliz, se emocionou? Chore mesmo! E com orgulho.

2. Quem chora é fraco

Fraco é quem não tem coragem de assumir seus próprios sentimentos e tenta mascarar com os mais diversos tipos de negação. Aliás, quem chora é muito mais forte, pois a saúde fica mais em dia e a imunidade lá nas alturas. Então, para um corpo mais forte e saudável, chore.

3. Chorar deixa mais triste

Na realidade é exatamente o contrário. As lágrimas eliminam o cortisol e com o choro, o corpo para de produzir a prolactina, aumentando assim a dopamina, um dos hormônios da felicidade. Então aproveite, coloque aquela música que toca a sua alma e deixe umas lágrimas correrem livres.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos que combatem a celulite

10 alimentos que combatem a celulite

magnesio para insonia

Magnésio para insônia é bom?