Chocolate corre risco de “extinção”

O que seria de nós sem o deleite do chocolate?! Cientistas explicam o que está acontecendo.

Publicidade

Praticamente todo o mundo glorifica o chocolate e tudo o que é possível fazer a partir dele. Mas por causa do aquecimento global, a planta do cacau corre sério risco de extinção em menos de quatro décadas.

De acordo com informações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, a planta do cacau só cresce em locais bem específicos, a 20 graus ao Norte e ao Sul da linha do Equador, onde a umidade e a temperatura mantém-se constantes e propícias para o desenvolvimento da planta.

É destes locais que provém mais da metade da produção de cacau do planeta. Porém, é nesta região que estima-se um aumento da temperatura por causa do aquecimento global até o ano de 2050.

Nem tudo está perdido

Devido a grande importância que a produção do chocolate exerce em todo o mundo, é claro que algo seria feito para reduzir ou mesmo eliminar o risco da sua extinção.

Publicidade

Por isso, laboratórios norte-americanos, com o apoio de uma indústria de chocolats, já estudam formas de modificar o DNA da planta do cacau para que adapte-se às novas condições climáticas dos próximos anos.

Além da invenção chamada Crispr, desenvolvida pela geneticista Jennifer Doudna, para a modificação do DNA da planta, também estão sendo investidos milhões de dólares na redução das emissões de gás carbônico na tentativa de retardar o efeito do aquecimento global.

Portanto, sem desespero por enquanto. Parece que as providências estão sendo levadas bastante a sério para que nunca precisemos nos despedir de um dos alimentos mais queridos do planeta.

PODE GOSTAR TAMBÉM