em

O que é o chip anticoncepcional

Também conhecido como implante anticoncepcional, ele tem aparecido cada vez mais nas mídias e ganhando adeptas
chip anticoncepcional
Crédito: Freepik

O direito ao planejamento familiar é assegurado pelo Estado e existem diversas formas de se fazer isso. O chip anticoncepcional pode ser uma das maneiras de evitar uma gravidez fora dos planos.

Sejam hormonais ou não, o ideal é utilizar contraceptivos seguros. A decisão deve ser tomada em conjunto com o ginecologista. E é aí que entra o chip anticoncepcional, um implante do tamanho de um palito de fósforo que é colocado sob a pele e libera hormônio gradativamente, evitando a gravidez.

Aqui você encontra:

Como funciona

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, ele é bem simples de usar, colocar e tirar e o procedimento pode ser realizado tranquilamente por um enfermeiro qualificado.

Assim que o dispositivo é colocado sob a pele do braço que não se usa para escrever, ele começa a liberar o hormônio etonogestrel na corrente sanguínea. Nas primeiras seis semanas, há uma liberação maior, em torno de 60 a 70 mcg por dia, podendo ter maiores reações.

A partir dessa data, até o final do primeiro ano, são 35 a 45 mcg liberados, caindo para 30 a 40 mcg ao final do segundo ano e 25 a 30 mcg ao final do terceiro. Apesar dessa queda na liberação, sua eficácia continua excelente.

Ao final de três anos, o implante deve ser retirado e substituído por outro similar ou a mulher deve buscar outras formas de contracepção. É fundamental utilizar também o preservativo nas relações sexuais, pois o chip não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

Vantagens e desvantagens

chip anticoncepcional vantagens e desvantagens
Crédito: Get The Facts

Como todos os outros métodos contraceptivos, o chip anticoncepcional apresenta vantagens e desvantagens bem marcadas, devendo sempre ser informadas e pesadas pelo médico ginecologista responsável, a fim de trazer segurança e conforto para a paciente.

Vantagens

A grande vantagem, sem dúvidas, é a tranquilidade de ficar três anos sem ter que lembrar de tomar pílula todos os dias ou tomar injeções mensalmente, mas existem também outras bem significativas, principalmente para jovens mulheres.

O implante é discreto, ficando sob a pele e sendo fácil de colocar. Está se discutindo a adesão de fornecimento pelo Sistema Único de Saúde, o que tornaria o acesso a jovens mulheres – e até adolescentes – mais tranquilo.

Com relação ao ciclo menstrual, a maior parte das mulheres fica sem menstruar, ter cólicas ou sintomas da TPM durante o uso, mas não é garantido. Em algumas mulheres pode ocorrer o aumento do fluxo e outras situações que não se apresentam como vantagens.

Desvantagens

Entre as desvantagens, com relação a outros métodos, é que para retirar você tem que recorrer a um enfermeiro, enquanto as pílulas, por exemplo, basta parar de tomar e buscar outro método contraceptivo, como a camisinha.

Além disso, ela pode induzir a um agravamento nos casos de acne em pessoas que já têm propensão e iniciar o processo em quem nunca teve que lidar com esse inconveniente. Algumas mulheres também sentem muita dor de cabeça e enjoo nas primeiras semanas, quando o fluxo de hormônios é maior.

Outras desvantagens são o possível aumento do sangramento, em algumas mulheres, bem como dor de cabeça frequente, aumento dos casos de infecção vaginal, dor nas mamas e, como todo anticoncepcional, alterações no peso.

Como colocar

Para colocar, não se faz necessária a presença de um médico, devendo ser aplicado por um enfermeiro qualificado, em clínicas ou até mesmo em uma área reservada da farmácia, se assim ela oferecer.

Basta a aplicação da anestesia local na parte interna do braço que você não usa para escrever – ou seja, se for destra, aplica-se no braço esquerdo, se for canhota, no interior do braço direito – e colocar então o chip.

A inserção só pode ser feita por pessoal qualificado, nunca devendo ficar em posição intramuscular. Além disso, tem a forma correta de aplicação, profundidade e finalização, evitando infecções e outros males.

Preço e onde comprar

chip anticoncepcional preço
Crédito: Medium

No Brasil, você encontra somente o chip anticoncepcional da marca Implanon, podendo ser encontrado em farmácias físicas e, principalmente, virtuais.

Ele tem um preço que pode variar entre R$ 880 até R$ 1.300, em farmácias online. É possível que o preço aumente em lojas físicas. É importante saber a procedência antes de comprar e só o fazer com recomendação médica.

arroz à grega
10 receitas de arroz à grega maravilhosas para experimentar
lavar calça jeans
Como lavar calça jeans corretamente