em

Chikungunya: sintomas, transmissão e tratamento

Ainda tem dúvidas sobre o que é essa doença tão falada? Veja como ela é transmitida e como pode ser evitada

chikungunya
Crédito: Wikimedia Commons

Chikungunya é uma doença causada por vírus transmitidos por picada de inseto. No caso dessa doença, o inseto que transmite o vírus é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e do zyka. De acordo com o Ministério da Saúde, esse mosquito necessita de água parada e calor para se proliferar, então o período de maior incidência da doença é durante os meses de chuva, geralmente no verão, de cada região brasileira.

Sintomas

Em média, 30% das pessoas infectadas com a chikungunya não chegam a apresentar sintomas. Quando eles aparecem, pode já ter passado até 12 dias da picada, pois esse é o período de incubação do vírus no organismo. Veja quais são os sintomas para ficar alerta:

Febre

A febre é um dos primeiros sintomas apresentados pela chikungunya, mas não o único. Então é preciso ficar atento aos demais sintomas que aparecerem, já que somente a febre não quer dizer que a pessoa esteja infectada.

Dores intensas nas juntas

Logo que a febre começa, a pessoa doente também vai começar a se queixar de dores intensas nas juntas dos joelhos, pulsos, antebraços, tornozelos, de ambos os lados do corpo. As dores pelo corpo não se limitam apenas às juntas, podendo apresentar dores musculares, de cabeça e um mal estar geral.

Pele e olhos avermelhados

A infecção desse vírus atinge o corpo de forma generalizada, então até mesmo os olhos e a pele vão demonstrar que há algo errado. Eles vão ficar avermelhados e com sensibilidade. Em alguns casos aparecem bolhas na pele.

Náuseas e vômitos

Quando o organismo está sendo atacado por um vírus, a ação normal é tentar expulsá-lo. Uma das formas que o corpo encontra de fazer isso é por meio do vômito, então é comum que a pessoa infectada também sinta enjoo e vomite. Não quer dizer que o vírus será eliminado dessa forma, mas é um importante sinal de alerta. Nesse caso, logo após o primeiro vômito, a pessoa já deve receber soro caseiro para não ficar desidratada.

Dores após a cura

É comum que em alguns casos, mesmo depois da cura, a pessoa continue sentindo dores pelo corpo durante um longo período de tempo. Esse sintoma, que na verdade é uma sequela deixada pela chikungunya, varia de acordo com a resistência de cada organismo.

Transmissão

Como viu, a transmissão do vírus ocorre com a picada do mosquito Aedes aegypti, que sobrevive onde tem água parada e tempo quente.

Mulheres grávidas só transmitem o vírus para o bebê se forem infectadas nos últimos 7 dias de gestação. Se isso acontecer, mesmo que a criança nasça saudável, deverá ficar internada para tratamento por pelo menos uma semana.

Quem for doador de sangue também deve tomar cuidado, pois se for doar sangue sem saber que está infectado com esse vírus, vai transmitir a doença para a pessoa que receber a doação.

Tratamento

Essa doença tem cura e o tratamento é voltado para o alívio dos sintomas, então pode variar de caso para caso. Podem ser usados analgésicos para dor, antitérmicos para baixar a febre e anti-inflamatórios. Nenhum desses medicamentos deve ser tomado sem orientação médica, pois é essencial que o médico possa avaliar o quadro para diagnosticar a doença.

Então, assim que desconfiar dos sintomas, a pessoa deve ser levada a um centro de saúde. Qualquer tratamento que seja necessário para essa doença é oferecido pelo SUS. Durante o tratamento, ela deverá beber muito líquido (água filtrada e soro caseiro) e ficar de repouso absoluto. De modo geral, a cura ocorre em torno de 15 dias.

Prevenção

Para evitar ter focos do mosquito perto de casa, deve-se ter o cuidado de não deixar água parada em potes, vasos, poços abertos, pneus e poças. Mantenha a área externa da casa sempre limpa e coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas para impedir que a água das chuvas fique acumulada.

As piscinas devem ficar tampadas quando não estiverem em uso. Como não existe vacina para a prevenção da doença, tomar esses cuidados com a higiene doméstica e conscientizar os vizinhos desses cuidados é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

suco para desinchar

10 Receitas de suco para desinchar o organismo naturalmente

Adolescente é flagrado furtando comida e dono da mercearia o surpreende

Adolescente é flagrado furtando comida e dono da mercearia o surpreende