em

5 Chás para dor de cabeça e como fazê-los

O consumo de chás pode ser benéfico como tratamento alternativo para dores de cabeça.
chás para dor de cabeca
Créditos: Pixabay

As dores de cabeça são muito comuns devido ao estilo de vida atual. Geralmente a primeira opção é comprar um remédio, mas há alternativas naturais, que são bem menos agressivas. Uma dessas formas é chás para dor de cabeça.

5 Melhores chás para dor de cabeça

Conheça alguns dos melhores chás para reduzir a dor de cabeça, mas lembre-se que caso a dor persista, você deve procurar um médico para buscar informações sobre a razão dela.

1. Chá de sementes de limão

chas para dor de cabeca sementes
Créditos: Cura Natural

Este chá pode ser uma ótima alternativa de remédio caseiro para dores de cabeça. O pó de sementes de citrinos pode ser vendido em lojas de produtos naturais ou você pode facilmente fazer um chá com as sementes de tangerinas, limões e laranjas. Essas sementes são ricas em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, que são eficientes ao combater dores de cabeça.

Para preparar um desses chás para dor de cabeça, basta selecionar 10 sementes de cada uma dessas 3 frutas e levar ao forno por 10 minutos. Depois bata-as no liquidificador, até que virem pó. Em seguida, coloque uma colher de chá desse pó em uma xícara e despeje água fervente. Tampe, deixe esfriar, coe e beba 30 minutos antes das refeições.

2. Chá com camomila

O chá de camomila já é muito famoso pelas suas propriedades calmantes. O chá de camomila ajudará a relaxar, acalmar e aliviar a pressão arterial, ajudando a amenizar essa dor de cabeça. Para turbinar ainda mais esse chá, você pode adicionar um pedacinho de gengibre e mel.

3. Chá de limão com gengibre

chas para dor de cabeca gengibre
Créditos: Clínicas BodyScience

O gengibre tem capacidade anti-inflamatória e também acelera o metabolismo. Essa raiz é um ótimo remédio natural, podendo servir para fazer chás para dor de cabeça, aliviando esses sintomas. Uma forma de potencializar esse chá é acrescentar um pouco de limão, que é um ótimo antioxidante, depurativo e energizante.

O preparo é simples, começando por colocar um pedaço de gengibre, duas fatias de limão e duas xícaras de água em uma panela até ferver. Quando levantar fervura retire do fogo e deixe que esfrie antes de beber.

4. Chá de manjericão

As folhas de manjericão são ricas em vitaminas, minerais e proteínas, tendo também uma capacidade antioxidante e calmante. Suas propriedades ajudam no relaxamento do corpo e na redução da ansiedade. Além disso, o consumo desses chás para dor de cabeça também melhora a circulação sanguínea e o sistema imunológico.

A preparação é muito simples, precisando apenas levar uma colher de chá dessa erva para ferver com dois copos de água. Retire do fogo, coe e beba até uma xícara por dia.

5. Chá de cravo-da-índia

chas para dor de cabeca cravo
Créditos: VIX

O cravo-da-índia resulta nos melhores chás para dor de cabeça, pois ele contém capacidades analgésicas, antissépticas e antioxidantes. Esse chá pode lhe ajudar com outras dores além da dor de cabeça, como cólicas menstruais, dores de dente e até inflamações na garganta.

Adicione alguns cravos-da-Índia em água fervente, tampe o recipiente e deixe esfriar antes de beber. Beba até 2 xícaras por dia.

Outros remédios naturais para dor de cabeça

Além dos chás, você pode buscar outros tratamentos alternativos naturais, que não são agressivos para o seu corpo e ainda lhe proporcionam momentos de relaxamento e alivia a ansiedade.

Banho morno

O banho em água morna ajuda a relaxar e a dilatar os vasos sanguíneos, aliviando o estresse e as dores de cabeça. Deixe que a água massageie a cabeça e, se preferir, faça você também uma massagem leve durante o banho.

Aromaterapia

chas para dor de cabeca aromaterapia
Créditos: Lar Natural

A aromaterapia é um tratamento alternativo que ajuda a reduzir a ansiedade, as tensões e o estresse, que podem chegar a causar dor de cabeça. Tenha sempre em casa alguns óleos relaxantes como o de lavanda, alecrim e camomila.

Você pode utilizá-los para aromatizar a casa ou aplicando 6 gotas de óleo diluídas em um copo de água, aplicando na testa ou no colo do peito, massageando levemente para distribuir o aroma.

Compressa de água fria

Coloque uma compressa fria na testa e vá aplicando-a na nuca e nas regiões que achar necessário. A temperatura reduzida tem o efeito contrário da água morna, mas também é benéfico, pois contrai os vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo sanguíneo e aliviando as dores de cabeça.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Benefícios da tâmara e saiba como consumi-la
Espinheira Santa
Para que serve e como usar espinheira santa?