em

Chá de salsa emagrece?

Descubra a resposta e conheça os benefícios da salsa para a saúde.

chá de salsa emagrece
Crédito: Pixabay

A salsa ou salsinha é uma planta muito utilizada na culinária, pois agrega um sabor delicioso aos mais diversos pratos. Mas ela não serve apenas como tempero. Possui propriedades medicinais bem interessantes, e inclusive tem levantado uma questão pertinente para quem busca alternativas para perder peso. Será que o chá de salsa emagrece? Descubra a resposta a seguir, confira outros benefícios dessa planta para a saúde e aprenda a receita do chá.

Chá de salsa emagrece?

chá de salsa emagrece é mito ou verdade
Crédito: Freepik

Como você já deve imaginar, um ingrediente sozinho não faz ninguém emagrecer rapidamente. Para que ocorra um processo de emagrecimento saudável, é preciso ter um estilo e vida que proporcione esse benefício. Então para saber se o chá de salsa emagrece, primeiro precisa ter essa consciência.

Agora, respondendo à pergunta, o que gera a questão se o chá de salsa emagrece é o fato de essa plantinha ter um efeito diurético no organismo. Sendo assim, ao tomar o chá de salsa, ela vai estimular a eliminação dos líquidos retidos, melhorando o funcionamento do sistema gastrointestinal.

Pode parecer pouca coisa, mas somente quando o seu organismo está trabalhando em equilíbrio, com todos os órgãos saudáveis, é que o emagrecimento com saúde se torna possível. Fora isso, a perda de peso não é um bom sinal.

Outro motivo que faz do chá de salsa um estimulante do emagrecimento é que essa planta possui apenas 33,5 calorias em cada 100 gramas. Então, é uma boa alternativa em substituição a bebidas mais calóricas para acompanhar o café da manhã, o lanche ou o jantar.

Outros benefícios da salsa

benefícios da salsinha para saúde
Crédito: Pixabay

Agora que já sabe que o chá de salsa emagrece, quando aliado à uma rotina de alimentação saudável, também é interessante conhecer outros benefícios dessa planta para a saúde.

Para começar, a salsa é um alimento bem completo. Ela contém fibras, cálcio, proteínas, zinco, cobre, potássio, ferro, magnésio, manganês e fósforo. Também contém vitaminas K, C, B1, B2, B3, B6 e B12. Como cada um desses componentes possui funções essenciais para a manutenção do organismo, a salsa é excelente para promover os seguintes benefícios:

1. Prevenção da anemia

Na maior parte dos casos, a anemia acontece por causa da deficiência de ferro no organismo. Às vezes é por falta da ingestão e às vezes por um problema de absorção, por isso é importante ir ao médico. Mas no caso de a anemia ser por falta de ingestão de ferro, junto com a dieta do médico o chá de salsa ou o suco de salsa com limão são ótimos auxiliares na recuperação.

2. Melhora o funcionamento das células

Cada órgão e tecido do corpo humano é composto por células, ente outros compostos. E elas precisam estar saudáveis para prevenir todos os tipos de doenças, até mesmo o câncer.

Mas às vezes o corpo fica com um desequilíbrio de radicais livres que acabam oxidando as células e impedindo que se renovem. Então o chá de salsa, que é rico em agentes antioxidantes, vai ajudar a eliminar os radicais livres excessivos, permitindo que as células voltem a se renovar.

3. Melhora o funcionamento dos rins

Esse benefício está relacionado com o efeito de emagrecimento do chá de salsa por ser diurético. Ao beber o chá de forma regular, junto de uma alimentação saudável, ele vai contribuir para a limpeza dos rins e o seu bom funcionamento.

4. Fortalece o sistema imunológico

Todas as vitaminas presentes no chá da salsa são importantes para estimular a produção de novos anticorpos, que são os combatentes de doenças que entram no organismo. Então, quanto mais fortalecido estiver o seu exército de anticorpos, melhor o seu corpo vai reagir no combate a todos os tipos de doenças.

5. Melhora a saúde dos ossos, dentes e músculos

Por causa da riqueza mineral que existe na salsa, tomar o seu chá é uma ótima maneira de fortalecer ossos, dentes e músculos. Então ele é especialmente recomendado para pessoas idosas, que costumam sofrer com osteoporose e perda muscular.

6. Estimula a formação de hemoglobina

Também por causa dos minerais presentes na salsinha, especialmente o ferro, essa planta contribui para a formação da hemoglobina que forma o sangue, além de melhorar sua oxigenação e espessura para a passagem em toda a corrente sanguínea.

Como fazer chá de salsa?

como fazer chá de salsinha para emagrecer
Crédito: Pixabay

Depois de saber que o chá de salsa emagrece e promove diversos benefícios para o organismo, só resta aprender a receita para inclui-lo na sua rotina. Veja como o preparo é simples.

Ingredientes

  • Água: 500 mililitros;
  • Salsa fresca picada: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Lave muito bem a salsa e pique.

2. Em seguida, coloque-a dentro do recipiente que irá levar ao fogo, junto com a água para ferver.

3. Assim que levantar fervura, mantenha no fogo por mais 5 minutos. Desligue e deixe em infusão por 10 minutos.

4. Passado esse tempo, coe o chá e coloque em um recipiente para ir tomando ao longo do dia.

Se quiser também pode adicionar outros ingredientes, como hortelã, gengibre e canela. Todos eles possuem ação benéfica no organismo. Apenas evite misturá-los à noite, pois são termogênicos e podem acelerar o organismo dificultando o sono.

6 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Melhore o cérebro do seu filho com estes cinco ingredientes!

Tome água alcalina e mantenha afastadas doenças sérias!