em

Chá mate: benefícios e como fazer

Chá mate é o mesmo que chimarrão? Tire a dúvida, conheça seus benefícios e saiba como preparar
chá mate e benefícios
Crédito: Pxhere

É comum consumir diversos produtos sem saber para que servem e quais benefícios possuem. Esse é o caso do chá mate, uma erva amplamente comercializada em todo o Brasil, principalmente mais ao sul, onde é usado como base para bebidas como o chimarrão e o tereré.

Se você tinha dúvidas sobre o famoso chá Matte Leão ser a mesma erva do chimarrão, já sabe que teoricamente sim, deveriam ser a mesma coisa. Porém, o recomendado é comprar a erva que não seja a versão de saquinho para garantir que vai consumi-la pura, sem mistura com outros tipos.

Essa erva já era muito utilizada pelos índios Guarani e Quíchua. Hoje em dia ela é usada não somente chá, chimarrão e tereré, mas também para fazer refrigerantes, sorvetes, licores, mousses, bolos, gomas e bombons. Cada vez suas propriedades são estudadas e por isso você vai gostar de saber por que incluir esse chá na sua rotina.

Benefícios do chá mate

chá mate benefícios para a saúde
Crédito: Freepik

A erva mate possui nutrientes, vitaminas e substâncias bioativas que o tornam benéfico em diferentes aspectos. Veja abaixo alguns dos benefícios do chá mate.

1. Reduz o colesterol

Ainda há pesquisas sendo feitas a respeito do potencial desse chá para a redução do colesterol ruim e o aumento do colesterol bom. Mas já houve um estudo realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que contou com a participação de 32 pessoas diagnosticadas com diabetes. Dentro das condições dispostas, os participantes apresentaram uma significativa redução no índice do colesterol ruim e no aumento do bom após 30 dias de uso do chá.

2. Controla o diabetes

Ainda relativo ao mesmo estudo realizado na UFSC, mencionado acima, também foi verificado efeito positivo com relação a diabetes, até porque esse era o alvo do estudo. Em 80% dos participantes, o chá reduziu a glicemia pós-prandial de forma significativa.

Entretanto, nesses casos e condições em específico, não houve alteração na concentração de insulina e nem na resistência à insulina. Outros estudos necessitam ser feitos para obter um resultado mais completo.

3. Tem ação diurética

A ação diurética é encontrada na maior parte dos chás. Eles estimulam a produção de urina e, dessa forma, a eliminação de toxinas e redução do inchaço causado por líquidos retidos.

4. Controla a pressão arterial

Outro fator importante percebido no estudo em questão foi o aumento em 72% da concentração de óxido nítrico no organismo depois de 2 meses de ingestão de 1 litro do chá por dia. Uma das ações desse óxido no corpo é dilatar a parede interna dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue. Por isso que, junto com esse aumento, foi verificado também a redução em 4.1% da pressão arterial dos pacientes.

5. Atua contra o envelhecimento precoce

Por ser constituído de boas doses de antioxidantes, ele também contribui para a regeneração das células. Esses polifenóis antioxidantes eliminam o excesso de radiciais livres que oxidam, envelhecem e adoecem as células. Logo, todo o corpo mantém-se mais jovem e saudável.

Chá mate emagrece?

Há vários fatores que demonstram uma resposta positiva sobre essa questão. Outra vez, vale levar em consideração os resultados do estudo realizado na UFSC, mencionado anteriormente na questão da redução do colesterol e do controle do diabetes. No estudo, após 30 dias consumindo 1 litro de chá ao dia, foi percebida uma redução na circunferência da cintura dos pacientes. Eles também reduziram o consumo de calorias.

Esse são efeitos naturais causados pelo restabelecimento do equilíbrio do colesterol, da pressão e da glicemia. Quando o corpo está funcionando de forma equilibrada, o emagrecimento saudável torna-se uma consequência.

Além desses fatores, deve-se considerar ainda o efeito diurético do chá, que também contribui com o emagrecimento quando ingerido na quantidade adequada e dentro uma dieta saudável. Como já mencionado sobre o óxido nítrico que ajuda na redução da pressão, outras de suas funções também estão relacionadas com a dissolução de gorduras acumuladas.

Tem cafeína?

Sim, o chá mate tem cafeína. Por isso ele é um chá estimulante, boa opção para beber antes e após a atividade física e quando está precisando de uma dose extra de energia. Aqui entra mais um fator que faz desse chá um potencial emagrecedor, pois como é estimulante, acelera o metabolismo e estimula a queima de calorias, quando ingerido antes da atividade física.

Como fazer chá mate passo a passo

chá mate como fazer
Crédito: Freepik

Preparar esse chá é tão simples quanto preparar qualquer outro. Veja os passos.

1. Aquecendo a água

O primeiro passo é colocar 1 litro de água para aquecer. Ela não deve ferver, apenas chiar.

2. Fazendo a infusão

Depois de aquecer a água, desligue o fogo e misture 2 colheres de sopa da erva. Tampe o recipiente e deixe alguns minutos, de 5 a 10, em infusão.

3. Consumir

Passado o tempo de infusão, é só coar e beber. O ideal é não guardar. Não precisa tomar tudo de uma vez, mas sim nas próximas horas. Ou então faça uma quantidade menor para uma xícara.

Grávida pode tomar?

Sim, grávidas podem tomar esse chá porque ele é muito saudável. Porém, devem tomar moderadamente por causa da cafeína. Como o feto não tem as enzimas que precisa para metabolizar a cafeína, pode ser prejudicado por ela caso a gestante beba demais.

O ideal é falar com o obstetra sobre a quantidade recomendada, sendo que a média de consumo diário fica entre 150 a 300 miligramas, no máximo.

Contraindicações e cuidados a ter

Pelo fato de o chá mate conter cafeína, ele deve ser ingerido com cuidado. Pessoas com problemas para dormir ou com ansiedade devem evitá-lo, a menos que o médico recomende uma dose segura.

De modo geral, deve ser evitado antes de dormir, pois é estimulante e pode atrapalhar o sono. Por ser um vasodilatador, também devem ter cuidado no consumo as pessoas com problemas de coagulação do sangue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cabelo vermelho
Cabelo vermelho: tons, cuidados e fotos para inspiração
molho verde
5 Receitas de molho verde deliciosas e muito fáceis