em

Benefícios do chá mate

Essa é uma das bebidas mais benéficas ao organismo. Confira tudo sobre ela!
chá mate e benefícios
Crédito: Pxhere

É comum consumir diversos produtos sem saber para que servem e quais benefícios possuem. Esse é o caso do chá mate. Essa é uma erva amplamente comercializada em todo o Brasil, principalmente mais ao sul, onde é base para bebidas como o chimarrão e o tererê. Atualmente, especialistas têm estudado esse produto para descobrir um pouco mais sobre suas propriedades.

Benefícios do chá mate

Cada vez mais o chá mate tem sido estudado por especialistas. Ele possui nutrientes, vitaminas e substâncias bioativas que o tornam benéfico para muitas situações. Como é rico em cafeína, estimula a atividade mental e física. Até mesmo no mundo dos cosméticos possui utilidade. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias protegem a pele e aliviam queimaduras do sol.

Veja abaixo pelo menos 10 benefícios do chá mate comprovados pela ciência:

  • Emagrece;
  • Reduz o colesterol;
  • Tem ação diurética;
  • Atua como estimulante;
  • Reduz o envelhecimento;
  • Elimina as gorduras do coração;
  • Reduz o apetite;
  • Aumenta a queima calórica;
  • Controla a diabetes;
  • Combate a fadiga muscular.

Como fazer chá mate?

Fazer chá mate é muito simples. Basta levar um litro de água ao fogo, mas sem deixar ferver. Assim que as primeiras bolhas levantarem, adicione duas colheres de sopa de erva-mate. Deixe em infusão por 10 minutos.

Aconselha-se a tomar de 1 a 1,5 litros do chá por dia. Beba 20 minutos antes ou depois das refeições principais, pois a cafeína atrapalha a absorção dos nutrientes.

Chá mate para emagrecer

Ajudar a emagrecer sem dúvida esse é um dos maiores benefícios de beber chá mate. Mas como ele faz isso acontecer? A cafeína é a responsável por isso, pois facilita a queima de gordura presente no organismo. Além disso, beber chá mate vai reduzir seu apetite e vai acelerar o metabolismo, o que aumenta a queima de calorias.

É por isso que várias pessoas seguem a dieta do chá mate. Basta ingerir pelo menos 1 litro da bebida por dia. Beba sem açúcar e dê preferência às folhas e não aos saquinhos do chá. Evite tomar à noite, pois possui grande quantidade de cafeína. Apesar de reduzir o acúmulo de gordura no coração, essa dieta não é recomendada para hipertensos.

Dica: Beba chimarrão ou tererê

Chimarrão e tererê são bebidas típicas do sul do país, mas podem ser tomadas por todos os brasileiros. Essa é uma alternativa para consumir o chá mate e se beneficiar de suas inúmeras propriedades.

Veja no vídeo abaixo como preparar uma bom chimarrão:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

esquizofrenia sintomas e tratamento
Esquizofrenia: como lidar com esse problema
poejo e seus benefícios
Poejo: Como plantar e como fazer chá?