em

Chá de verbasco: benefícios e como fazer

Esse chá pode ajudar o seu sistema respiratório, digestivo e até aliviar cólicas

chá de verbasco
Crédito: Pixabay

Planta normalmente encontrada em jardins, dada a beleza de suas flores amarelas, o chá de verbasco possui também diversas propriedades medicinais, sendo conhecida popularmente como calça de velho, vassourinha, vassoura, entre outros.

Seu nome científico é Verbascum phlomoides e o consumo do seu chá é tradicional na medicina natural, pelo seu elevado poder de cura. Normalmente, as flores conferem um sabor mais adocicado ao chá e as folhas são mais amargas.

O verbasco contém mucilagem e saponinas, tendo ação expectorante, anti-inflamatória e antiviral.

Para que serve o chá de verbasco

Dadas as qualidades mencionadas, o verbasco é utilizado para combater diversos males:

1. Problemas no trato respiratório

Utilizada para o tratamento da tuberculose, essa erva tem propriedades expectorantes e anti-inflamatórias, sendo indicada para o auxílio na cura da bronquite, resfriados e gripes, redução da tosse e remoção das secreções presas.

2. Problemas no trato digestório

Poderoso calmante para o estômago, alivia azia e dores no local. Combate também a prisão de ventre e até a diarreia, ao regular o funcionamento do intestino.

O chá de verbasco é um poderoso vermífugo, que elimina grande parte dos parasitas mais comuns.

3. Cólica

O chá é um poderoso aliado naqueles em que a cólica menstrual está mais intensa. Por ser um antiespasmódico, auxilia no alívio das dores e pode ser utilizado também em sua forma líquida: é só massagear a área dolorida com o óleo essencial diluído.

4. Insônia

Não consegue dormir direito à noite? O chá de verbasco pode ajudar. Além de ser calmante, atuando junto a crises de ansiedade, o verbasco tem poder sedativo, fazendo com que você tenha uma boa noite de sono.

5. Infecções no ouvido

Por ser anti-inflamatório e bactericida, o chá de verbasco ajuda a curar infecções no ouvido, podendo ser associado ao uso do óleo essencial da mesma erva, para efeitos mais imediatos.

Como fazer chá de verbasco

chá de verbasco como fazer
Crédito: Pxhere

Você pode optar por usar a planta fresca ou seca, sendo facilmente encontrada em casas de produtos naturais e lojas de ervas. Grandes feiras livres também costumam ter o produto à venda. O fundamental é que se adquira em fornecedores de boa procedência.

Ingredientes:

Folhas e flores desidratadas de verbasco: 2 colheres (sopa);
Água: 1 litro.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, deixe ferver a água;
  2. Acrescente o verbasco;
  3. Deixe ferver por dois minutos e desligue o fogo;
  4. Abafe a panela e deixe em infusão por 10 minutos;
  5. Coe em um tecido fino ou filtro de café, pois ela é muito fibrosa;
  6. Beba entre duas e três xícaras deste chá por dia, até o fim dos sintomas.

Contraindicações e cuidados

Como todo remédio, mesmo que natural, deve-se ter cautela na utilização, verificando a dosagem e o surgimento de alergias relacionadas ao mesmo.

Mulheres que estão grávidas ou amamentando não devem consumir o produto e devem sempre buscar orientação do obstetra quanto ao que deve ou não ingerir.

No mais, não tem contraindicações nem reações adversas relatadas com frequência, podendo ocorrer pruridos nos membros e pescoço.

Busque sempre a orientação do seu médico antes de fazer uso de qualquer medicamento, mesmo que natural e caseiro.

Outras formas de usar verbasco

Apesar do chá ser extremamente terapêutico, não é a única forma de utilização. Veja outras formas de usar o verbasco:

  • Use uma gota de óleo de verbasco diluída em óleo de coco para aplicar na pele, após a esfoliação. Além de hidratar profundamente, tem propriedades antissépticas, deixando a pele mais firme e uniforme;
  • Corte uma folha fresca da erva e macere. Passe em espinhas e cravos, deixe por 5 minutos e lave bem. Isso irá reduzir a inflamação e fará com que ela suma mais rapidamente;
  • O óleo de verbasco é excelente contra hemorroidas, devendo ser aplicado diluído. Pode ser feito também o banho de assento com o chá das folhas;
  • Dores nos pés e pernas, decorrentes de artrites e artroses podem ser aliviadas com um escalda-pés com o chá em temperatura morna;
  • Pode ser aplicado após a depilação para evitar o surgimento dos pontinhos vermelhos, dada sua ação sedativa e anti-inflamatória;
  • Pode ser aplicado sobre queimaduras, para uma cicatrização mais rápida;

Todas as dicas aqui apresentadas devem ser testadas antes em uma pequena área da pele, para atestar se há ou não alergia aos componentes.

Gostou das dicas? Já testou o chá de verbasco? Compartilhe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

bolinho de espinafre

4 Receitas de bolinho de espinafre: frito, assado, com queijo e fit

remédios caseiros para anemia

4 Remédios caseiros para anemia