em

Como organizar um chá de panela

Esse evento não pode faltar antes do dia do casamento. Chame as amigas da noiva e veja o que não pode faltar na festa
organizar chá de panela
Crédito: Pixabay

O chá de panela, ou chá de cozinha, é a festa organizada pela noiva, suas madrinhas ou melhor amiga, antes do casamento. Nessa festa ela vai receber suas convidadas que irão lhe trazer presentes simples para uso doméstico. Essas festas costumam ter comes e bebes, música, decoração e brincadeiras para entreter e divertir a todos. Veja do que não pode esquecer quando estiver organizando o seu chá.

6 Dicas para organizar um chá de panela inesquecível

O planejamento de um chá de panela é o mesmo que se faz para um chá de lingerie, que é outro tipo de festa pré-casamento. Aliás, você pode fazer as duas festas, pois cada uma tem objetivos diferentes. Então veja essas dicas importantes para ter um chá de panela perfeito.

1. Lista de convidadas e convites

O mais tradicional é que só tenham mulheres no chá de panela, mas há quem faça uma festa mista, então fica a critério de quem for organizar. O importante é que todas as pessoas convidadas para o chá também sejam convidadas do casamento e sejam pessoas bem próximas da noiva.

Depois de fazer a lista, deve enviar os convites, contendo data, horário, local e as informações sobre a lista de presentes, com endereço físico ou online da loja escolhida.

2. Lista de presentes

fazer chá de panela presentes

Assim como se faz a lista de casamento, é interessante que os noivos façam uma lista de presentes para o chá de panela. Essa lista deve aproveitar para elencar os utensílios domésticos que ainda não tem.

A ideia é escolher coisas simples, já que as convidadas ainda terão que investir no presente de casamento. Para facilitar, é legal já determinar uma ou duas lojas onde os convidados poderão encontrar a lista. Assim evita presentes repetidos e eles já sabem aonde ir para encontrar o que os noivos desejam.

3. Escolha do local e temática da decoração

fazer chá de panela decoração

A escolha do ambiente onde vai ocorrer a festa precisa considerar a quantidade de convidados. Pode ser na casa de uma das organizadoras, em um salão de festas, clube ou outro ambiente onde a festa possa acontecer à vontade. Não escolha locais em que vai haver mais pessoas, como um restaurante, pois é um evento bem particular.

A temática também é importante, mas não precisa ser nada muito rebuscado. A ideia é que o ambiente esteja decorado para criar um clima legal de festa. Pode usar balões, as cores favoritas dos noivos e elementos que tenham a ver com a personalidade deles.

4. Definição do menu

Você pode escolher um menu de finger foods para servir, como em um coquetel. Organize uma mesa central que tenha docinhos, salgadinhos, petiscos e, se quiser, um lindo bolo para trazer ainda mais o clima de festa. Em alguns casos, as organizadoras escolhem oferecer um buffet, mas isso pode acabar deixando o evento muito formal.

Para as bebidas, é legal que escolha um ambiente que já tenha um bar montado. De preferência, com pessoas para servir. Só vai precisar escolher o que será servido, de acordo com o gosto das convidadas.

5. Planejamento de brincadeiras

fazer chá de panela brincadeiras

Durante a festa, precisam acontecer brincadeiras para que a festa seja mais divertida e todos participem. A ideia é fazer rir e entreter.

A brincadeira mais tradicional é no momento em que todas se reúnem em volta da noiva para que ela abra os presentes tentando adivinhar o que tem dentro das embalagens.

Se errar, precisa pagar alguma prenda ou a pessoa que deu o presente vai fazer um desenho com batom ou escolher uma peça de fantasia para colocar na noiva. Aliás, lembre-se de comprar essas peças de fantasias bregas. Outras brincadeiras são:

  • Histórias de amizade: as convidadas escrevem em um papel algum momento engraçado que viveram junto com a noiva, sem identificar seu nome. A noiva vai pegar os papeis de uma caixa, aleatoriamente, e adivinhar quem escreveu. Se errar, paga uma prenda. Se acertar, a convidada paga a prenda;
  • O que tem na bolsa: escreva uma lista com itens que costumam ter na bolsa das mulheres. Alguns deles podem ser mais inusitados para que a brincadeira seja mais divertida. A noiva vai lendo os itens, enquanto as convidadas procuram se têm aquele item na bolsa. Aquela que tiver a maior quantidade dos itens da lista é a vencedora e ganha um brinde;
  • Entrevista com o noivo: antes da festa, a organizadora vai gravar uma entrevista com o noivo, fazendo perguntas sobre o relacionamento do casal. Antes de revelar a resposta do noivo, a pergunta será feita para a noiva, para ver se ela acerta o que o noivo respondeu. Se errar, paga uma prenda.

6. Lembrancinhas

fazer chá de panela lembrancinha

É sempre uma boa ideia preparar lembrancinhas para que as convidadas levem para casa depois do chá de panela. Você pode comprá-las prontas ou fazer artesanalmente. Algumas ideias são sabonetes artesanais, óleos de banho, chaveiros com a data do evento, docinhos decorados, caixinha decorada com uma mensagem dentro e velas perfumadas.

Crédito das imagens: E-noivado.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

homem quase morreu por roer as unhas
Homem quase morreu por roer as unhas
fazer decoração de chá de panela
Ideias para decoração de chá de panela