em

Como organizar o chá de bebê perfeito

Veja dicas para organizar o chá de bebê, facilmente e sem dor de cabeça
chá de bebê
Crédito: Pxhere

Uma nova vidinha está chegando e nada melhor do que comemorar junto a pessoas queridas. Veja como organizar o chá de bebê de forma fácil, garantindo deliciosas memórias que serão levadas e recontadas.

O chá de bebê é uma tradição entre as famílias brasileiras, acontecendo também versões mais curtas nos locais de trabalho e em outros grupos sociais onde os pais estejam inseridos.

Existem diversas variações, desde o clássico chá (que vai muito além daquele clássico das 5 da tarde) até festas, churrascos e há quem arrisque um bar de bebê – claro que esse é para todos, exceto a mamãe.

Então, para evitar dor de cabeça e fazer uma festa para todos, que tal seguir esse passo a passo, que pode te ajudar com qualquer tema? Acompanhe!

Como organizar o chá de bebê: passo a passo

O chá de bebê deve ter a ver com a gestante, com a personalidade dela. Então, se ela gosta de tranquilidade e um circulo social mais limitado, nada de festas de arromba. O contrário também é válido!

Se a gestante – que antes de tudo, é uma pessoa com gostos e preferências – gosta de uma boa farra, então uma festança, com direito a churrasco e boate podem ser uma boa ideia, se couber no orçamento, claro.

Veja o passo a passo para organizar o chá de bebê mais facilmente.

1. Chá de bebê ou chá de fralda?

chá de bebê fraldas
Crédito: Freepik

Muitas famílias optam por fazer o chá de fraldas, já que preferem escolher os itens do enxoval. Dessa forma, os convidados, ao invés de presentes, trazem pacotes e mais pacotes maravilhosos de fralda descartável.

Isso é ótimo, pois tira a responsabilidade da escolha das mãos de terceiros, ao mesmo tempo em que poupa meses de compras de fraldas. Por outro lado, fica mais impessoal. Se isso é bom ou ruim, vai depender de você!

O chá de fraldas tradicional pode ser feito de duas formas:

  1. É distribuída uma lista (normalmente online), na qual cada um marca o que vai dar de presente. Algumas lojas permitem que você escolha os itens e adicione à lista, bastando o convidado ir lá e comprar;
  2. O método mais tradicional é cada um escolher o que achar mais interessante, útil ou fofo e levar, independente do gosto da gestante.

No primeiro caso, o ponto positivo é a praticidade e a certeza na escolha dos presentes, por outro lado, pode parecer impessoal demais e os presentes nem sempre vão refletir o que o convidado gostaria de dar.

O ponto positivo no tradicional é a pessoalidade, cada presente terá o toque de quem o deu. Já o negativo fica a cargo das escolhas nem sempre acertadas e, depois, o trabalho da troca.

Então cabe a você essa divertida tarefa de decidir qual será a opção.

2. Listas, listas e mais listas!

Listas são suas amigas, não durma sem elas.

Veja quais são as principais listas a serem feitas:

1. Lista de presentes do chá de bebê

A primeira lista a pensar, caso você vá fazer um chá de bebê tradicional, é a de presentes (caso você vá adotar esse método).

Certamente você já tem a lista do que precisa para o enxoval, o que já foi comprado e o que ainda falta. Dessa lista, veja quais itens podem entrar na lista de presentes, observando os seguintes pontos:

  • Eles não podem ser muito caros, faça uma lista com preços desde os mais baixos e até os mais caros, assim seus convidados terão opções de acordo com seus orçamentos;
  • A média é de R$ 50 por presente, mas isso é absolutamente flexível, ok?
  • Escolha itens que possam ser mais flexíveis em termos de cor ou modelo, para que a pessoa possa dar seu toque pessoal;
  • Se for utilizar lista pronta de loja, opte por alguma de fácil acesso a todos;
  • Existem lojas que disponibilizam a lista online, onde cada um vai preenchendo e automaticamente, o presente deixa de estar disponível. Isso facilita bastante.

Se for um chá de fraldas, não há necessidade de lista de presente. Basta cada um levar as fraldas que achar convenientes. Você pode sim, sem problemas, recomendar suas marcas favoritas, evitando que os menos experientes acabem cometendo enganos na hora da compra.

Nesses casos, você deve previamente já distribuir os tamanhos pelos convidados. Você pode, no convite, já deixar claro quem vai dar tamanho recém nascido, P e assim por diante. Desse modo, não terá problemas de ter mais fraldas de alguns tamanhos e ainda ter que ir à loja trocar.

2. Lista de convidados

chá de bebê convidados
Crédito: Freepik

Fazer a lista de convidados é muito simples. Para evitar esquecer alguém, faça o seguinte:

  • Veja qual será a abrangência da lista. Será somente família? Amigos próximos, colegas de trabalho, dos esportes, dos hobbies… Veja qual é o seu universo de contatos e delimite, afinal cada pessoa a mais significa mais dinheiro!
  • Agora, liste os nomes, por local. Por exemplo: lista de familiares (os que irá chamar), lista de colegas e assim por diante;
  • Peça para pessoas próximas conferirem, para ver se não está faltando ninguém;
  • Agora, reserve pois ela será revista mais uma vez na fase de orçamento.

3. Organização

Agora você já sabe quais serão os presentes e quantas pessoas vão participar. Hora de pensar na festa de fato.

  • Vai ter tema, cor específica ou algo do tipo? Defina os detalhes;
  • Escolha o espaço adequado ao tipo e à quantidade de pessoas;
  • Veja quais serão as opções de entretenimento (música, brincadeiras e afins), caso tenha interesse;
  • Qual será o menu? Defina ao menos duas opções, já que na próxima fase, o orçamento, elas terão seu impacto medido;
  • Veja qual será a quantidade de alimentos e bebidas necessárias. Para isso, use essa calculadora super prática, que te dá o resultado já pronto.

Próximo passo? Orçamento.

4.Faça o orçamento do chá de bebê

Nessa fase, você vai colocar os custos com a decoração e alimentação.

Você tem duas opções:

  • A mais prática, porém mais cara: contrate uma empresa para fazer isso por você. Ela irá cuidar tanto da alimentação, quanto do entretenimento e decoração. Entrega tudo pronto e montado e depois desmonta e leva. Pronto;
  • A mais trabalhosa, porém mais econômica: Você, e talvez um grupo de amigos corajosos, organizam, compram, decoram, entretêm e retiram tudo ao final.

A sua escolha é uma questão de gosto e orçamento, então, coloque tudo na ponta do lápis. Cada gasto deve ser contabilizado, para que assim você tenha uma ideia de qual opção é mais vantajosa.

3. Dia da festa

chá de bebê organização
Crédito: Unsplash

No dia da festa, não tente fazer tudo sozinha, conte com o pai do bebê e com a ajuda de amigos confiáveis, que não te deixarão na mão na hora H.

Monte tudo com antecedência. O que puder ser feito na véspera, já deixe pronto. Termine cedo, descanse e aproveite a festa!

O chá de bebê é um momento gostoso, no qual se compartilha a alegria da chegada de um novo membro da família, então curta bastante, tire muitas fotos e grave tudo o que tiver de melhor no coração.

 

 

 

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

homens experimentam a dor do parto
Homens experimentam a dor do parto e pedem anestesia
4 Receitas de suco de mamão