em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Para que serve e como preparar chá de canela-de-velho

Essa planta oferece propriedades importantes para o combate e a prevenção de muitas doenças. Veja a receita do chá.
chá de canela-de-velho
Crédito: Freepik

A planta conhecida como canela-de-velho tem o nome científico de Miconia albicans. Ela pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil, portanto é fácil de comprar em lojas de produtos naturais e farmácias. O chá de canela-de-velho age no organismo com os princípios ativos ácido ursólico e ácido oleanoico, que fortalecem a musculatura, melhoram a função da insulina e o funcionamento das células.

Para saber se você realmente está consumindo uma canela-de-velho verdadeira, se puder observar a folha inteira, veja se ela tem a parte da frente lisa, em um verde-vivo mais claro, e o verso na cor branca. As folhas são arredondadas e não tem dentinhos, e as flores dela, quando ainda são brotos, têm as pontinhas vermelhas.

Veja agora de forma mais específica quais são os benefícios desse chá, como fazer em casa e os cuidados que deve ter ao consumir.

Benefícios do chá canela-de-velho

como fazer receita chá de canela-de-velho
Crédito: Freepik

São muitas as funções que o chá de canela-de-velho exerce sobre o organismo por causa dos seus ácidos, mencionados anteriormente. Ele é recomendado para o tratamento de diversas doenças em colaboração com o tratamento médico, que nunca é dispensável. Veja em quais problemas de saúde o chá tem ação positiva.

1. Alivia sintomas da artrite

O chá de canela-de-velho age sobre a artrite em seus diversos tipos, seja artrose, reumatoide e outras inflamações das articulações. Essa é a razão mais procurada para o uso desse chá. Por ter efeito anti-inflamatório ele ajuda a combater a inflamação das articulações, bem como a dor e o inchaço que ela causa.

2. Protege o fígado

Os ácidos da planta tem ação protetora do fígado quando determinados medicamentos causam agressões ao órgão. Então o chá pode aliviar esses efeitos, mas deve ser usado com orientação médica.

3. Atua na redução dos radicais livres

O controle dos radicais livres é essencial para a prevenção de todo tipo de doença que ataca as células. O extrato da canela-de-velho tem esse potencial de combater o excesso dos radicais livres e devolver a regeneração celular.

4. Combate a fungos e bactérias

Na sua ação microbiana o chá mostra-se muito bom para combater ataques de fungos e bactérias no organismo, em especial a bactéria do tipo cândida. Também tem efeitos positivos impedindo a proliferação do Trypanosoma cruzi, o causador da doença de Chagas.

5. Tem ação analgésica e anti-inflamatória

Assim como nos sintomas de artrites, o chá de canela-de-velho oferece seus efeitos contra dor e no combate à inflamação por outras causas. Dependendo do organismo, 40 microgramas do extrato equivale a 100 microgramas de ácido acetilsalicílico.

Como preparar o chá

quais os benefícios chá de canela-de-velho
Crédito: Freepik

Depois de conhecer os importantes benefícios que o chá oferece à saúde, veja como é a receita para fazer em casa. Mas lembre-se que é importante ter a recomendação médica para que não tenha problemas ao usar o chá durante um tratamento ou em fazer uma dosagem muito alta.

Ingredientes

  • Água: 500 mililitros;
  • Folhas de canela-de-velho picadas: 3 a 4 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver. Assim que ferver, desligue e misture as folhas.

2. Abafe o recipiente e deixe amornar. Depois é só coar e beber aos poucos ao longo do dia.

Essa quantidade pode variar conforme o problema de saúde que estiver querendo tratar. Se quiser fazer apenas uma xícara, utilize 1 colher de sobremesa das folhas picadas.

Tem contraindicações ou efeito colaterais?

De modo geral, a canela-de-velho não oferece contraindicações e efeitos colaterais. É claro que deve-se tomar a quantidade adequada, não ultrapassando meio litro de chá ao longo do dia para um adulto.

Além disso, como cada organismo pode reagir de forma diferente ao esperado, é bom tomar uma xícara primeiro e aguardar para ver se sente qualquer efeito colateral antes de tomar mais.

18 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
motivacao para emagrecer
Como ter motivação para emagrecer? Veja dicas!
motivacao para estudar
Como ajudar seu filho a ter mais motivação para estudar