Chá branco para imunidade
Crédito: Freepik
em

Chá branco para imunidade: 5 benefícios e como fazer

Esse tipo de chá é ótimo para fugir da temporada das gripes sem ter que usar remédios

Você sabia que o chá branco ajuda a melhorar seu sistema imunitário? É uma forma simples e barata de ajudar seu corpo a se proteger dos vírus e bactérias. Além disso, tem o sabor muito suave e pode ser misturado a outros sabores.

Chá branco reforça a imunidade

O chá branco é feito da Camellia sinensis, mesma planta do maravilhoso chá verde, porém colhido antes de maturar. Assim, seu sabor é muito mais suave e as propriedades mais fortes, como por exemplo, as catequinas e polifenóis, que estão com uma concentração 40% maior. Ele é famoso por acelerar o metabolismo e ajudar a combater os radicais livres, mas é perfeito para outras coisas.

Já conhecido como um ótimo anti-gripal, ele também ajuda a manter a imunidade em dia. Isso acontece exatamente por causa da sua grande quantidade de catequinas e polifenóis. Eles são poderosos antioxidantes, que ajudam a manter as células saudáveis, evitando o ataque dos radicais livres.

Benefícios

Mais potentes do que a vitamina C e E, esses antioxidantes são benéficos também para muitas outras coisas, por exemplo:

Retardar o envelhecimento

Os radicais livres causam danos na pele, a nível celular. Como o chá é rico em antioxidantes, ajuda a retardar a perda das qualidades originais da pele. Consequentemente, acaba retardando o envelhecimento.

Melhorar o sistema cardiovascular

Também o sistema cardiovascular é beneficiado pelo consumo de chá branco com regularidade. Isso porque, além de manter a saúde das células, ele ajuda a evitar inflamações, que podem causar danos severos nos vasos.

Manter os dentes saudáveis

Ele atua diretamente na prevenção de dois grandes problemas bucais que acometem tanto adultos, quanto crianças: a formação de placas bacterianas e de cáries. Dessa forma, seu consumo é recomendado também para a saúde bucal.

Ajudar a emagrecer

Acelerando o metabolismo, dá mais energia para as atividades do dia a dia e a queima de energia, gerando um gasto calórico maior e, consequentemente, maior emagrecimento. Também ajuda a reduzira gordura absorvida pelo organismo.

Como preparar

O preparo é simples e você vai precisar somente das folhas do chá e água quente. Veja o passo abaixo:

  1. Aqueça 1 xícara de água e desligue antes de levantar fervura, quando ainda estiver com as primeiras bolinhas na borda da panela;
  2. Adicione 2 colheres de chá rasas de chá branco e tampe bem, deixando assim por 5 minutos;
  3. Coe e tome puro ou adoçado com mel;
  4. Se preferir, pode colocar uma rodela de limão na hora de servir ou canela em pau na hora da fervura, para dar mais sabor.

Beba pela manhã, em jejum, para absorver melhor as propriedades terapêuticas do chá branco. Lembre-se de que ele tem uma boa quantidade de cafeína, então não é recomendado para gestantes, hipertensos, pessoas com doenças do sono ou quaisquer que precisem evitar o componente.

escultura em toalha

9 Esculturas em toalha para fazer em casa

Cuidados essenciais para a saúde da mulher

9 Cuidados essenciais para a saúde da mulher