Menu

Ceia de ano novo: dicas para organizar + fotos para inspiração

A festa da passagem de ano vai ser na sua casa, mas você não sabe por onde começar a organização? Veja essas dicas!

Crédito: Freepik

Publicidade

Mais um ano se passou, e que ano foi esse! Milhares de pessoas ainda vivem grandes desafios trazidos pela pandemia, enquanto outros já respiram aliviados e gratos por terem suas vidas preservadas e poderem compartilhar a ceia de ano novo ao lado das pessoas queridas. Se esse é o seu caso, aproveite para ver ótimas dicas e preparar a ceia de ano novo perfeita, usando o que tiver em mãos.

Como organizar sua ceia de ano novo?

Apesar de ser uma data especial, em que comemoramos a virada de ano e desejamos que o melhor aconteça para todos os nossos amigos e familiares, não é necessário organizar um evento caro. Você pode fazer a ceia de acordo com suas possibilidades e, ainda assim, ser uma noite memorável para todos. Veja por onde começar.

Saiba quantas pessoas virão para a ceia

Essa é uma das primeiras perguntas que você deve responder, pois vai determinar a quantidade de comidas e bebidas para servir.

Saber a quantidade de pessoas também é importante para você calcular os custos e dividir seu orçamento por outros gastos, como a decoração.

Publicidade

Outro bom motivo para determinar a quantidade de pessoas é saber se você tem espaço suficiente para receber a todos com conforto, tendo cadeiras e louças o suficiente.

Defina a decoração

Você pode pensar na decoração da ceia de ano novo mesmo antes de pensar no cardápio, pois uma coisa não depende da outra.

A decoração de ano novo costuma ser feita nas cores branco e prata ou branco e dourado, mas você pode usar as cores que mais gostar. A ideia é que a decoração fique alegre e convidativa, fazendo as pessoas se sentirem em uma festa.

Mas, não precisa fazer um grande investimento. Você pode criar uma linda decoração usando balões, fitas para pendurar no teto (como as de carnaval), uma toalha de mesa bonita e arranjos de flores. Muitas coisas podem ser feitas em casa, de forma artesanal, para gastar menos.

Publicidade

Veja também: Gás hélio caseiro para encher balões funciona? Veja como fazer

Planeje o cardápio

Você pode criar um cardápio completo para um jantar com entrada, refeição principal e sobremesa. Mas, se quiser algo mais leve e prático, pode apenas fazer um coquetel com petiscos, onde todos ficam de pé, conversando, circulando e comendo aos poucos, sem jantar.

Veja algumas dicas do que pode servir, seja qual for a sua escolha de ceia (tradicional ou petiscos). Se ficar muito pesado para comprar e preparar tudo, não hesite em combinar para que cada convidado leve alguma coisa.

Publicidade

Entradas

  • Amendoim
  • Azeitonas com pimentão
  • Batata assada
  • Batata Hasselback
  • Bolinho de bacalhau
  • Bruschetta tradicional
  • Lentilha
  • Manteiga temperada
  • Mini quiche de queijo
  • Torradas com patês
  • Torresmo

Acompanhamentos

  • Cuscuz paulista
  • Diferentes tipos de arroz
  • Salada de maionese

Pratos principais para ceia de ano novo

Sobremesas

Bebidas

Fotos para inspirar a sua ceia de ano novo

Agora que você já sabe por onde começar a organizar a sua comemoração de passagem de ano, inclusive com ideias para o cardápio, veja algumas fotos inspiradoras para decorar a sua festa.

Potinhos decorados para organizar talheres (que podem ser de plástico)

Balões e luzes (aproveite as luzes do Natal)

Velas criam um clima bem aconchegante

Os detalhes fazem toda diferença

Não precisa de muito espaço para sua ceia de ano novo

As tradicionais letras infláveis complementam boa parte da decoração

Balões temáticos também são lindos, baratos e fáceis de encher e pendurar

Tem caixotes de madeira sobrando? Essa ideia é linda!

Faça garrafas decoradas em casa com arranjos de flores naturais

Crédito das Imagens: Pinterest

Veja também: 7 rituais para limpar a energia e esperar o ano novo

Sair da versão mobile