em

Benefícios da castanha de baru, típica do cerrado

A castanha de baru combate o colesterol ruim e problemas de coração.
castanha de baru
Crédito: Wikipedia

Quando você pensa em uma castanha típica do Brasil, provavelmente pensa na castanha-do-Pará ou de caju. A partir de agora pode incluir também a castanha de baru, nativa do cerrado e encontrada principalmente na região Centro-Oeste, norte do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.

Benefícios da castanha de baru para saúde

Até pouco tempo atrás a oleaginosa era popular somente nas regiões onde é encontrada. Os benefícios oferecidos pelo seu consumo mudaram esse quadro: segundo um trabalho conduzido por nutricionistas da Universidade Federal de Goiás, a castanha reduz os níveis de colesterol ruim.

No estudo, um grupo de pessoas com taxas moderadas de colesterol consumiu diariamente 20 gramas do alimento, e depois de um determinado período tiveram redução de 8% nas concentrações de colesterol total e 9% nos níveis de partículas LDL, que são nocivas às artérias.

Isso se deve à presença de ômega-6 e 9. Outro benefício associado a esses elementos é a prevenção de problemas cardíacos e hipertensão, regulação dos níveis de glicose e redução da gordura abdominal.

Veja outros benefícios do consumo de castanha de baru.

Tem ação antioxidante

O ômega-9 reduz e combate as lesões provocadas pelos radicais livres nas células. Com isso, previne a formação de células cancerígenas e retarda o envelhecimento precoce.

Previne anemia

Em 100 gramas de castanha de baru você encontra 59% da quantidade de ferro recomendada para consumo diário. Esse mineral, além de prevenir e combater a anemia, aumenta a energia e disposição.

Ajuda na perda de peso

Isso se deve ao ômega-9, que inibe o acúmulo de gordura abdominal devido à produção excessiva de cortisol e também facilita a queima dessa gordura. Além disso, é um alimento que gera sensação de saciedade e rico em gorduras boas.

“Viagra do cerrado”

De alto valor energético e rico em zinco, um mineral essencial para a fertilidade masculina e feminina, a castanha de baru tem poder afrodisíaco e recebeu esse apelido nas regiões onde é extraída.

É aliado da beleza

O consumo da castanha previne o envelhecimento precoce, ajuda na perda de peso e diminui a queda de cabelo.

Sob a forma de óleo, extraído do fruto, apresenta vantagens semelhantes ao óleo de argan, como recuperação de fios danificados, ação antifrizz, brilho e maciez. Na pele, hidrata e estimula a regeneração celular, além de tratar as estrias.

Calorias e propriedades nutricionais

Outra vantagem da castanha de baru é a baixa quantidade de calorias. Uma porção de 30 gramas contém 170 calorias, enquanto apenas uma unidade de castanha-do-Pará ostenta 30 calorias.

Além dos óleos graxos essenciais, o fruto é rico proteínas, com quase 30% a mais que a castanha-do-Pará e castanha de caju, e fibras. Entre os minerais estão ferro, zinco, cálcio, magnésio e fósforo.

Como consumir?

O sabor da castanha de baru é semelhante ao do amendoim, e assim como esse deve ser consumido torrada. Dessa forma, inativa os fatores antinutricionais que reduzem a absorção dos nutrientes pelo organismo.

Você pode consumi-lo em sua forma tradicional ou no meio de pratos como saladas, mix de oleaginosas, bolos e doces. Só não se esqueça de torrar!

Receita de crumble de castanha de baru

Essa é a mistura do Brasil com Inglaterra! O crumble é uma torta doce de origem britânica, feita de compota de frutas cobertas com uma espécie de farofa. Veja como preparar uma versão bem inusitada desse prato.

Ingredientes

  • Castanha de baru: 80 gramas;
  • Farinha de trigo: 50 gramas;
  • Açúcar: 50 gramas;
  • Manteiga: 50 gramas;
  • Sal: uma pitada;
  • Sorvete de frutas.

Modo de preparo

1. Misture a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e a pitada de sal com as mãos até esfarelar bem.

2. Leve para a panela e doure a massa até que fique bem seca. Não deixe de misturar de vez em quando.

3. Pique a castanha de baru e acrescente à mistura. Mexa bem.

4. Sirva por cima do sorvete de frutas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpar grelha de churrasqueira
Como limpar grelha de churrasqueira em passos simples
açaí na tigela
Receita de açaí na tigela: passo a passo