o que fazer Caspa de gato
Crédito: Freepik

Caspa de gato: saiba por que acontece e veja como tratar em casa

Antes de tentar ajudar e tratar seu gato em casa, fale com o veterinário para ter certeza de que não vai piorar o problema

Publicidade

Por mais que os gatos passem horas do dia se lambendo para se manterem limpos, não conseguem evitar algumas sujeiras. A caspa de gato, por exemplo, nada mais é do que um processo natural de renovação das células da pele. Com essa renovação, a pele antiga morre e vai se soltando na forma dos folículos que são a caspa. É mais perceptível nos gatos de pelagem escura, mas pode acontecer com todos.

Caspa de gato pode provocar doenças?

A caspa em si não provoca doenças porque são apenas células mortas se soltando para que um novo tecido possa se formar.

No entanto, como essa caspa pode provocar bastante coceira, alguns gatos se machucam de tanto coçar, e existe o risco desses machucados infeccionarem.

Aí sim é preciso tomar cuidado, ficar de olho se o seu gato estiver se coçando demais e verificar se as unhas estão provocando lesões na pele dele.

Publicidade

Além disso, vale a pena levar seu gato ao veterinário para ter certeza de que a caspa é apenas um processo natural ou pode ser a descamação da pele devido a uma infecção ou alergia.

Remédios caseiros para tratar a caspa de gato

Depois de levar seu gato ao médico e ter certeza de que ele está apenas com caspa de gato mesmo, aí sim você pode pensar em dar a ele remédios naturais para aliviar a coceira e melhorar a regeneração da pele. Fale sobre as opções de tratamento com o veterinário.

Alimentos com ômega-3

Uma das formas de melhorar a pelagem e a pele do seu gato é oferecendo a ele uma alimentação saudável, balanceada e rica em ômega-3, uma gordura saudável que vai auxiliar na redução da descamação e a tratar possíveis arranhões.

O atum e o salmão são peixes que os gatos costumam gostar muito, e são ricos em ômega-3. Na hora de dar comida úmida, ao invés de oferecer um patê comum, ofereça atum enlatado em água para seu bichano.

Publicidade

Aloe vera

A planta aloe vera, conhecida por babosa, pode ser usada sobre os arranhões que seu gato causou na própria pele. Essa planta tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias para prevenir que os arranhões infeccionem.

Se você tiver uma babosa em casa, corte um pedaço de uma folha, deixe escorrer o líquido amarelo, depois remova o gel transparente, amasse bem e aplique sobre a ferida do gato.

Pare de dar banhos no seu gato

Os gatos não precisam de banho, a menos que os banhos façam parte do tratamento de algum problema de saúde, e forem recomendados pelo veterinário. Ao dar banhos frequentes no seu gato, além de deixá-lo incomodado, sem o cheiro natural dele, também desequilibra o pH da pele, favorecendo o surgimento da caspa. Tanto o banho em si quanto os produtos que usa no banho podem causar a caspa.

Publicidade

Escove os pelos do seu gato com frequência

Ao invés de dar banho no seu gato, tenha o hábito diário de escovar os pelos dele. Além de ser uma massagem e um carinho, as cerdas de uma escova macia vai ajudar a remover as células mortas da caspa, evitando que o seu gato sinta tanta coceira.

Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies

PODE GOSTAR TAMBÉM